novo-apartamento

Checklist completo para comprar seu novo apartamento: da primeira busca a entrega das chaves

Poucas coisas são tão boas quanto mudar de casa ou sair do aluguel. Para isso, é preciso fazer um investimento e, antes ainda, superar algumas etapas. Comprar um novo apartamento não é o mesmo que adquirir uma roupa. A jornada, no caso do AP, é mais longa e não pode ser feita no impulso. Do contrário, pode se tornar um peso no futuro.

Neste artigo, mais uma vez, queremos ajudá-lo a fazer a escolha certa. Assim como qualquer pessoa, você tem o direito de morar no melhor lugar, com localização perfeita e qualidade de vida para toda a família.

Para tanto, organizamos um artigo com um checklist, que vai do desejo de compra à entrega das chaves. Além disso, temos duas surpresas para você no fechamento do artigo. Quer conhecer os primeiros passos para uma vida nova? Siga a leitura.

8 passos entre querer um novo apartamento e pegar as chaves

Como antecipamos na introdução, a jornada de compra de um apartamento é um pouco mais longa. Portanto, vamos listar cada passo necessário, desde a primeira busca por um novo apartamento, até a entrega das chaves.

Para facilitar, vamos em ordem cronológica: definição do objetivo da compra, planejamento, localização, buscas e contatos com corretores, documentação, início das obras do apê escolhido, vistorias e a sonhada entrega das chaves. Vamos em frente?

 

Definição do objetivo da compra

Você tem uma renda boa e uma família linda, que merece morar bem. Você também tem o direito de viver num lugar bonito, espaçoso, que proporcione qualidade de vida a todos. E sabe o que é melhor? Isso é possível!

Se você já decidiu que vai comprar um novo apartamento, ótimo, está no caminho para isso. Só precisamos fazer um alerta: é preciso cumprir um passo a passo e é ele que vamos apresentar a partir de agora.

 

Planejamento

O passo inicial para fazer a compra de um novo apartamento dar certo é o planejamento. Você precisa tomar algumas decisões com a família, conciliando o que todos querem e elencando as prioridades.

Nessa etapa, é preciso ouvir todos da casa, a fim de que a procura do futuro imóvel se adeque, ao menos minimamente, às necessidades e preferências de cada membro da família.

É importante definir, por exemplo:

  • meta para o número de cômodos;
  • disposição dos ambientes;
  • o teto financeiro do investimento;
  • uma região que agrade a todos;
  • se querem viver perto ou longe da praia;
  • se preferem apartamento ou casa.

Você precisa pensar em tudo. Quem tem filhos pequenos, por exemplo, pode deixá-los dividindo o mesmo quarto. Um dia, porém, eles vão crescer e precisar de privacidade. Quem cria animais e quer ir para um apartamento precisa escolher um condomínio com espaço pet.

Vai precisar aderir a um financiamento? Então, o planejamento é uma fase boa para cortar gastos supérfluos, como almoços em restaurantes caros, passeios com entradas absurdas e mensalidades em clubes e academias onde você nem sequer é assíduo.

 

Localização

A escolha da localização é mais do que uma decisão tomada a partir das preferências emocionais. É, na verdade, uma das definições mais importantes quando se vai comprar um novo apartamento.

Às vezes, a família encontra um imóvel que parece perfeito, mas está numa localização pouco ou nada agradável. Localização é sinônimo de segurança ou de falta dela. Se você acha que encontrou um bom imóvel, portanto, visite o local mais de uma vez. 

Se possível, vá um dia pela manhã ou à tarde e outro à noite. Conhecer o local no final de semana também é bacana. Dessa forma, você saberá se é mesmo seguro, como é o estilo de vida dos moradores e dos seus potenciais vizinhos.

A localização também é importante em relação ao trabalho dos adultos e escola das crianças. Além disso, é interessante que o apê fique perto de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias.

 

Buscas e contato com corretores

Depois que você definiu as características do imóvel e sabe o orçamento disponível, chegou uma das partes mais legais: buscar o imóvel em si. Hoje, felizmente, esse processo de busca está bastante facilitado graças à criação de portais e sites especializados em anúncios imobiliários.

Sem sair de casa, você consegue fazer boas pesquisas e começar as buscas pelo novo apartamento. Cumpra essa etapa com paciência!

Quando começar a escolher os primeiros imóveis, você terá contato com corretores. Eles são profissionais dispostos a ajudar sua família a encontrar o melhor lugar. O mercado tem bons e maus profissionais, então, atenção! Você precisa conseguir o melhor para você e sua família e não para a comissão do vendedor.

 

Documentação

Escolheu o seu novo apartamento? Ele agrada todo mundo? O preço cabe no orçamento da família? Ótimo! Agora, o próximo passo é assinar o contrato. Para tanto, você tem que mandar para a imobiliária, construtora ou incorporadora uma série de documentos

Não importa se o apartamento já está construído ou ainda na planta, você precisa lidar com documentação. Dentre eles, o contrato de compra de imóvel é um dos mais importantes. Esse é o documento que oficializa a transação entre você e o vendedor.

Para a elaboração do contrato de compra, você tem que fornecer cópias de alguns documentos. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • carteira de trabalho;
  • comprovante de renda;
  • certidão de estado civil;
  • comprovante de residência;
  • extrato do FGTS (caso seja utilizado na compra).

Se você é autônomo, ou microempresário, a comprovação de renda é feita com a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) e extratos bancários dos últimos 90 dias.

 

Visitas à obra

Comprou um novo apartamento que ainda está na planta? Então, no período da construção do empreendimento, você será convidado a acompanhar o andamento da obra.

Essa é uma grande oportunidade para analisar se o trabalho transcorre dentro do cronograma previsto. Também vai poder analisar se os materiais utilizados são de qualidade boa ou duvidosa.

Além das visitas propriamente ditas, as construtoras tendem a informar a evolução de cada etapa da obra. Fundação, início da estrutura, parte de alvenaria e acabamento.

A visita, geralmente, é acompanhada pela equipe de engenharia e profissionais da área  de atendimento ao cliente. Você pode tirar dúvidas e, se a obra estiver mais avançada, até conhecer um apê com as características do seu.

 

Vistoria

Você está cada vez mais perto de entrar no seu novo apartamento. Antes disso, entretanto, vai cumprir mais uma importante etapa da jornada de compra: a vistoria.

Diferente da visita à obra, em que você visita um imóvel genérico, agora, é hora de ver o seu apartamento especificamente. Algumas pessoas não dão a devida importância a essa etapa, mas ela é essencial.

Você estará com um representante da construtora e precisa aproveitar o momento para checar se a unidade entrega o que a família comprou.

Mais do que nunca é hora de manter os olhos atentos. Para ajudar, listamos algumas dicas do que é importante conferir: 

  • qualidade dos materiais e peças instaladas, conforme o contrato;
  • vedação e encaixe das portas e janelas;
  • funcionamento das lâmpadas e tomadas;
  • funcionamento dos ralos e descargas;
  • condição das fechaduras e trancamento das portas;
  • assentamento de piso e de revestimento;
  • limpeza do pós-obra.

 

Entrega das chaves

O grande momento chegou! O imóvel está pronto, deu tudo certo na vistoria e você vai receber as chaves do novo apartamento. Nessa etapa, você, o mais novo proprietário do imóvel, tem que assinar um documento bem simples. Você o fará com o maior gosto, pois se trata do termo de entrega das chaves. 

Com isso, você concorda que está tudo certinho com o imóvel, conforme pode constatar na vistoria. Além das chaves, você recebe o manual do proprietário, documento com orientações dos órgãos ligados à construção civil. Entre outras questões, esse documento contém orientações sobre o uso, operação e manutenção do imóvel.

O manual também tem a documentação completa do imóvel e orientações para manutenções preventivas. Como você está em dia com a construtora, a empresa vai fazer a parte dela e entregar documentos que você precisa. 

Somente com o comprovante de quitação da unidade e da averbação do Habite-se – entre outros – será possível registrar a escritura do seu novo apartamento.

 

Seu novo apartamento é da MTF

 

MHaus

Agora que você sabe como chegar até seu novo apartamento, que tal escolher os melhores disponíveis na atualidade? O MHaus, por exemplo, é o maior condomínio residencial e comercial da grande Florianópolis. 

Um condomínio completo, com uma área de lazer com mais de 20 espaços para você e sua família aproveitarem o melhor da vida. Localizado em Biguaçu (SC), o imóvel tem rooftop, mall de serviços, piscina adulto e infantil, bikeshare, pet place e pet care, espaço kids e espaço teen, sauna…

Além disso, está em uma região em pleno desenvolvimento. Ou seja, as unidades tendem a valorizar com o passar dos anos.

 

MVillage

O MVillage, em Governador Celso Ramos (SC), é mais um empreendimento home beach, home club e home spa da Construtora MTF.

O empreendimento está localizado a cinco minutos da praia e numa região segura, que propicia intenso contato com a natureza. 

A área de lazer, com mais de 1.000m², tem espaços pensados para proporcionar mais qualidade de vida o ano inteiro, em todas as estações. É mais uma grande oportunidade para você e sua família realizarem o sonho de morar bem.

Gostou da leitura? Continue acompanhando o blog da MTF para ler mais conteúdo relevante sobre o mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *