Biguaçu: a cidade com maior potencial de crescimento da Grande Florianópolis

Considerada uma das 12 cidades que cresceram acima da média brasileira em termos de empregos e negócios, Biguaçu vem ganhando importância no mapa de Santa Catarina. Nesta avaliação, por exemplo, foram considerados números relativos a criação de empregos, abertura de empresas e o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios.

Não é à toa que Biguaçu está alcançando mais relevância, também, no mercado imobiliário. Localizada na Grande Florianópolis, a poucos minutos da capital, Biguaçu tem um setor econômico variado, que vai da pesca à indústria. É por isso que, além de novos moradores, a cidade vem sendo cobiçada por investidores.

São pessoas com recursos para investir e que buscam um lugar com potencial para fazer dinheiro. Esse público encontra ótimas oportunidades em Biguaçu. A cidade oferece benefícios tanto para abrir um comércio, quanto para morar, por isso, também vem chamando atenção de investidores.

Quer conhecer mais de Biguaçu? Nós também vamos falar de uma novidade que está chegando e foi inspirada nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Um lugar capaz de atender a um público cada vez mais exigente. Ficou curioso? Então, siga a leitura!

 

Biguaçu em números

Os números de Biguaçu ajudam a explicar porque essa cidade vem atraindo moradores e investidores e se tornando uma das mais promissoras na Grande Florianópolis.

A população no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), realizado em 2010, era de 58 mil pessoas. A estimativa atual é de que 69 mil pessoas vivem em Biguaçu

Em termos de educação, dois ótimos índices: a taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos chega aos 96%. E o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) estava em 0,739, no último censo. Quanto mais próximo de 1, melhor o índice.

Biguaçu também oferece a estrutura ideal para as necessidades da população, tanto a nível de comércio, quanto a oportunidades de emprego. Ou seja, quem procura moradia tem boas chances de se estabelecer na cidade. Para o investidor, isso também é importante, pois revela uma cidade em franco crescimento.

Foi com essa força que Biguaçu figurou entre as 10 cidades de Santa Catarina com o maior potencial de crescimento em 2020. Na lista, outras duas cidades da Grande Florianópolis: Tijucas e a belíssima Governador Celso Ramos.

A seleção foi realizada pela Caravela Soluções, que tem expertise para analisar a economia dos municípios e atua com inteligência de mercado.

Um dos destaques de Biguaçu é o comércio. O município teve um aumento de 54% na sua arrecadação em 2019. Novas empresas também chegaram, gerando centenas de vagas de trabalho no varejo.

 

Motivos que levaram Biguaçu a se desenvolver

 

Atrações turísticas

 

A gastronomia é um dos destaques turísticos de Biguaçu. Quem aprecia a culinária com frutos do mar, por exemplo, vai gostar dos restaurantes do Balneário São Miguel. O local é bastante requisitado no município, tem uma praia de água morna e mansa. Em São Miguel também se encontra o Museu Etnográfico Casa dos Açores.

Em Três Riachos, vai se divertir quem gosta de alternativas de lazer e um turismo mais rural.

No caminho para um dos municípios vizinhos, Antônio Carlos, as plantações de grama comercial e a paisagem rendem ótimas fotos e momentos.

 

Atrações culturais

 

Outro destaque de Biguaçu é a possibilidade de contato com a história de Santa Catarina. O Conjunto Arquitetônico Luso-Açoriano é exemplo disso.

Formado pelo sobrado do Museu Etnográfico Casa dos Açores, pela Igreja São Miguel Arcanjo e pelo aqueduto, o Conjunto Arquitetônico Luso-Açoriano é um patrimônio tombado.

 

O museu

A Casa dos Açores, onde fica o Museu Etnográfico, é um fiel registro da colonização açoriana. O espaço abriga diversas peças que explicam e preservam a cultura açoriana:

  • Artesanato;
  • Fotografias;
  • Antiguidades;
  • Acervo de móveis;
  • Documentos históricos;
  • Biblioteca especializada;
  • Miniaturas de engenhos de farinha.

 

Centro Cultural Casa do Barão

 

Uma construção de 1891, no Centro de Biguaçu, a Casa do Barão possui biblioteca virtual, salões de exposição e abriga a Academia Municipal de Letras.

 

Crescimento econômico

 

A economia de Biguaçu também se fortalece com o setor industrial, responsável por outra parcela significativa dos empregos da cidade, tal qual o comércio. 

Entre os destaques, no caso dos produtos industriais, estão os que derivam do plástico. O ramo alimentício também é importante. Pela proximidade, quem mora em Biguaçu pode disputar, ainda, vagas de emprego em Florianópolis.

 

Qualidade de vida

 

Para atender a nova demanda de investidores e moradores, Biguaçu vem se estruturando nos últimos anos. Os principais investimentos foram em saneamento básico e pavimentação. Tudo isso para melhorar a qualidade de vida de quem está chegando e de quem vive há mais tempo na cidade.

Para se ter uma ideia, mais de R$ 35 milhões foram investidos para acabar com um problema histórico: os alagamentos na cidade. A mudança ampliou as projeções de crescimento de Biguaçu e trouxe mais segurança aos seus habitantes.

Além de saneamento básico, Biguaçu também vem ganhando investimentos em saúde, infraestrutura e incentivos fiscais. Por isso, nos últimos anos, atrai o interesse de novos moradores e investidores.

 

Novos empreendimentos

 

Embora passe por diversas transformações, tudo em Biguaçu é feito pensando na qualidade de vida das pessoas. O MHaus, pré-lançamento da MTF, é um ótimo exemplo disso.

Projetado sob os conceitos dos condomínios completos, este empreendimento em Biguaçu mescla moradia, lazer e serviços. Ou seja, tudo isso dentro do condomínio, para que você não precise tirar o carro da garagem toda hora.

O que a Construtora MTF pretende com o MHaus, é um empreendimento com tudo o que você precisa em um só lugar. No mesmo condomínio da sua casa você terá acesso a comércios e serviços em geral. Além de um condomínio clube com uma área de lazer completa e totalmente privilegiada, os moradores terão um mall de serviços e comércios à disposição com vasta opções de gastronomia, mercado, padaria, serviços de saúde e beleza e muito mais. O empreendimento é sinônimo de mais qualidade de vida, modernidade e praticidade.

Se você está buscando onde morar em Biguaçu, o MHaus deve entrar na sua lista de opções. Se procura investir em uma das cidades mais promissoras da Grande Florianópolis, o empreendimento também foi feito para você

Gostou da leitura? Continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades da MTF e do MHaus, projeto que promete transformar a região de Biguaçu. 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *