Por que investir em imóveis é considerado um movimento seguro?

Entre todos os mercados e opções de investimentos disponíveis para se investir, é impossível não lembrar do setor imobiliário. Querido entre os brasileiros, o investimento neste mercado é um dos mais populares, seguros, diversificado e com boa liquidez e rentabilidade.

Não é a toa que conquista espaço na carteira de investidores. Como já falamos aqui no blog, no artigo sobre as opções de investimento no setor imobiliário, dentro deste mercado existem diversas alternativas para aplicação. Neste post, vamos falar da mais usual: a compra de imóveis!

A importância de aumentar seu patrimônio

O imóvel é um bem físico, ponto. Assim que quitado, fará parte do seu patrimônio para uso próprio, para ser explorado, para dar de entrada em outros empreendimentos, para dar em garantia e conseguir empréstimos a juros muito baixos (onde você pode investir em outras opções e ganhar ainda mais dinheiro), enfim são muitas possibilidades. Também não está vinculado a uma instituição financeira, e continuará com você mesmo que bancos quebrem, ou ocorram mudanças bruscas no mercado financeiro.

Seu valor pode até flutuar de acordo com o cenário econômico da região, mas, de qualquer modo, estará sempre predisposto à valorização.

Comprar um imóvel é como guardar o seu dinheiro em um lugar seguro: não existe a possibilidade dele sumir.

Basicamente, a única forma de perder um imóvel é por dívidas e inadimplências, situações em que pode ser determinada a confiscação do bem.

 

Tem um alto potencial de valorização

As cidades não param de crescer e os bairros estão em constante valorização, movimento essencial para quem investe em revenda de imóveis. Mesmo que 2020 seja um ano de muitas reviravoltas, especialistas apostam que os bons números da construção civil e setor imobiliário irão se confirmar em um futuro breve.

A Caixa Econômica Federal, detentora de 80% do financiamento imobiliário do Brasil, segue favorecendo a oferta de crédito e a baixa de juros no setor impulsionam a compra e venda de imóveis em todas as regiões. E as outras instituições financeiras não querem ficar para trás, por isso, acompanham esse movimento de baixa de juros.

Neste cenário, empreendimentos diferenciados em localizações com potencial de crescimento tendem a valorizar substancialmente nos próximos anos. Previsão que garante segurança, já que o investidor terá sempre o poder de venda e um bom percentual de lucro na negociação.

No mais, imóveis são uma ótima maneira de proteger seu dinheiro da inflação. Por ser um ativo real, o valor do seu investimento também está protegido.

 

É uma potencial fonte de renda

Para quem busca um retorno mais rápido, investir na compra de um imóvel para alugar a terceiros é uma das tendências dos últimos anos.

No aluguel, você garante uma renda extra periódica, e pode escolher entre contar com esse dinheiro todo mês ou aplicá-lo em outra forma de investimento. O aluguel também é uma forma de rentabilizar o investimento enquanto o imóvel não valoriza suficientemente para revendê-lo.

Até dezembro de 2019, investir para alugar vinha ganhando muita força. Foram bons anos para os proprietários de imóveis no Brasil. Porém, com a pandemia do novo Coronavírus, o fenômeno de renegociação de contratos estagnou um pouco a euforia.

Entretanto, com a alta apresentada até então, muitas construtoras e incorporadoras projetaram seus lançamentos para abraçar este público voltado ao aluguel. Portanto se este formato lhe parece interessante, fique ligado nos lançamentos que estão por vir.

 

A compra está em alta com juros baixos

No artigo Juros baixos: Onde Investir, explicamos de forma detalhada como os imóveis passam a ser um investimento ainda mais atrativo neste cenário. Com a diminuição de juros, o poder de compra aumenta porque se torna mais barato financiar e tomar crédito para a compra do imóvel. A queda na Selic influencia as taxas de financiamento e os juros sobre empréstimo, que acompanham o movimento de baixa.

Outro movimento reflexo dos juros baixos é a queda de rentabilidade nas aplicações financeiras consideradas seguras. Quanto menor a taxa de juros, menos os investimentos de renda fixa tradicionais rendem, como é o caso da poupança. O que faz com que os investimentos aplicados em imóveis passem a ser olhados como algo mais atrativo, fazendo o mercado esquentar e valorizar.

 

Percebeu por que investir em imóveis é considerado um movimento seguro?

Além da compra de imóveis, existem outras modalidades para os investidores do ramo. Saiba mais sobre as suas outras opções no post Quais são as opções de investimento no setor imobiliário.

Para continuar por dentro do mercado imobiliário e o setor de investimentos, acompanhe o nosso blog. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *