cultura do compartilhamento

Cultura do compartilhamento: uma nova tendência nos condomínios!

Na construção civil, o compartilhamento é uma tendência mundial e as construtoras que entenderam essa dinâmica mais rápido estão à frente das demais e lançando empreendimentos inovadores. O compartilhamento está presente através de espaços e serviços que são utilizados de forma coletiva entre os moradores.

O resultado é um condomínio mais unido, interativo e com muitas opções de convivência. Mais do que isso, o morador encontra uma diversidade de espaços e experiências com custos muito mais baixos e não precisa fazer diversos gastos extras, pois o condomínio é completo.

Quer entender melhor o conceito da cultura do compartilhamento e suas vantagens nos novos condomínios? Siga a leitura!

 

O que é a cultura do compartilhamento?

A cultura do compartilhamento tem relação direta com a economia compartilhada, ou economia colaborativa. Basicamente, é um freio no consumo de produtos e serviços. É também uma forma de gerar mais solidariedade tanto nas pessoas, quanto nas empresas.

Quem adere à cultura do compartilhamento não está tão preocupado em acumular, mas em dividir. É uma pessoa consciente em relação aos problemas ambientais que o Planeta enfrenta.

Atualmente, o compartilhamento está presente em diversos momentos do cotidiano. Quando você chama um motorista de aplicativo, por exemplo. Quando se hospeda na casa de alguém e usa a internet atrás de preços mais acessíveis do que nos hotéis.

Outro exemplo atual da cultura do compartilhamento é o crowdfunding, ou campanhas de financiamento coletivo. Elas são usadas, geralmente, para arrecadar recursos em torno de uma causa, como pagar procedimentos médicos de pessoas carentes.

A economia colaborativa está presente do transporte à educação, passando pela saúde, serviços e, agora, também no mercado imobiliário, erguendo condomínios diferenciados.

 

Benefícios da cultura do compartilhamento

A cultura do compartilhamento é uma verdadeira rede de benefícios. Eles são percebidos tanto a nível pessoal, trazendo praticidade, economia, como também em questões gerais, como no caso do meio ambiente. Veja os detalhes em seguida!

 

Praticidade

A praticidade é um dos grandes benefícios da cultura do compartilhamento em condomínios. Em um condomínio com bike share, por exemplo, você consegue pegar uma bike emprestada e fazer tudo perto de casa de forma prática e até saudável. E o melhor: sem tirar o carro da garagem, gastar tempo no trânsito e combustível.

 

Simplicidade e conforto

Outro grande benefício do compartilhamento é a compactação do apartamento. Mais um sinal de que houve mudança no pensamento da sociedade. No passado, ficou aquela ideia de que acúmulo simboliza status e riqueza. 

Hoje, a preocupação do acúmulo está dando vez às boas experiências da vida e as pessoas abrindo mão de casarões para estar em apartamentos menores e mais confortáveis. E mais do que isso, você não precisa acumular porque já terá tudo disponível no seu condomínio. 

 

Otimização do espaço

Apartamento menor não significa apartamento minúsculo. A mudança permite que a família aproveite, do melhor jeito, cada canto do apartamento e se divirta com o mundo dentro do condomínio. 

A lavanderia compartilhada, por exemplo, acaba com a necessidade dos varais com roupas ocupando toda a sacada. O apartamento não precisa nem mesmo ter a área de serviço com roupas penduradas e uma máquina de lavar enorme. Economia de água, de energia e mais espaço à disposição no apartamento para o que realmente importa.

 

Pessoas mais saudáveis

Médicos sempre ressaltam a importância dos exercícios físicos para a saúde e pedalar é um dos mais indicados. Os empreendimentos que seguem a cultura do compartilhamento possuem estações de bike share, ou seja, o morador pode utilizar bicicletas para resolver questões perto de casa.

Entre os benefícios, o bike share melhora a saúde e o bem-estar dos condôminos, mantém carros na garagem e gera economia de tempo. Para o trânsito da cidade, menos congestionamento, para os moradores, mais qualidade de vida. Além disso, ainda há as academias que também são espaços coletivos dentro do próprio condomínio onde você pode fazer o seu treino junto aos outros moradores.

 

Relacionamento entre as pessoas

A vantagem de um condomínio completo e que valoriza a cultura do compartilhamento é que as pessoas tendem a permanecer mais tempo dentro dele. Com isso, o convívio social entre os vizinhos aumenta bastante, ajudando a construir o senso de confiança e comunidade entre os moradores.

 

Benefícios ao meio ambiente

A economia colaborativa faz o carro, a bike, a máquina de lavar roupa serem usados por todos, garantindo que os produtos sejam reciclados e reutilizados até os seus ciclos de vida completos. O grande benefício por trás disso é reduzir o desperdício e os danos ao meio ambiente.

 

Benefícios econômicos

Uma estrutura completa a um valor bem menor. Como as manutenções e toda a estrutura são mantidas por todos os moradores, as pessoas têm acesso a espaços muito melhores estruturados a um valor muito mais atrativo. São equipamentos mais modernos e inovadores à disposição dentro do próprio condomínio.

Além disso, quando você aluga o apartamento e recebe turistas, ou utiliza o próprio carro para transportar passageiros na cidade, está ganhando dinheiro e compartilhando bens. Todo mundo ganha: o usuário está acessando serviços que oferecem mais conforto a preços muito mais em conta, você está lucrando e a economia da cidade girando.

 

 

MHaus, um empreendimento com a cultura do compartilhamento

A cultura do compartilhamento é o grande conceito do MHaus, pré-lançamento da MTF em Biguaçu. O MHaus vem repleto de espaços para uso coletivo dos condôminos, proporcionando aos moradores os grandes benefícios dessa cultura. São espaços que consolidam a ideia de convivência, socialização e, ao mesmo tempo, permitem uma vida mais prática, ágil e fácil.

Pensando ambientalmente, na saúde dos moradores, o MHaus também investiu na ideia do bike share. No caso das bicicletas, a cultura do compartilhamento pode ser qualquer configuração em que a bike viaja com múltiplos usuários durante o dia. O MHaus oferece essa possibilidade.

Outro atrativo é o coworking. Você gostaria de ter um escritório à disposição, sem precisar investir em home office? Gostaria que o escritório fosse do lado de casa? O MHaus tem espaço coworking, trazendo mais praticidade para os moradores que trabalham com flexibilidade. O escritório sai de dentro de casa e vai para o lado de casa!

Outra maravilha do MHaus é a lavanderia compartilhada, facilitando o dia a dia da família, a limpeza em casa e liberando as sacadas para a vista e o lazer. 

A oficina compartilhada do condomínio MHaus é mais um sinônimo da facilidade da cultura do compartilhamento. O morador terá materiais à disposição quando precisar, dispensando investimentos em utensílios que não são aproveitados todos os dias. Seria bom ter uma oficina na esquina de casa para acessar ferramentas básicas, como martelo e furadeira? O MHaus terá!

Também merece destaque o terraço coletivo do empreendimento, mais um local para interação e troca de experiências entre os condôminos.

Gostou da leitura? Continue navegando aqui no blog para acessar outros conteúdos do mercado imobiliário.

 

comprar imóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *