Negociar casas e apartamentos, principalmente no caso de quem sabe investir em imóveis para temporada, costuma trazer grande retorno. Se o imóvel estiver na região certa, o dono garante uma boa renda extra.
Serviços como Airbnb e Vrbo estão aí para mostrar como esse mercado é forte. São exemplos de ferramentas que facilitam a forma de alugar, otimizando a negociação entre proprietários e inquilinos.
E, com o iminente desfecho da pandemia, as negociações no mercado imobiliário devem ganhar um novo vigor. Se você também quer investir seu dinheiro para obter renda extra com imóveis na temporada, ótimo! Mas vai precisar adotar algumas medidas para o investimento valer a pena.
Não é nenhum bicho de sete cabeças e você mesmo pode conduzir o investimento. Quer descobrir o caminho? Siga a leitura, a MTF vai te ajudar.
Vale a pena investir em imóveis para temporada?
Todo investimento tem sua dose de risco e você precisa colocá-lo na balança com outra variável: rentabilidade. Mas a verdade é que investir em imóveis para temporada é uma opção segura e rentável.
Segura porque é um bem material de alto valor, que não é depreciado, por exemplo, a cada variação nas bolsas de valores, ou na inflação do país. Rentável porque, além da valorização ao longo dos anos, o imóvel vai trazer renda extra ao proprietário.
O investimento em imóveis por si só é rentável. Mas investir em imóveis para alugar pode trazer ainda mais rentabilidade. Outras modalidades de investimento até oferecem alta rentabilidade. O problema é que a segurança diminui e o risco de perda financeira aumenta.
As aplicações mais seguras trazem retorno menor. Já as mais rentáveis são menos seguras. Em síntese, quanto maior o risco, maior pode ser o retorno.
O mercado de ações, por exemplo, pode trazer lucro absurdo num piscar de olhos. Porém, verdadeiras fortunas também podem evaporar na mesma velocidade.
Já a Caderneta de Poupança, tem retorno certo, inclusive um fundo garantidor, mas oferece baixa lucratividade. O mercado imobiliário é o mais equilibrado na relação risco/rentabilidade.
Retorno mais rápido
Investir em imóveis para temporada pode trazer retorno mais rápido do que o aluguel tradicional, que geralmente tem contratos anuais. É o que mostra uma pesquisa da Nested, que estimou o tempo necessário para o proprietário recuperar seu investimento.
A pesquisa teve por base o preço médio de um apartamento com três quartos em São Paulo capital. A constatação foi de que é possível obter o mesmo retorno três vezes mais rápido no aluguel por temporada.
Por meio do aluguel tradicional, é preciso esperar 279 meses para reaver o valor. No aluguel por temporada, segundo a pesquisa, em cerca de 90 meses.
Um imóvel para usufruir nas férias
Outro benefício do aluguel por temporada é a flexibilidade. Considerando que o imóvel será alugado por curtos períodos, sempre que desejar, você pode ficar no local. A família terá um espaço para aproveitar bons momentos quando julgar oportuno.
É por isso que os investidores sempre estão buscando apartamentos fora da cidade onde vivem. Eles sabem que investir em imóveis para temporada, além de trazer renda extra, pode ser um destino de viagem da família.
Cuidados importantes
Investir em imóveis para alugar é um bom negócio. No Brasil, esse mercado faz girar mais de R$ 1 bilhão por ano. Mas você precisa adotar alguns cuidados. Não adianta, por exemplo, escolher qualquer região. Confira, a seguir, mais dicas para acertar no investimento!
Localização
O cuidado mais importante para quem vai investir em imóveis para temporada é a localização. No verão, a maioria das pessoas quer estar na praia, fazendo passeios divertidos. Por isso, um dos principais atrativos de um imóvel de temporada é a proximidade com o mar.
A localização, vale ressaltar, impacta no valor de compra, porém, o preço cobrado no aluguel – mais alto – beneficia o proprietário. Uma boa localização também vai garantir maior rotatividade de inquilinos. Faça uma boa pesquisa sobre a região onde pretende comprar antes de investir.
Potencial de crescimento da região
Outro cuidado importante na escolha da localização é perceber seu potencial de crescimento. Investir em regiões consolidadas, como Florianópolis e Rio de Janeiro, pode garantir grande retorno. O problema é que o capital inicial tem que ser alto para comprar nessas cidades.
Um caminho para contornar as grandes despesas é encontrar regiões com potencial de crescimento. Alguns municípios da Grande Florianópolis, por exemplo, estão colados na capital e possuem as suas próprias praias.
É o caso de Governador Celso Ramos e Biguaçu. São cidades que atraem olhares de investidores e que ainda têm espaço para se desenvolver.
Motivo que levou você a investir
O último cuidado que gostaríamos de ressaltar é mais pessoal. Antes de investir em imóveis para temporada, reflita sobre as suas motivações. Com isso em mente, é possível averiguar se esse modelo de investimento pode suprir suas expectativas.
Quer obter ganhos sem se preocupar com mais nada? Talvez o aluguel para temporada não se adeque ao seu perfil. Está buscando segurança e rentabilidade no seu investimento? Se sim, a aposta em imóveis pode atender suas expectativas.
Todo investidor possui um perfil e ele precisa ser respeitado na hora de definir a melhor opção. Se está decidido a apostar em imóveis, confira as dicas do tópico seguinte para garantir bons rendimentos.
Dicas para obter rendimento com o imóvel para temporada
Escolha a localização com critério
Se você quer investir em imóveis para temporada, precisa garantir alguns detalhes. Um dos principais é a localização. Você precisa comprar em regiões seguras, com atrativos como uma excelente área de lazer e preferencialmente em cidades litorâneas.
Perto do mar, para a família estar a minutos da praia nos dias de sol e disposição. E com área de lazer estruturada para todos relaxarem. Tem que estar pronta, inclusive nos dias de chuva, com opções para toda família se divertir.
Os condomínios mais completos da atualidade têm mais de 20 áreas de lazer. Quem não gostaria de passar férias num lugar com gourmet Italiano, espaço de games gourmet, espaço kids gourmet, sports bar e uma piscina com borda infinita?
Defina o inquilino que prefere ter
Antes de investir em imóveis para temporada, é importante refletir para acertar na compra. Existe mais de um tipo de inquilino, mesmo na temporada. Se o perfil do inquilino muda, as características do imóvel também.
Dois são os tipos de locação mais comuns. Famílias que desejam passar férias e ficam, em média, uma a duas semanas. Eles podem estar em três ou dez pessoas e necessitam de estrutura.
Outro perfil é o dos que precisam de um lugar para uma passagem mais curta, como feriadões e finais de semana. Defina qual inquilino quer receber, porque isso vai impactar no tamanho do imóvel e na estrutura.
Ofereça um imóvel completo, com enxoval
Uma pessoa querendo aproveitar férias não quer se preocupar com nada. Se pretende investir em aluguel de temporada, ofereça um lugar equipado.
A mobília pode ser mais simples, mas os itens básicos não podem faltar. Vamos listar os principais:
- Fogão,
- Geladeira,
- Máquina de lavar,
- Cama,
- Sofá,
- Louças,
- Televisão,
- Wi-fi.
Divulgue o imóvel de forma eficiente
Se quer alugar um imóvel, precisa se esforçar para conseguir inquilinos. Atualmente, existem muitas ferramentas que facilitam as negociações.
Sua missão é escolher os canais que mais podem funcionar. Priorize as empresas e soluções mais conhecidas do mercado para evitar frustrações.
Garanta conforto e praticidade
Turista precisa de conforto e gosta de praticidade. Invista em imóveis com soluções que possam tornar a vida deles mais fácil.
Um condomínio misto, por exemplo, permite que seu inquilino tire férias onde é possível se divertir o dia inteiro.
Além disso, se ele precisar de algo em casa, encontra uma série de serviços no condomínio, como padaria e farmácia.
Investindo em algumas regalias, por exemplo, ar condicionado, televisores e micro-ondas, você pode cobrar um pouco mais no aluguel. Evite excessos. O imóvel não precisa ter nada de última geração.
Mantenha o apê limpo e conservado
Por fim, uma dica que você não deve ignorar. Investir em imóveis para temporada é um excelente negócio, mas você precisa cuidar do espaço com muito zelo.
Diversas pessoas vão passar no seu imóvel. Alguns vão ficar pouco tempo, outros vêm com famílias em peso e todos só querem aproveitar. Vão querer o lugar limpo, bem cuidado e faxina não é com eles.
Reserve uma parte dos seus lucros para pagar a limpeza e eventuais manutenções no imóvel. Esse zelo a mais vai manter seu patrimônio valorizado e preservado.
Opções para você alugar na temporada
A MTF é uma construtora que sabe o quanto as pessoas gostam de morar bem. Há mais de dez anos no mercado, a empresa se especializou em construir priorizando tudo que é melhor.
Muitos apartamentos da MTF estão no Airbnb. Isso porque lá atrás, outros investidores apostaram nos empreendimentos da construtora na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos.
Hoje, temos mais um lançamento em Palmas, o MVillage Jardim. Além de estar num dos balneários mais lindos de Santa Catarina, fica numa cidade com mais de 23 praias. Mais um empreendimento Home Beach, Home Club e Home Spa da Construtora MTF.
Já em Biguaçu, a 15 minutos de Floripa, a opção é o MHaus, um condomínio misto, com a maior área de lazer da região. Além de estar numa cidade com praia, tem muitas opções pertinho, em Florianópolis (com mais de 40 praias) e Palhoça, com aproximadamente dez praias.
O MHaus e o MVilagge são dois empreendimentos modernos, estruturados, e com grande potencial de valorização. Localizados na praia, são ideais para quem pretende investir em imóveis para temporada.
Obrigado pela leitura, esperamos que você faça o melhor investimento!