Espaço para pet no condomínio: entenda os benefícios de contar com esses espaços

Eles fazem a alegria da casa e, por isso, as empresas mais antenadas do mercado imobiliário estão criando espaços para pets no condomínio. Os cachorros são os preferidos entre os animais domésticos no Brasil. Companheiros, jamais negam um carinho e são membros da família em alguns casos. Os gatos também estão em muitos lares, com seu perfil mais independente e não menos fofo.

No artigo de hoje, mostramos o conceito de pet care, pet place e os benefícios de ter uma área pet no condomínio. As vantagens são percebidas tanto pelos tutores, quanto pelos próprios animais. Quer conhecer essa nova realidade dos empreendimentos? Siga a leitura!

 

Como é o espaço para pet no condomínio

Um local para o animal brincar, gastar energia, fazer atividades, diminuir o estresse e a ansiedade que vem quando ficam presos nos apartamentos. Esse é o conceito de um espaço pet e, agora, eles estão chegando nos condomínios. Nas estruturas mais simples, os espaços pets têm playgrounds para cachorros e outros atrativos que podem melhorar a qualidade de vida dos queridos pets. 

 

Pet care

Também chamado de banho e tosa, ou pet center, o pet care é um espaço onde o tutor pode cuidar da higiene do animal. O local costuma ter áreas de banho, bancadas, gancho para coleira, tanque de lavagem, chuveiro e secador. Também pode vir com brinquedos e ração. O grande benefício é a comodidade de não depender, sempre, de serviços externos para a higiene do pet. Além disso, é possível economizar nos gastos.

Mas ainda para quem prefere praticidade, é possível chamar um especialista semanalmente para dar banho nos pets do condomínio. Assim os custos serão menores por serem divididos entre os condôminos e por já disponibilizarem toda a estrutura.

 

Pet place

O pet place é um local estruturado para que os animais façam exercícios e brinquem. Além disso, podem receber cuidados e conviver com outros animais. Sabe o conceito de playground das crianças? É o mesmo!

Pensando no crescimento do número de famílias com pets, as melhores construtoras estão no movimento de projetar empreendimentos com espaços comuns de convívio para os moradores e seus animais de estimação. Estamos falando, portanto, de uma área reservada para o bem-estar e cuidado dos pets dentro do condomínio.

 

Benefícios do espaço para pet no condomínio

 

Qualidade de vida

O ritmo de vida das pessoas está cada vez mais agitado. Com isso, toda otimização do tempo é bem-vinda. Eis a primeira vantagem do espaço para pet no condomínio: garantir a qualidade de vida dos patudos.

O local estará disponível para um passeio a metros de casa sempre que for preciso. E quem tem pet, principalmente cachorro, sabe que eles sempre precisam. Em alguns casos o dono pode não ter tempo para ir até o parque mais próximo com o animal, por isso, a opção no condomínio é sinônimo de qualidade de vida para ambos.

O dono vai ter mais momentos com o animal e o pet  vai ter uma rotina mais feliz e divertida.

 

Interação com outros animais

Para os seres humanos, socializar é fundamental. No caso dos animais, também. O bem-estar e desenvolvimento dos bichanos é favorecido quando o convívio deles é mais frequente com outros seres da mesma espécie. Com espaço para pet no condomínio, seu animal pode ver, brincar e correr com outros animais.

Outro benefício dessa interação é que o animal vai melhorar o comportamento, sabendo se portar junto de outros bichos.

 

Valorização do condomínio

Atualmente, investir em condomínios com áreas pet agrega tanto valor quanto os empreendimentos que têm espaços infantis. Assim como você pode gostar de um condomínio com espaço pet, milhões de famílias também possuem animais no Brasil. 

Por isso, apartamentos com esse diferencial devem ter mais valor agregado no futuro. Afinal, quem tem pet vai dar preferência a imóveis que pensam no conforto dos bichinhos.

 

Segurança

Além da comodidade para os donos, uma área pet no condomínio, pode trazer mais segurança para o passeio com o animal de estimação. Sair na rua com cachorro ou gato pode trazer alguns riscos. Os mais assustados podem ouvir algum barulho, soltar-se da coleira e tentar fugir. Os mais curiosos podem fazer o mesmo para correr atrás de algo.

Um espaço para pet no condomínio reduz esse tipo de risco a zero. Geralmente, os locais possuem cercas ou estruturas semelhantes que impedem uma fuga indesejada. Outro ponto positivo é que costumam ter grama, aumentando o conforto do pet, pois caminhar no asfalto quente pode até queimar as patinhas deles.

 

Adestramento

Quem ainda está na fase de adestramento do animal de estimação também vai se beneficiar com um espaço para pet no condomínio. Alguns projetos possuem rampa, arcos e túnel para treinar o animal. Com isso, é mais fácil e divertido ensinar alguns comandos e a comunicação entre tutor e pet vai melhorar, trazendo muitos benefícios para o comportamento dos bichos.

 

Cuidados importantes nos espaços pet

 

Segurança

O espaço pet no condomínio também dialoga com a cultura do compartilhamento, porém, cachorros maiores podem ser muito brincalhões e não ter noção da sua força e tamanho. Nesse caso, podem parecer agressivos e perigosos para os menorzinhos. 

Os tutores desses animais devem se conscientizar e, se for o caso, o bicho deve utilizar coleiras e focinheiras para que todos se sintam seguros e possam se divertir sem preocupação.

 

Vacinação

Para garantir que todos se divirtam à vontade no espaço para pet no condomínio com outros animais, os tutores devem seguir a cartilha da vacinação dos bichos. Antes de levar cachorro ou gato para qualquer ambiente externo, é preciso que eles estejam com as vacinas em dia.

 

Filhotes e fêmeas

O cuidado deve ser maior com filhotes e fêmeas no período fértil. No caso dos filhotes, é preciso concluir a fase de vacinação. Já as fêmeas que se reproduzem não devem ser levadas ao espaço pet no período fértil – também chamado de cio. Tais cuidados se estendem a cães e gatos.

 

Higiene

Os pets podem ser ensinados a fazer suas necessidades no devido lugar. Além disso, os espaços para pet no condomínio geralmente têm áreas específicas para isso. Mesmo assim, alguns podem querer deixar sua marca onde não deve. Para manter o bom convívio e a diversão de todos, o ideal é que o dono leve um saquinho para recolher “pequenos acidentes” no espaço pet.

O MHaus, o mais novo empreendimento misto da MTF, uniu os conceitos de pet care e pet place para garantir mais um atrativo naquela que é considerada uma das maiores áreas de lazer da Grande Florianópolis. O MHaus terá uma estrutura completa para os pets para que você possa cuidar do bem-estar do seu amigo com total comodidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *