Você acaba de adquirir um apartamento na planta, mas se sente um pouco perdido para acompanhar a evolução da construção? Sem problemas! O artigo de hoje da MTF se volta exatamente para essa questão. Para tanto, vamos falar das etapas da obra na sequência em que são realizadas pelas construtoras e incorporadoras.
Em síntese, estamos falando de um conjunto de procedimentos, que começa na elaboração do projeto, e termina na entrega das primeiras chaves. O avanço das etapas e o cumprimento dos prazos está diretamente ligado aos recursos que a construtora recebe. E você pode monitorar tudo bem de perto.
Normalmente, quem adquire ou investe num imóvel ainda na planta, ou sendo erguido, quer saber como a obra está fluindo. Para muitos, esse é o único jeito de controlar a ansiedade antes de tomar posse da nova casa. Para outros, é uma forma de acompanhar a qualidade da entrega.
Quer conhecer as oito principais etapas da obra, saber o que é feito em cada uma e os cuidados essenciais por parte dos construtores? Siga a leitura!
As etapas de uma obra por procedimento
Depois de escolher o imóvel ideal, conseguir aprovação do financiamento e assinar o contrato de compra e venda, você tem mais uma missãozinha. É hora de acompanhar as etapas da obra. Confira, a seguir, como elas ocorrem em ordem cronológica.
Projeto
Tudo começa no projeto arquitetônico, construído normalmente por arquitetos ou engenheiros civis. Trata-se de um documento que contém, por exemplo:
- planta baixa do imóvel
- cortes
- cobertura
- fachadas
- especificações das portas e janelas
Um olhar profissional na concepção do projeto garante que cada centímetro do empreendimento seja bem aproveitado. Aspectos como boa circulação e funcionalidades do condomínio também são pensados nesta etapa.
A aprovação do projeto depende da prefeitura, que verifica se está de acordo com o código de obras da cidade. Na sequência, o empreendimento obtém sua matrícula e a construtora ou incorporadora ganha o alvará de construção.
Além dos profissionais responsáveis pelo projeto arquitetônico, outros especialistas trabalham em projetos complementares. Entre eles, podemos destacar as instalações elétricas e hidráulicas.
No projeto, também vai constar o orçamento, que estima as despesas com materiais, equipamentos e serviços inerentes à obra. Para tanto, as construtoras verificam o CUB (Custo Unitário Básico de Construção) da região.
Um bom projeto evita o desperdício de materiais, problemas com mão de obra e garante o cumprimento dos prazos. Essa é, portanto, uma das etapas da obra mais importantes, porque está atrelada ao planejamento de todo o trabalho.
Fundação
Mais uma das etapas da obra que está entre as mais importantes. O processo de fundação consiste na criação de uma base sólida para garantir sustentação ao empreendimento.
Em síntese, as estruturas utilizadas distribuem a carga da construção para o solo. Uma fundação bem feita vai evitar problemas como trincas e rachaduras.
A forma como se trabalha na fundação, entretanto, varia com base em aspectos, como as características do solo e da própria construção. De todo modo, é uma etapa de extrema relevância para todas as demais.
Se a fundação for mal feita, o maior risco é que a construção afunde, ou até despenque. De modo geral, trabalha-se com ferro e concreto, para conseguir distribuir o peso do edifício na totalidade da sua extensão.
Estrutura
Nessa etapa da obra os futuros proprietários começam a enxergar o empreendimento ganhando forma. A estrutura é como se fosse o esqueleto da edificação. Essa etapa é composta por uma série de elementos estruturais, como:
- pilares
- vigas
- lajes
- sapatas
- cintamentos
Alvenaria
A alvenaria nada mais é do que a construção das paredes do edifício. Além daquelas que dão sustentação ao empreendimento, consideram-se as que fazem a divisão interna dos cômodos.
Na alvenaria, são normalmente utilizados blocos de concreto ou tijolos de cerâmica. Se conferir o processo de levantamento das paredes do início, você verá uma série de marcações e a inserção das primeiras fileiras de tijolos. Também chamadas de fiadas, elas servem de base para a construção de todos os ambientes.
Na parte de alvenaria também é feito o assentamento dos blocos e vãos que precedem a instalação dos batentes das portas e janelas. As etapas finais do processo de alvenaria são o chapisco e reboco. Essas etapas deixam as paredes aptas a receber o acabamento.
Instalações
A parte das instalações é outra das etapas da obra que exige a contribuição de diferentes profissionais. É necessário encontrar quem saiba fazer, por exemplo, o trabalho de instalação elétrica, hidráulica e outras tarefas complementares.
No caso da elétrica, uma equipe de eletricistas vai cumprir diferentes tarefas. São eles os encarregados, por exemplo, pela instalação das tomadas e interruptores. Também preparam os bocais para as lâmpadas e ainda testam e ligam os disjuntores.
A parte hidráulica vai demandar o serviço especializado de encanadores. Com a ajuda dos pedreiros, eles preparam as valas para o encanamento. Além disso, devem instalar e ligar os canos de águas pluviais, esgoto e os que trazem água de fora.
Os preparativos para funcionamento do gás, do ar condicionado, dos chuveiros e banheiras estão entre as instalações complementares. Pensar na infraestrutura para posterior contratação de serviços como internet e TV a cabo também é parte desta etapa.
Revestimento
Se você conseguiu acompanhar tudo até aqui, deve saber que está bem próximo do lançamento. Mas segure a ansiedade, ainda falta trabalho. O revestimento, por exemplo, é uma das etapas da obra ligada ao acabamento dos imóveis.
Nessa fase, algumas construtoras podem preferir entregar os apartamentos com revestimento somente nas áreas molhadas, isto é, banheiro, cozinha e área de serviço. Os demais ambientes são entregues no contrapiso. A instalação de pedras nas bancadas dos banheiros e da cozinha também não é uma imposição.
Esse tipo de entrega permite que os moradores escolham os revestimentos conforme suas preferências. A medida também evita que os futuros proprietários precisem fazer grandes reformas, após receberem as chaves.
Atualmente, existe uma boa variedade de materiais que podem ser utilizados no revestimento da casa. A placa cerâmica, por exemplo, pode ser encontrada em diferentes versões: natural, polida ou esmaltada.
Os revestimentos cerâmicos são utilizados tanto no piso, como em paredes. Além de mais acessíveis que o porcelanato, por exemplo, permitem mais variações estéticas. Eles também são mais resistentes à dilatação térmica e muito mais fáceis de limpar.
Acabamento
Em relação às etapas da obra que se voltam à edificação, o acabamento é a fase derradeira. Em muitos casos, é também a etapa mais demorada, afinal, é um momento da construção dedicado aos detalhes.
No acabamento está previsto um conjunto de serviços que não podem deixar de ser executados. É nessa fase que são instaladas as portas e janelas dos imóveis, por exemplo.
Atualmente, o mercado dispõe de diferentes materiais para as esquadrias, como metal, alumínio, vidro temperado e a tradicional madeira.
Um dos procedimentos comuns ao acabamento é a impermeabilização dos esquadros que receberão esquadrias. Esse cuidado evita problemas com infiltrações.
A pintura das paredes e do teto também é realizada na etapa de acabamento. Como trabalham num reboco novo, a primeira tarefa dos pintores é lixar bem as superfícies, corrigindo eventuais irregularidades.
Depois, eles podem atuar contra pequenas imperfeições usando massa corrida e lixando as paredes novamente quando secarem. No acabamento, as construtoras também trabalham nos detalhes dos detalhes, como a instalação de torneiras e lustres.
É uma fase que os futuros proprietários devem acompanhar de perto e, inclusive, solicitar vistoria para conferir a qualidade do trabalho. Um acabamento de qualidade, com materiais de primeira linha, vai sinalizar se a entrega é de ponta ou não.
Paisagismo
Depois que tudo está pronto por dentro é hora de trabalhar e embelezar a parte externa do empreendimento. No paisagismo, o foco está em tarefas como a pintura das paredes externas e das calçadas, por exemplo.
Alguns empreendimentos apostam bastante no paisagismo e dão vida a jardins que causam um impacto visual muito positivo nos seus pátios. Essas escolhas, entretanto, dependem de aspectos, como a quantidade de luz ambiente e os recursos disponíveis para investir nos cuidados de manutenção.
De qualquer forma, o paisagismo é uma etapa que pode conferir charme, beleza e até contribuir com a saúde dos moradores.
Depois desse toque a mais no empreendimento, ele só precisa de uma boa limpeza e da vistoria final. Em breve, ocorre o lançamento e os primeiros proprietários começam a entrar nas unidades que adquiriram.
O padrão MTF
As construtoras adotam diferentes posturas para sinalizar aos seus clientes como está o andamento das etapas da obra. O ideal é ser transparente e deixar as pessoas confortáveis para perguntar e acompanhar tudo o mais de perto possível.
A Construtora MTF, por exemplo, trabalha com a atualização do andamento das etapas de projeto e de obra através do seu site, compartilhando sempre com os seus clientes.
Outra prática da MTF para bem informar seus clientes é enviar materiais como vídeos e fotos ao longo do ano para informar a atualização da etapa atual do empreendimento. Esse é o jeito MTF de fazer, sempre com transparência e qualidade nas entregas.
Ainda há os empreendimentos que estão em obra, como é o caso do MHaus Biguaçu. Neste caso, quem comprou ou pretende comprar uma unidade deste empreendimento pode visitar o canteiro de obras, na própria loja de vendas, e acompanhar cada passo ao vivo e a cores.
Gostou da leitura? Você também vai gostar de conhecer os empreendimentos que a MTF constrói neste momento e que são excelentes oportunidades de investimento. Agradecemos sua atenção e até a próxima!
Bons artigos para ter uma noção de como é o mercado imobiliário.
Gostaria de sugerir um “complemento” a este em especial: Um esclarecimento sobre alterações no projeto inicial da planta. Quando já é possível contratar arquiteto para que pequenas alterações em estrutura possam ser feitas: tomadas, hidráulica e pisos por exemplo. Como o preço destas alterações são calculadas e se elas podem ser incluídas no financiamento final. Um cronograma de como isso se encaixa na obra.
E especificamente sobre o MHAUS, se é possível a melhoria (mesmo que pagando a diferença) de alguns itens que serão entregues. Como exemplo, melhorar as persianas motorizadas para que sejam compatíveis com assistentes de voz ou a capacidade em wats das tomadas USB.
Olá Daniel, excelente pergunta! Na MTF você pode conversar de forma antecipada sobre esses tipos de modificações.
Compartilho com você o contato do setor de SAC para que possam conversar melhor com o nosso time e antecipar as modificações conforme a sua preferência!
sac@construtoramtf.com.br
Grande abraço!