Uma solução criada para acabar com a burocracia na locação de imóveis. Ah, e oferecendo o mínimo que toda pessoa necessita: espaço (Air), cama (Bed) e café da manhã (Breakfast). Esta é a origem e o conceito básico do Airbnb.
Graças a invenção de três estudantes de design, pessoas em todo mundo conseguem ganhar algum dinheiro oferecendo espaços ociosos. De apartamentos a casas, ou apenas um quartinho. De quebra, ajudam quem precisa se hospedar em qualquer parte do mundo sem gastar uma fortuna.
Tudo funciona no meio online e a plataforma também pede avaliações, tanto do hóspede, quanto do locador. Com isso, é possível estimular uma boa relação entre as partes. O anfitrião precisa se dedicar a oferecer o melhor. O inquilino tem que cuidar do local como se fosse seu.
Pela facilidade e possibilidade de economia, o Airbnb logo se popularizou rapidamente. Consolidada, a ferramenta provocou uma verdadeira transformação na forma de anunciar e alugar imóveis.
O processo está bem diferente. Por isso, neste artigo, abordamos as principais mudanças, inclusive com suas vantagens e desvantagens. Quer entender a fundo essa revolução? Siga a leitura!
O que mudou após a criação do Airbnb?
Antes do Airbnb, qualquer turista procurando um lugar para se hospedar no verão precisava ir até a cidade antes de saber onde ia ficar. A pessoa normalmente chegava e tinha que procurar uma imobiliária perto de onde pretendia ficar. Sem muito tempo para pesquisar, o contrato era fechado logo nas primeiras visitas.
O cenário, hoje, é bem diferente. O turista pesquisa no meio online, analisa várias opções e escolhe sua acomodação antes de se deslocar para seu destino.
Lembra da figura do corretor de verão, aquela pessoa que ficava na beira da estrada com uma plaquinha de “aluga-se”? Ele está desaparecendo das ruas justo no momento em que as reservas online aumentam ano após ano. Não é uma coincidência.
Antigamente, além do corretor de verão, os anunciantes tinham os jornais da cidade, ou as imobiliárias como principais recursos. Agora, graças ao alcance global de plataformas como Airbnb, os imóveis são vistos em toda parte do mundo. Se antes o alcance era mais regionalizado, atualmente, é praticamente universal.
Isso quer dizer que mais pessoas são atraídas para os anúncios e as reservas são fechadas com mais facilidade. É uma mudança de perspectiva que trouxe diversas consequências para o mercado. Vamos esmiuçá-las a seguir, refletindo sobre benefícios e aspectos, digamos, um pouco negativos, que exigem atenção.
Vantagens da chegada do Airbnb
Facilidade no relacionamento
A primeira grande mudança da entrada do Airbnb no mercado é no relacionamento entre locador e locatário. O encontro das partes foi amplamente facilitado. Com isso, o aluguel passou a ser visto como um negócio que pode trazer renda extra o ano inteiro.
O “pulo do gato” é que em apps como Airbnb, a negociação é automatizada. O cliente tem a possibilidade de resolver tudo do conforto de casa, pelo celular e de forma segura. Dentro da plataforma ele descobre tudo que será oferecido em cada imóvel de interesse.
O locador, por sua vez, não tem que se preocupar em resolver as burocracias inerentes ao processo de locação. A plataforma agiliza a maior parte do serviço, deixando todos os lados seguros e satisfeitos.
Fim da sazonalidade
Antes do Airbnb era muito mais difícil encontrar imóveis em cidades litorâneas para estadias mais curtas, sobretudo na baixa temporada. Esse tipo de locação se restringia aos hotéis e pousadas. Quem tinha casa de veraneio perto da praia só conseguia competir neste mercado no verão.
Eis mais uma vantagem de plataformas como Airbnb. Elas têm alcance global e estão tomando o espaço dos meios tradicionais de hospedagem. Ou seja, o aluguel de curta duração está perdendo a sazonalidade, podendo ser explorado o ano inteiro.
No passado, quem viajava para fazer cursos, reuniões profissionais, ou simplesmente turistar não tinha vida fácil. Hoje, entretanto, essas pessoas encontram imóveis para ficar por alguns dias. E não importa se é verão, outono, primavera ou inverno.
O maior volume de demanda e os preços mais altos para diárias continuam mais comuns no verão. Mas, ao contrário de um passado nem tão distante, é possível manter um bom fluxo de hospedagem e faturamento o ano inteiro, graças a soluções como Airbnb.
Facilidade para ser encontrado
O Airbnb é uma plataforma utilizada no mundo inteiro. Qualquer pessoa com um celular e internet pode baixar a ferramenta sem pagar nada e procurar imóveis. Isso representa muito mais agilidade para os dois lados: quem procura e quem tem imóvel disponível.
Quer mais facilidade? A reserva pode ser feita pelo aplicativo, de forma prática e segura para os dois lados. O Airbnb, portanto, facilita a vida de quem quer encontrar e quem quer ser encontrado. Ou seja, é um elo confiável, que proporciona uma experiência inovadora e agradável a todos os envolvidos.
Mais lucro
Plataformas como Airbnb também são vantajosas porque podem trazer uma renda ainda maior se comparadas ao aluguel tradicional, por exemplo. No modelo tradicional, proprietário e inquilino entram em acordo num valor mensal.
O montante é registrado inclusive em contrato e o reajuste, normalmente anual, vai depender da variação de índices como IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Isso significa que a margem de lucro do proprietário terá sempre um condicionante. Além disso, nesse formato de locação, o mesmo inquilino acerta o mesmo valor todo mês, durante um ano.
Agora, vamos calcular a diferença de lucro para o dono do imóvel, considerando um apartamento que custa R$1.500,00 por mês. Por dia, esse aluguel é de R$83,00.
No Airbnb, o proprietário cobra por diária e o hóspede faz a reserva do imóvel pelo tempo de estadia. Dependendo da estrutura, o proprietário pode cobrar em torno de R$120,00 a diária.
Caso consiga manter o espaço ocupado durante o mês inteiro, a renda mensal chega a R$3.600,00, ou seja, um valor 140% acima da locação anual.
Aspectos que podem gerar desvantagem
Feedback público
Assim como têm suas vantagens, as plataformas como Airbnb impõem desafios aos proprietários. São fatores que exigem atenção e que, se relegados, podem gerar desvantagem de mercado.
Uma delas é a forma de feedback. No passado, um hóspede insatisfeito após a locação tinha poucos recursos para registrar a experiência. A pessoa poderia, no máximo, narrar o que vivenciou aos amigos e familiares.
Pouquíssimas pessoas teriam acesso a eventuais reclamações e o reflexo delas para o proprietário eram diminutos. Ele poderia seguir locando o espaço sem grandes problemas.
Hoje, entretanto, quando o inquilino não gosta da hospedagem por algum motivo, ele tem como abrir isso para o mundo. O Airbnb tem um sistema de comentários que pode ser visto por qualquer outra pessoa interessada no imóvel em questão.
Isso significa que o cliente está muito mais empoderado. Um comentário, negativo ou positivo, tem reflexo instantâneo e pode destruir ou solidificar a reputação de um imóvel. Os elogios têm o poder de atrair pessoas e o valor da diária pode até ser incrementado. As críticas, entretanto, com certeza afetarão a procura.
Nesse contexto, aos proprietários, resta uma saída: se esforçar para oferecer uma estadia livre de defeitos aos seus hóspedes.
Aumento na exigência do cliente
Outro ponto de atenção do Airbnb para anfitriões que não querem se sentir em desvantagem é a exigência do cliente. Com portas abertas em todo mundo, as pessoas visualizam os melhores imóveis em qualquer lugar do Planeta.
Ou seja, os viajantes estão com a expectativa nas alturas, pois conhecem o que há de melhor em qualquer canto. Se o local não preza por excelência e conforto, não vai atrair muita gente.
Você quer alugar no Airbnb? Então, não abra mão do mínimo:
- TV a cabo;
- Internet de qualidade;
- Instalações confortáveis;
- Acomodação higienizada;
- Estrutura completa (liquidificador, secador, micro…).
Os novos inquilinos não perguntam se a casa terá esses itens. Eles têm isso como expectativa e, às vezes, como uma certeza.
Precificação
A precificação também mudou bastante. O que ocorreu, na verdade, foi um equilíbrio maior dos preços. Basta pensar: antes, quem ofertava e quem procurava imóvel tinha que negociar os preços pessoalmente.
Buscando mais lucro, os donos anunciavam imóveis com preço nas alturas e negociavam na hora. O cliente fechava com a sensação de bom negócio e o locador saía “bem na foto” e lucrava acima da margem comum.
Agora, sem a possibilidade de negociar frente a frente, o locador precisa definir um valor competitivo logo no anúncio. Ofertar um imóvel 20% acima do preço para negociar depois não funciona mais.
Acessando inúmeras possibilidades no Airbnb e pensando em economizar, as pessoas tendem a escolher o melhor custo-benefício. Quer alugar pelo Airbnb? Considere essa mudança de paradigma.
Além disso, tenha em mente o seguinte: não importa a forma de locação que você vai escolher. Quem pretende alugar na temporada tem que investir num imóvel bem localizado e manter cuidados constantes na casa ou no apê.
Se a exigência do cliente aumentou e a facilidade também, cabe ao proprietário apostar e oferecer o que há de melhor. Quer uma dica? A Construtora MTF tem imóveis de primeira linha, perto da praia, em regiões desenvolvidas e estruturadas.
São empreendimentos capazes de satisfazer a alta expectativa de quem está de férias, ou procurando estadias mais curtas. Quer conhecer esses imóveis para analisar a possibilidade de investimento? Não perca mais tempo!
Uma infinidade de clientes quer estar nesses lugares, nem que seja por uns dias, e você pode ganhar muito dinheiro por causa disso. Aproveite!