É inegável! Os carros elétricos vieram para ficar e vão revolucionar diversos mercados. O imobiliário, por exemplo, precisa pensar — para ontem — em soluções para carro elétrico em condomínios.
É fato que a variedade de modelos elétricos no Brasil ainda é pequena. Existem 17 disponíveis em solo brasileiro, conforme levantamento do Auto Papo. Mas também é verdade que a venda de carros elétricos acumula alta desde 2020 no país.
O mercado pulou de 11,8 mil unidades vendidas em 2019 para 19,7 mil em 2020, um aumento de 66,5% nos emplacamentos. Os dados foram apresentados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Também segundo a ABVE, o salto foi ainda maior em 2021, quando carros elétricos e híbridos atingiram 34,9 mil emplacamentos. O número representa crescimento de 77% em relação ao ano anterior e um recorde que fez o país chegar a 79,8 mil elétricos e híbridos circulando.
A ABVE indica, ainda, que o Brasil deve alcançar a marca dos 100 mil veículos elétricos em 2022. Mas e onde eles serão recarregados? O artigo de hoje se dedica a responder como será o futuro com carro elétrico em condomínios. Siga a leitura!
Por que é preciso pensar em carro elétrico em condomínios?
Os carros elétricos estão no caminho da popularização por um motivo bem forte: o planeta. Estados Unidos, Europa e China já compreenderam a importância de frear a poluição ao meio ambiente e isso passa por uma mudança no setor automobilístico.
Outro ponto importante é a economia ao longo dos anos. Embora os elétricos ainda sejam comercializados com preço inacessível para a média do brasileiro, a economia de longo prazo é benéfica. Nesse momento, por exemplo, o preço do barril de petróleo está sendo negociado acima dos cem dólares. Sabe o que isso significa? Mais aumento no custo da gasolina.
Mas, para circular, os elétricos precisam de carga na bateria e não de combustível. É aí que alguns empreendimentos estão saindo na frente. Basicamente, eles surfam a onda e foram projetados facilitando a presença de carro elétrico em condomínios com pontos de recarga.
O preço da instalação de tomadas para carros elétricos em condomínios compensa quando outros aspectos entram na balança. Os principais são: o alinhamento às novas e fundamentais políticas de energias limpas e renováveis e os benefícios ao meio ambiente.
As vantagens não acabam aí. E elas também vão impactar você!
Benefícios dos carros elétricos
A frota mundial de veículos elétricos vai chegar a 145 milhões até 2030, conforme prevê a Agência Internacional de Energia. Aos poucos, o mundo está percebendo que ter um carro elétrico também traz benefícios pessoais. Com isso, dia após dia, o carro elétrico em condomínios também será mais comum.
Mais econômico
Entre as vantagens dos elétricos, uma das mais importantes é a economia. Esses modelos geram menos custo de abastecimento, por exemplo. Isso é fácil de explicar: energia elétrica geralmente é mais barata do que os combustíveis fósseis.
Carros elétricos também ajudam a economizar na hora de pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Algumas cidades brasileiras já adotaram iniciativas para estimular a indústria e os consumidores.
Além disso, você vai eliminar despesas, por exemplo, com troca de óleo, pois carros elétricos não necessitam desse produto.
Eficiente nos congestionamentos
Enfrentar situações de congestionamento em um carro elétrico também é mais econômico. Enquanto os motores movidos por combustíveis fósseis consomem bastante nas oscilações de aceleração e desaceleração, o consumo de energia nos elétricos é eficiente.
Manutenção menos custosa
O carro elétrico também se destaca no que diz respeito ao custo de manutenção, que também é menor frente aos modelos comuns. O motor é bem mais simples, logo, os problemas são mais raros.
Segundo a BMW, no lançamento do I3, o elétrico da montadora, o custo de manutenção do modelo é 20% menor do que um veículo tradicional. Já o conserto é 15% mais barato.
Silencioso
Quando o assunto é poluição sonora, o carro elétrico também ajuda mais do que os modelos tradicionais. Os carros eletrizados são muito silenciosos, enquanto que os carros comuns podem fazer estrondos enormes e muito barulho nas cidades.
Condomínios preparados para receber carros elétricos também podem trazer ganhos financeiros aos proprietários dos imóveis. É um diferencial que agrega e acaba valorizando os apartamentos.
Quem tem um modelo eletrizado sabe como achar ponto elétrico para carro é algo precioso. A presença do carregador veicular no condomínio pode, inclusive, ser fator decisivo para quem pretende alugar ou comprar um imóvel.
Carros elétricos em condomínios
Como vimos, a quantidade de carros elétricos aumenta cada vez mais, então, é preciso que o seu condomínio se prepare. Depois do chinês, o público brasileiro é o mais interessado por veículos elétricos no mundo.
Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, 48% dos consumidores consideram fazer a compra de um veículo elétrico. Além disso, 10% têm planos para consolidar a aquisição.
Na cidade de São Paulo, uma lei obriga que novos condomínios tenham tomadas de recarga para carros elétricos e híbridos nas garagens. O regramento prevê, inclusive, que a medição do consumo seja independente.
A mudança passou a vigorar em 31 de março de 2021, porém, não se aplica a empreendimentos com obras em andamento e aos já existentes.
Como funciona o carregamento elétrico em condomínios
Muitas pessoas que gostariam de ter carros elétricos não sabem como eles funcionam, nem imaginam como é possível recarregá-los. Quem tem casa pode viver menos preocupado, porque basta resolver a instalação na garagem. Para quem mora em condomínio, entretanto, a questão é diferente.
Acompanhando a tendência dos carros elétricos, os primeiros condomínios estão se adaptando a essa nova demanda. Com pontos de carregamento instalados na garagem, eles entregam praticidade, segurança e economia aos moradores.
Entre as tecnologias disponíveis, uma delas possibilita identificar imediatamente o custo de energia consumido. Depois, o sistema destina o valor aos proprietários do apartamento que carregaram o veículo. A solução evita a necessidade de rateio entre os condôminos, o que poderia gerar reclamações.
O sistema de recarga para carro elétrico em condomínios pode ser cobrado de duas formas. O valor é adicionado ao condomínio do morador no final do mês, ou o carregador fica ligado direto no medidor da unidade.
Cuidados importantes
Um dos maiores receios é que pontos de carregamento para carro elétrico em condomínios podem aumentar demais a conta de energia. Algumas pessoas também acham que pode haver sobrecarga elétrica, mas a realidade é diferente.
Primeiramente, as máquinas para carregamento de carros elétricos são modernas e têm softwares que dividem o valor somente entre os moradores que utilizam o serviço. Em relação ao risco de sobrecarga, tudo isso será estudado no projeto da edificação. Para o caso de prédios existentes, é preciso analisar o consumo de energia.
Outro cuidado importante é o número de tomadas a ser disponibilizado, algo que deve ser pensado projetando a demanda. Mais e mais pessoas devem procurar carros elétricos, portanto, é preciso estabelecer alguma margem de sobra.
MHaus
O MHaus é o maior empreendimento misto, ou seja, empreendimento residencial e comercial, da grande Florianópolis. Localizado em Biguaçu, o MHaus é mais um produto da Construtora MTF.
A MTF compreendeu a importância das mudanças do carro elétrico em condomínios e o empreendimento tem ponto de carregamento para esses veículos. Um condomínio preparado para o futuro, onde os moradores poderão “abastecer” o carro a um elevador de distância.
Tecnologias
O ponto de carregamento é uma das tecnologias presentes no MHaus, mas não a única. Também em relação aos veículos, o condomínio terá identificação automática de todos que entrarem.
O portão, inclusive, pode ser acionado a metros de distância por causa dessa inovação, aumentando a rapidez e a segurança do acesso.
Áreas comuns
O residencial mais completo da região também dá um show quando o assunto é lazer. O empreendimento foi planejado para oferecer o melhor nas mais de 20 áreas de lazer totalmente mobiliadas e decoradas. São espaços que propiciam mais interação entre amigos e familiares, algo mais do que importante em nosso tempo. Além de mais qualidade de vida.
Energia
Faltou energia no bairro? Sem problemas! O MHaus está preparado até para os imprevistos. O empreendimento foi equipado com modernos geradores, para garantir o fornecimento de energia nas áreas comuns. Além disso, dois elevadores por torre podem funcionar via gerador.
Sustentabilidade
O MHaus não é apenas tecnológico, também é sustentável. O condomínio possui infraestrutura para coletar e reaproveitar a água da chuva, gerando economia e poupando recursos do Planeta.
Cultura do compartilhamento
Se você é mais uma pessoa que aprova a cultura do compartilhamento, e seus benefícios, o MHaus é a pedida certa. O primeiro destaque é o coworking, um ambiente inteligente para você trabalhar e ampliar seu network para os negócios.
Já na oficina compartilhada você terá fácil acesso aos recursos e ferramentas, economizando tempo e espaço. E, quando quiserem deixar o carro na garagem, os moradores podem fazer uso coletivo de bicicletas personalizadas do condomínio.
E então, você é mais um que vai querer ter carro elétrico em condomínios? Agora você conhece um imóvel com ponto de carregamento e outras vantagens que facilitam a vida e a tornam muito mais leve. Garanta sua unidade!