O investimento no setor imobiliário continua sendo um dos mais populares entre os brasileiros. Imóveis alugados, kitnets ou investimentos em fundos imobiliários são as alternativas mais comuns, mas existem outras. O motivo de tanto sucesso é a combinação de dois fatores: segurança no investimento e o excelente retorno do investimento.
Nem a pandemia, nem a alta da Selic mexeram neste cenário. Além disso, a expectativa para 2023 é extremamente positiva. Conforme levantamento da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), seis a cada dez empresários acreditam em melhora do setor imobiliário para 2023.
O desempenho do setor no primeiro semestre foi bom em relação ao mesmo período de 2021. Essa constatação também é da Abrainc, dessa vez, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Isso foi possível porque os bancos seguraram o repasse do aumento da Selic para os financiamentos imobiliários.
Pretende dar os primeiros passos ou conhecer as oportunidades de investimento no setor imobiliário? É simples: continue a leitura!
Razões para investimento no setor imobiliário
Um dos maiores sonhos do brasileiro é comprar a casa própria. Para quem já conquistou essa meta, o próximo passo é aumentar o patrimônio. Você pode apostar em regiões de alta valorização, imóveis de locação rápida ou na planta, que são adquiridos com desconto, e depois podem ser revendidos.
Financiar também é uma opção e nem o aumento da taxa Selic prejudicou o setor. É fato que taxa básica de juros subiu 11,75 pontos percentuais desde o início de 2021, chegando a 13,75%. Mas, por outro lado, nesse mesmo período, a taxa do financiamento imobiliário subiu, em média, de 2,5% para 9,80%.
Resultado: o setor imobiliário, que depende muito de crédito, não reduziu seu ritmo. O número de lançamentos subiu 3% no primeiro semestre de 2022. As vendas 18% e o total de financiamentos 5%.
Entre os principais benefícios do investimento no setor imobiliário, sem dúvidas, está a segurança de adquirir um bem estável. Estamos falando de um mercado sólido, mesmo em momentos de crise. Além disso, o potencial de valorização e a alta demanda ajudam na rentabilidade.
Mas, existe outro ponto interessante: a diversidade de movimentos que o setor imobiliário possibilita. É um engano pensar que, para investir em imóveis, é possível somente alugar na temporada ou o ano inteiro. A seguir, apresentamos algumas opções interessantes para você. Confira!
Opções de investimento no setor imobiliário
Fundos de Investimentos Imobiliários
Também chamados de FII, esses fundos existem graças à reunião de investidores que adquirem cotas de imóveis ou então títulos do mercado imobiliário. Se você aderir ao fundo, vai receber lucros conforme o seu número de cotas.
No FII, a gestão dos ativos é feita por um profissional. Por isso, entre os tipos de investimento do setor imobiliário, esse é um dos mais indicados para quem deseja começar. É um caminho relativamente fácil, de alta liquidez e que diversifica a carteira de investimentos.
Também é uma ótima opção para quem deseja investir com pouco capital. Outra vantagem é que, mesmo com acesso a vários ativos, o cotista paga apenas uma taxa de administração mensal.
Não é cobrado Imposto de Renda, mas há incidência do tributo de alíquota (20%) sobre os lucros quando o investidor vende cotas e lucra na operação.
Além disso, existem três tipos de fundos imobiliários: fundos de tijolo (imóveis físicos), fundos de papel (títulos, como LCI e CRI) e Fundos híbridos (imóveis físicos e títulos).
Certificados de Recebíveis Imobiliários
O Certificado de Recebíveis Imobiliários, ou simplesmente CRI, é mais uma opção de investimento no setor imobiliário. Trata-se de um título relacionado a créditos imobiliários, que se reverte num pagamento futuro.
Funciona da seguinte forma: às vezes, as construtoras precisam de dinheiro para novos empreendimentos. Em vez de esperar o dinheiro da venda dos apartamentos. Por meio do CRI, a empresa consegue os recursos e coloca o projeto em prática.
Para a construtora, é um meio de obter fluxo de caixa de forma imediata. Depois, quando os apartamentos começam a ser vendidos, a construtora repassa os valores correspondentes a empresa que gerencia o CRI. Esta, por sua vez, transfere aos investidores.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
Este é um investimento no setor imobiliário possível graças a títulos oferecidos por bancos. Entre diversas possibilidades, eles utilizam os recursos para ceder empréstimos e financiamentos aos seus clientes, por exemplo.
Isso significa que o investidor empresta para os bancos e, em troca, recebe um valor como remuneração. A rentabilidade da LCI é fixa, ou seja, o investidor pode calcular quanto a operação vai trazer de lucro.
Além disso, existem três formatos. Na pré-fixada, a taxa de juros é definida no momento da compra. Na pós-fixada, é atrelada a um índice econômico, geralmente a Selic. Já no formato híbrido, a taxa é pré-definida, porém, atrelada a um índice.
O potencial de lucro vai depender da duração, aporte e perfil de risco da instituição. A principal vantagem é a isenção de Imposto de Renda. Porém, há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no caso dos resgates feitos em menos de 30 dias. Outro grande atrativo desse investimento é a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Compra de imóveis
A compra de imóveis é quase um investimento cultural do brasileiro. As pessoas se sentem bastante confortáveis e seguras direcionando seus recursos para um bem, seja para revender ou alugar.
Vistos como investimentos, os imóveis tendem a trazer grande valorização, propiciando lucros. Na revenda, por exemplo, o investidor pode repassar o imóvel por um valor bem acima do que pagou. Se o imóvel estiver numa região estratégica, num condomínio completo e num ambiente seguro, o lucro é certo.
Uma opção sempre interessante é procurar imóveis ainda na planta e que serão construídos em áreas em pleno desenvolvimento.
No aluguel, outra forma bem comum de fazer dinheiro no setor imobiliário, o investidor recebe todo mês uma parcela que utilizou para adquirir o bem. Também é possível recorrer ao aluguel por diária e utilizar plataformas como Airbnb.
Adotar as duas estratégias também é oportuno. O investidor pode alugar o imóvel nos primeiros anos e revender quando o empreendimento atingir a valorização desejada.
Oportunidades de investimento
O investimento no setor imobiliário, como vimos, pode ser feito de diversas formas. Entre as mais tradicionais está a aquisição de um imóvel pensando no aluguel ou revenda. Nesse caso, o investidor tem uma missão: encontrar as melhores oportunidades.
Pensando nisso, gostaríamos de apresentar os imóveis da Construtora MTF. Desde 2011 no mercado de construção civil, a MTF se destaca pela credibilidade, confiabilidade e valorização de seus imóveis.
Além disso, a empresa aposta em regiões em desenvolvimento, contribuindo para a valorização dos seus empreendimentos. A seguir, temos duas sugestões de investimento para você multiplicar seu dinheiro. Confira!
MHaus
O maior empreendimento comercial e residencial da Grande Florianópolis. Esta é a síntese do MHaus. Único, inovador e tecnológico, o empreendimento é inspirado nos grandes centros urbanos. Você não precisa sair de casa para resolver a maioria das demandas do cotidiano.
Gosta do mar? Que tal contemplar uma vista maravilhosa para ele, do 25º andar, no conforto de um rooftop? No MHaus, isso é possível.
Este é o residencial mais completo da Grande Florianópolis, porque foi planejado para oferecer o melhor. Imagine um empreendimento com mais de 20 áreas de lazer totalmente mobiliadas e decoradas, aproximando amigos e familiares.
Em termos de tecnologia, cada metro quadrado do empreendimento tem uma delas, trazendo mais segurança, conforto e praticidade para a rotina dos moradores.
Já no Pátio MHaus, os condôminos terão liberdade, conforto e praticidade. Trata-se de um mall de serviços e conveniências que ficará nos quatro primeiros andares do edifício. Lá, o morador encontra diversos serviços, como:
- Salão de beleza
- Padaria
- Mini-mercado
- Coworking
- Gastronomia diversificada
- Chopp bar
- Wine bar
- Sorveteria
- Cafeteria
- Academia
- Mundo kids mágico
Os empreendimentos mistos são uma tendência mundial e uma excelente opção de investimento e moradia. O MHaus é uma ótima oportunidade para você que busca viver com mais qualidade de vida e praticidade ou deseja investir e garantir grande valorização no seu imóvel.
MVillage
A harmonia perfeita entre a natureza e a sofisticação na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. O MVillage Jardim é mais um empreendimento home beach, home club e home spa da MTF.
Um empreendimento de localização privilegiada, a cerca de 5 minutos a pé da praia, além de estar muito próximo de todo o comércio local, garantindo tranquilidade aos moradores. E tem mais: o MVillage está localizado ao lado do futuro shopping de Palmas, garantindo uma nova centralidade para a região.
As plantas são diversificadas para atender um público que busca exclusividade e sofisticação. São apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, com opções de 44 m² a 191 m².
A área de lazer tem mais de 1.000 m², com espaços pensados para proporcionar mais qualidade de vida o ano inteiro, em todas as estações. O empreendimento terá:
- Piscina adulto
- Piscina infantil
- Salão de festas
- Sala de jogos
- Academia
- Espaço kids
- Playground externo
- Fire place
- Bike share
- Spa externo com 3 ofurôs
- Spa interno com ofurô e sauna
Está em busca de oportunidade? O MVillage Jardim também é uma excelente opção para o seu investimento imobiliário.
Gostou da leitura? Continue acessando o blog da Construtora MTF para mais dicas relacionadas ao mercado imobiliário.