Vai comprar um apartamento? Saiba como escolher a melhor localização

Muitos detalhes devem ser levados em consideração quando se vai escolher um imóvel para comprar, uma delas é a localização do apartamento. Dentre outros benefícios, seu imóvel precisa estar em um ponto estratégico, que facilite a rotina, como por exemplo, a chegada dos filhos na escola e a dos adultos no trabalho.

Quem mora atualmente em uma grande cidade, sabe o quão é difícil se locomover de um extremo a outro sem perder horas no trânsito. Ou pior: enfrenta horas de congestionamento em um trajeto que, normalmente, levaria 15 minutos.

É por isso que ao escolher um imóvel, você precisa definir com atenção qual será seu novo endereço. É importante seguir alguns critérios para garantir mais praticidade e tranquilidade na sua rotina e da sua família.

Quer saber como escolher um apartamento para comprar? Siga a leitura!

 

Dicas para escolher a localização do apartamento

 

A escolha de um imóvel em uma boa localização requer atenção a alguns fatores, por exemplo, o acesso às principais vias da cidade, a distância da sua casa para os comércios e serviços essenciais, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e clínicas. 

Além disso, você não pode abrir mão de tranquilidade e, claro, de segurança. Nós temos ainda mais dicas! A seguir, confira cada ponto importante para avaliar antes da mudança.

 

Avalie a necessidade

Quando for decidir a localização do apartamento, pense no seguinte: o que preciso? Como é a rotina da minha família? Como o dia a dia pode ser mais fácil para quem trabalha? Como garantir segurança e comodidade para quem estuda?

Analisando o ritmo de vida de cada um, é mais fácil decidir pelo endereço ideal. Priorize algo perto do trabalho e da escola, para não sofrer com o trânsito, principalmente se ficar nas grandes cidades. 

Você não quer ficar horas dentro do carro, desperdiçando minutos sagrados do dia e deixando de fazer o que gosta, não é mesmo?

 

Priorize a segurança

Quanto melhor localizado um imóvel é, mais valorizado. Ou seja, se você vai priorizar um imóvel mais barato, saiba que provavelmente está abrindo mão de uma boa localização e de alguns aspectos, em especial, segurança.

Nossa dica é: tente priorizar bairros mais tranquilos, que não apresentam altos índices de violência, para levar uma vida mais tranquila ao lado da sua família. Pesquise sobre o entorno e conheça bem o bairro que pretende chamar de seu.

Determinadas regiões com apartamentos mais baratos, infelizmente, não oferecem a necessária segurança. Dentro do condomínio a pessoa pode até se sentir segura, mas fora, sente medo e a necessidade de se manter sempre alerta.

Valoriza qualidade de vida? Então, analise se a localização do imóvel que pretende adquirir está em região segura e tranquila.

Outra saída, é escolher um empreendimento com área de lazer e pontos comerciais em um só lugar e a poucos passos do seu imóvel. Com isso, você e seus familiares aproveitam todos os benefícios de morar em um empreendimento que une moradia, trabalho, lazer e serviços em um só lugar.

 

Estude a mobilidade do local

Antes de se mudar para um novo bairro, pesquise tudo sobre ele. Conheça bem os meios de transporte da região, por exemplo, a oferta de aplicativos de carona, os pontos de táxi, as linhas de ônibus e seus horários. Tudo que diz respeito à viabilidade para chegar facilmente em qualquer lugar é importante para você.

Veja, também, se o imóvel que está querendo comprar tem acesso fácil às vias principais da cidade. O ideal é calcular o tempo que se leva do apartamento aos locais que cada membro da família gosta, ou precisa frequentar.

 

  • Praias;
  • Escola;
  • Trabalho;
  • Academia;
  • Shoppings;
  • Veterinários;
  • Restaurantes.

 

Procure colocar os gostos da sua família na balança para acertar na localização do apartamento.

 

Respeite o orçamento da família

De acordo com os especialistas na área, o preço do apartamento tem que ser compatível com o orçamento da família. Se o valor do financiamento for muito alto, talvez não caiba no bolso e a compra pode se tornar dor de cabeça no futuro.

Um dos segredos de saber como escolher um imóvel, é saber que você não pode, nem deve, dar o passo maior que a perna e se endividar.

 

Conheça a vizinhança

Conhecer bem a vizinhança do bairro, antes de comprar um novo imóvel, é outra medida importante para acertar na localização do apartamento. Para tanto, observe os seguintes pontos:

  • Prioridades;
  • Vizinhança;
  • Opinião dos atuais moradores;
  • Pesquisas.

É fundamental analisar as prioridades da localização do seu novo apartamento. Faça uma lista do que você e seus familiares valorizam no cotidiano, para ter um ritmo de vida mais tranquilo no apartamento novo.

Visite o bairro em momentos diferentes para entender a dinâmica do local, os horários mais calmos e os mais agitados. Esse é o caminho para descobrir se a nova localização do apartamento tem o que a família precisa. 

Além disso, é a chance de observar detalhes da dinâmica do bairro que, somente no dia a dia, é possível entender como funcionam.

E se você quer saber exatamente tudo, nada como conversar com alguém que está morando há muitos anos no local. Faça perguntas, pergunte sobre o passado e o presente da região. Você terá um ótimo panorama.

E outro bom caminho, que também vai ajudar a conhecer o histórico da região, é fazer pesquisas na internet e buscar matérias de sites e jornais sobre o local.

 

Evite os grandes centros

Há pessoas que gostam de morar nos grandes centros urbanos para aproveitar algumas facilidades. No Centro, é fácil achar comércio e as principais repartições públicas da cidade.  

O problema é que os malefícios também acompanham o pacote: muito movimento, poluição sonora e visual, nada de tranquilidade e um certo nível de insegurança.

É por isso que algumas pessoas vêm dando preferência a cidades um pouco menores e próximas das capitais. Assim, conseguem uma localização próxima do centro e ainda oportunidades de imóveis com preços muito mais atrativos.

No caso de Santa Catarina, por exemplo, uma cidade localizada próxima da capital Florianópolis e que se destaca, é Biguaçu. Na região, você pode estar próximo da praia, do comércio e ainda assim terá todos os benefícios de viver bem, com mais tranquilidade e sossego.

O MHaus é um pré-lançamento da Construtora MTF que chega na cidade de Biguaçu para transformar a região. Com um conceito que une moradia, lazer, trabalho, serviços e qualidade de vida, tudo em um só lugar. Excelente oportunidade para quem busca uma região atrativa para viver bem e com grande potencial de crescimento e valorização. Cadastre-se no pré-lançamento e encontre o seu próximo endereço.

Precisando de mais dicas antes de comprar o seu imóvel? Continue navegando no nosso blog para acertar na sua mudança. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *