Os empreendimentos mistos são a nova tendência quando o assunto é moradia. Entre as principais vantagens, eles vêm para facilitar a rotina das pessoas, reunindo tudo que é preciso no mesmo lugar: o seu condomínio. Ou seja, uma vida mais fácil e cômoda para toda família.
Imagine se você pudesse usar somente o elevador como meio de transporte para chegar no trabalho. E após o trabalho, poder fazer um happy hour com os amigos no espaço comercial do seu condomínio. Já pensou?
Essa é uma vida que algumas pessoas têm a oportunidade de experimentar. Elas estão morando nos mais novos empreendimentos mistos, que têm como característica oferecer as unidades residenciais e opções de comércios e serviços.
Os empreendimentos mistos se tornaram mais comuns nas grandes cidades em função do ritmo das pessoas. Com rotinas cada vez mais corridas, torna-se vantajoso morar em um empreendimento onde você está a poucos metros de distância do trabalho, pode aproveitar toda a infraestrutura da área de lazer do residencial, e ainda pode contar com opções de comércios que proporcionam mais qualidade de vida não somente aos moradores, mas a toda a população.
Ganho de tempo e qualidade de vida são os grandes benefícios destes empreendimentos. Você ficará menos no trânsito e vai tirar menos vezes o carro da garagem, o que também reflete em economia no fim do mês.
Quer saber por que os empreendimentos mistos são considerados uma nova tendência de moradia? Siga a leitura!
O que são empreendimentos mistos
Os empreendimentos mistos são aqueles com unidades residenciais e áreas reservadas para espaços comerciais ou prestadores de serviços. É um modelo que se valoriza cada dia mais, trazendo não apenas comodidade para os moradores, como valores mais baixos na taxa de condomínio.
O nível de conveniência dos condôminos vai depender, claro, da quantidade de negócios instalados no condomínio e das características das empresas.
Alguns prédios, por exemplo, têm comércios mais simples, como lanchonetes, franquias de idiomas e lavanderias. Outros podem ter uma estrutura mais robusta, com restaurantes de gastronomia variada, bares, casa de carnes e até um mini mercado.
Projetos de uso misto se diferenciam bastante em comparação àqueles segmentados, ou seja, com áreas exclusivamente comerciais ou exclusivamente residenciais.
Ao cominar lojas, coworking, espaços de entretenimento e residências, um empreendimento misto concentra – em um só lugar – as principais características da vida urbana:
- Casa;
- Serviço;
- Lazer.
Segundo uma reportagem da Revista Exame, o Conjunto Nacional, em São Paulo, foi o primeiro empreendimento misto do Brasil, com unidades residenciais e comerciais.
O Conjunto foi construído em 1957 e fica na Avenida Paulista. Já nesta época, o mercado imobiliário notou que os paulistanos tinham desafios em termos de mobilidade e apresentou a solução.
Vantagens de morar nos empreendimentos mistos
Mais tempo para o lazer e a família
A primeira grande vantagem dos empreendimentos mistos é que você terá mais tempo para estar em família. Isso porque, dentro do condomínio, também terá acesso a serviços e lazer.
Além disso, em alguns casos, é possível ter o seu próprio negócio no condomínio. Ou seja, você não vai mais perder um sagrado tempo se deslocando de casa para o trabalho e essas horas podem ser melhor aproveitadas.
Terá mais tempo para dar atenção aos filhos, ajudar nos estudos, curtir a vida dois e aproveitar momentos de lazer com os amigos.
Mais qualidade de vida
Investir em saúde e bem-estar é uma das prioridades do atual momento. Morando em um empreendimento misto, é possível trabalhar, cuidar da saúde, confraternizar com os amigos e até resolver rotinas burocráticas do dia a dia. Tudo isso vai trazer muito mais qualidade de vida.
O MHaus, o mais novo empreendimento misto da MTF, em Biguaçu, terá playground, espaço gourmet, salão de jogos teens e kids, piscina adulto e infantil, espaços de relaxamento e outros diferenciais que podem satisfazer a todas as idades.
Ficar mais tempo com a sua família, fazendo o que gosta, é uma das grandes vantagens de um empreendimento misto. É poder aproveitar a vida com o que realmente importa!
Uma vida mais prática
Na maioria das vezes, os próprios condôminos adquirem ou alugam as unidades comerciais de um empreendimento misto ou utilizam os espaços como coworking para trabalhar. Isso porque a pessoa enxerga as vantagens de morar muito perto do trabalho.
O benefício é que a vida se torna mais rápida e prática. Agora, o sonho de consumo de muitos empreendedores pode se concretizar.
Senso de comunidade
Muita gente reclama que, nos dias de hoje, ninguém mais interage e conhece o próprio vizinho. Raramente as pessoas se chamam pelo nome nos espaços comuns dos prédios.
Em um empreendimento misto é diferente. As lojas acabam funcionando como ponto de encontro dos moradores, proporcionando mais interação social e aumentando a qualidade de vida.
A vivência nesses empreendimentos faz lembrar os antigos centrinhos de bairro, onde as pessoas se encontravam para conversar, contar os “causos” e conviver socialmente. O sentimento de vida em comunidade pode voltar a ser como antes.

E muito mais: esses empreendimentos apresentam características inovadoras, trazendo o conceito da cultura do compartilhamento, que é criar espaços que proporcionam a troca de experiências e mais interação entre os condôminos, tudo isso, dentro do próprio residencial.
Prosperidade nos negócios
Se pudesse construir uma empresa com mais chances de prosperar, você o faria? Para os comerciantes, a vantagem de se instalar nos empreendimentos mistos é a
garantia de que vão entrar em uma região com movimento.
O público imediato é o de moradores, porém, o condomínio também deve abrir para o público externo, potencializando ainda mais as chances de prosperidade do seu negócio e de outros presentes no empreendimento.
Uma vida sem distâncias
Em um condomínio com vários comércios, você e sua família não terão a necessidade de ir tão longe para demandas do cotidiano, como ir farmácia, padaria, ou salão de beleza.
Precisa de medicamento? Pode consegui-lo sem tirar o carro da garagem. O mesmo serve para diversas outras compras mais simples. Além de economizar tempo, vai economizar combustível, até porque, além da estrutura comercial dos empreendimentos mistos, eles normalmente estão localizados em regiões mais estratégicas, onde você também terá um comércio local próximo.
Mais segurança
Um dos pontos de preocupação das pessoas atualmente é o quesito segurança. Mais outra vantagem dos empreendimentos de uso misto, eles mantêm as pessoas circulando com frequência no local, o que praticamente anula os riscos de violência.
Além do mais, são locais muito bem iluminados à noite, com segurança e sistema de câmeras próprio.
Mais elevador, menos trânsito
Em algum momento da vida você conseguiu morar e trabalhar perto um do outro? Em um empreendimento misto é totalmente possível, inclusive, você pode morar em um andar e trabalhar no outro. Ou seja, basta pegar o elevador para fazer o famoso trajeto casa-trabalho.

É a vida dos sonhos! No intervalo do almoço, você pode ir para casa todos os dias e aproveitar mais um tempinho em família, ou até descansando.
Experiências e serviços à disposição
Mais do que proporcionar um condomínio onde você pode morar e trabalhar, esses empreendimentos proporcionam uma diversidade de experiências e serviços no espaço comercial.
Faltou algum item para a receita da noite? Basta pegar o elevador e ir ao mercado e comprar aquele tempero.
Precisa cortar o cabelo e tem um tempinho livre no almoço? Agende um horário e em minutos você estará lá.
Quer combinar um encontro com os amigos e contar com os mais variados restaurantes e bares? Saiu do elevador e pronto.
Você terá diversos serviços que proporcionarão mais qualidade de vida e praticidade para a sua vida.
E então, gostou das possibilidades e regalias que um empreendimento misto pode trazer? O MHaus, em Biguaçu, vem para mostrar que esse conceito funciona e pode transformar vidas. Entre em contato para conhecer mais desse pré-lançamento que promete mudar a vida de toda a população da região, e claro, dos futuros moradores.