portaria-remota

Portaria remota e automações inteligentes: conheça essas tendências

Portaria remota, ponto para carregamento de carro elétrico, gerador de energia, tomada com USB… Se você está planejando a compra de um imóvel, essas são algumas das tendências de tecnologia e automações que você precisa considerar antes de fechar negócio.

O constante avanço tecnológico facilita atividades e processos rotineiros com soluções inteligentes. O imóvel que você escolhe viver não pode ficar para trás dessas inovações. Até porque a automação do condomínio não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para todos. 

A lista é grande quando falamos sobre soluções inteligentes para o condomínio e, com certeza, você conhece alguma delas. A portaria remota, por exemplo, é a automatização do serviço prestado pelo tradicional porteiro. Essa inovação permite que o controle de acesso seja feito à distância por meio de um sistema de videomonitoramento. É simples, tecnológico e seguro! 

Nos parágrafos seguintes você vai entender como essas tecnologias são benéficas para o seu futuro imóvel. Vem com a gente? 

 

O que é uma portaria remota?

A portaria remota é uma solução tecnológica que garante mais segurança para os condomínios. O sistema automatiza a portaria convencional, faz o controle e o gerenciamento do acesso condominial à distância.

A automação substitui o modelo convencional que estamos acostumados e faz tudo de forma remota, com o serviço realizado por meio de videomonitoramento. Isso é possível após a instalação de uma série de equipamentos integrados, como sistemas de voz, câmeras de segurança e alarme. 

Entender como a tecnologia funciona, é simples: pense em todos os serviços prestados por um porteiro, porém, à distância. Toda atividade que ocorrer na portaria do condomínio será atendida por funcionários da empresa prestadora do serviço, que estarão numa central de monitoramento. 

O atendente será a “ponte” entre você e o possível visitante, o entregador de correspondência e as demais demandas que surgirem. A empresa responsável realiza todas as etapas de identificação e liberação de entrada e saída do local, tudo isso 24 horas por dia e com protocolos bem definidos de segurança. 

Por exemplo, existe um processo para a entrada de visitantes e prestadores de serviço. A pessoa entra em contato com o funcionário da central de monitoramento por meio do equipamento instalado na portaria e se identifica. O funcionário contata o morador específico por ligação telefônica, interfone ou aplicativo, confirma a identificação do visitante e libera a entrada. 

Para os moradores, o acesso é feito por identificação, que pode ser com biometria, cartões magnéticos – as tags – ou, em alguns casos, por QR Code no celular. Caso você tenha algum automóvel, a entrada e saída são feitas a partir de um controle remoto não clonável. 

Agora que você entendeu o que é e como funciona o sistema de automação de portaria, vamos trazer as principais vantagens do recurso. A portaria remota é sinônimo de praticidade e segurança e a gente pode provar! 

 

Vantagens da portaria remota

A principal vantagem do sistema de automação de portaria é a garantia de mais segurança para o condomínio. Não apostar em imóveis com controle de acesso e recursos tecnológicos eficientes pode ser um grande risco. Isso porque o número de invasões em propriedades é significativo no país. 

Em 2021, por exemplo, foram registrados quase 34 mil roubos a residências no Brasil. Só em Santa Catarina foram mais de 1.200 ocorrências no mesmo ano. Viver num condomínio é uma opção mais segura, mas de qualquer forma, é preciso ficar atento se o investimento possui uma rede de segurança eficaz.

Condomínios que contam com o recurso de portaria remota têm à disposição uma central de monitoramento contínuo, 24 horas por dia. A empresa prestadora do serviço tem acesso a todas as câmeras de segurança que estão instaladas nas dependências da propriedade. Isso permite a prevenção, o apoio e a resposta imediata a situações adversas, como invasões e incêndios.

O serviço remoto diminui, por exemplo, a probabilidade de rendimento do porteiro por assaltantes, uma vez que não tem um profissional presente na portaria. A automação da portaria ainda conta com diversos dispositivos que auxiliam na segurança, como cerca elétrica, alarmes de pânico e sistemas de aberturas de emergência. 

Não é à toa que, em 2020, as buscas pelo serviço registraram um aumento de 20%. 

Outro benefício é a redução de erros. As empresas que fornecem a portaria remota contam com protocolos e procedimentos eficazes. Isso previne a falha humana, pois otimiza os processos e auxilia no trabalho dos profissionais que atuam nas centrais de monitoramento. 

Além disso, a portaria remota é a opção mais viável economicamente. O serviço representa uma economia de até 60% nas contas do condomínio, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

Se conferir o extrato do condomínio verá, por exemplo, que a folha de pagamento dos funcionários costuma ser um dos maiores custos. Com o sistema de automação de portaria, esses custos são reduzidos.

A redução chega no bolso do morador que paga uma taxa condominial menor. Outra vantagem é que, com a diminuição mensal dos gastos, é possível, inclusive, realizar mais investimentos em soluções inteligentes para o condomínio. 

 

Automações tecnológicas para condomínios

 

O que são?

Inovação e tecnologia são pontos-chave no segmento imobiliário. É nesse sentido que a automação condominial entra: nada mais é do que o uso de soluções tecnológicas para atender uma série de necessidades da convivência num condomínio. 

O objetivo da automação é aumentar a eficiência, segurança e confiabilidade dos processos. A aplicação no condomínio não é diferente. A automatização pode atingir várias atividades, como o controle de acesso e o monitoramento que mencionamos antes. 

É importante destacar que a automatização do condomínio não se restringe apenas ao monitoramento dos equipamentos físicos. Os recursos ajudam, também, na administração condominial, que muitas vezes demanda tempo de síndicos e administradores.  

No entanto, assim como em outros setores, as tecnologias disponíveis para os condomínios avançaram. Hoje, os empreendimentos imobiliários contam com uma lista grande de soluções inovadoras. Elas impactam desde o morador até o visitante. 

 

Quais as vantagens?

Se você quer comprar um imóvel e agora sabe o que são as automações condominiais, deve estar se perguntando se elas são necessárias, certo? A resposta é sim! São esses investimentos que garantem conforto, praticidade, economia e, sobretudo, segurança.

As automações inteligentes promovem maior praticidade para os administradores. Os síndicos, por exemplo, possuem ferramentas tecnológicas que permitem a otimização e a eficiência do serviço com o uso de softwares especializados. Além disso, a gestão do condomínio ganha transparência, facilitando a prestação de contas. 

Redução de gastos também é uma vantagem do investimento em automação. O uso das tecnologias permite que a equipe de funcionários do condomínio seja menor e as contas, consequentemente, caem em função disso. Outro exemplo é a utilização de um sistema de iluminação por sensores, que evita o desperdício e traz economia às taxas de energia.

Já os moradores têm o bem-estar garantido com as facilidades e o conforto proporcionados pelos recursos tecnológicos. 

 

Exemplos de automações tecnológicas para condomínios 

Além da portaria remota, existem outras inovações voltadas à automação condominial. É importante fazer uso das novas tecnologias a nosso favor, não só pela comodidade, mas em prol da segurança e eficiência.

A MTF sabe da importância dessas automações, por isso vem investindo em soluções que tornam os empreendimentos mais seguros, sustentáveis e modernos. 

A seguir, listamos algumas dessas tendências em automação que têm feito a diferença nos imóveis. Acompanhe!

 

Identificação automática de veículos

Graças a identificação automática dos veículos, o portão pode ser acionado a poucos metros de distância. Isso aumenta a praticidade, a rapidez e torna o acesso ainda mais seguro.

 

Ponto para lâmpada de emergência nos apartamentos

O ponto para lâmpada de emergência impede que o morador fique no escuro nos momentos em que falta luz em casa. Todas as unidades do MHaus possuem uma luz emergencial em cima da porta de entrada do apartamento para garantir iluminação quando houver queda de energia.

 

Gerador de energia

Os imprevistos de queda de energia também afetam as áreas comuns. O MHaus está equipado com modernos geradores, garantindo energia nesses locais, além de dois elevadores por torre ligados no gerador.

 

Reaproveitamento de água da chuva

Além de tecnológico, o MHaus é sustentável, o condomínio possui infraestrutura para coleta de água da chuva, auxiliando na economia e sustentabilidade.

 

Controle de acesso com biometria em portaria

As áreas comuns do MHaus são acessadas de forma inteligente, possibilitando autonomia, segurança e mais praticidade aos moradores.

 

Fechadura digital nos apartamentos

O MVillage Felicidade, por sua vez, tem fechadura digital. Para evitar fraudes, esse modelo de fechadura tem uma espécie de termômetro garantindo que o dono da impressão digital está tentando abrir a porta.

 

Acesso remoto ao apartamento

Nesse caso, para os moradores, o acesso é por reconhecimento facial, tag ou aplicativo de celular. Após ser identificado, o morador utiliza um dos formatos de liberação, na segunda porta, e não precisa usar chaves.

 

Controle de acesso biométrico no prédio e nas áreas comuns

Circular pelo prédio e áreas comuns também é mais seguro quando somente as pessoas autorizadas fazem isso. Hoje, também é possível entrar nessas áreas com uso da biometria.

 

Interfones inteligentes

Um interfone com câmera, que também é uma das mais modernas ferramentas de segurança para imóveis na atualidade.

 

Sensores de presença nas áreas comuns

Os sensores de presença mais comuns funcionam por detecção de calor. Quando a pessoa entra num ambiente com sensor, o calor emitido pelo corpo é um sinal elétrico, que aciona o que estiver conectado ao dispositivo.

 

Elevadores com sistema de resgate automático

O resgate automático faz uma bateria reserva entrar em funcionamento e movimentar o elevador até o próximo andar para liberar os usuários. Ou seja, o sistema corrige o defeito de queda de energia por causa dos seus sensores e receptores.

 

Modernidade e valorização

Morar num lugar com tanta facilidade é o desejo de qualquer pessoa. Por isso, modernidades como a portaria remota são fatores que valorizam o imóvel e o tornam cobiçado pela maioria das famílias.

Quer conhecer outra tendência e modernidade do setor condominial? Acesse nosso artigo sobre os empreendimentos mistos. Obrigado e até a próxima!

conheça o MHaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *