decorado

Saiba como aproveitar ao máximo a visita ao decorado

Um apartamento decorado é aquele inteiramente ornamentado e onde todos os cômodos recebem mobília e decoração. As construtoras geralmente trabalham com essa opção para oferecer aos seus clientes uma representação do imóvel. 

A visita ao decorado é útil em muitos sentidos. Quem pretende poupar adquirindo um imóvel na planta, por exemplo, vai se beneficiar bastante. O decorado é uma das representações mais fiéis do imóvel como ele será na prática, com móveis e objetos pela casa.

É possível enxergar formas de distribuir os móveis nos diferentes cômodos. Ou seja, a pessoa terá uma boa noção de como ficará o apartamento finalizado. Por isso, neste artigo, abordamos a importância da visita ao decorado e o que você precisa observar no imóvel.

Além disso, temos algumas perguntas como sugestão que você pode fazer ao corretor quando estiverem no apartamento. Quer aproveitar ao máximo essa experiência? É simples: siga a leitura!

 

A importância da visita ao decorado

A visita ao decorado mostra detalhes que podem ficar escondidos nas imagens da planta do apartamento. A experiência também é uma imersão mais próxima do real do que as fotografias de divulgação do imóvel.

O lugar onde vivemos não é vazio e sem vida como um apartamento novo em folha sem mobília. Num apartamento decorado, você terá a visão total do imóvel. A visita vai mostrar a decoração e a disposição de móveis que realmente é possível. Além disso, pode revelar se alguma ideia da qual você não abre mão é viável, e claro, sugerir novas ideias para a sua nova casa.

Comprar um imóvel é um dos passos mais importantes na vida das famílias. Por isso, é fundamental observar cada detalhe com atenção e o decorado permite isso. Funciona como uma mostra da ‘vida como ela é’ da porta para dentro. 

Você finalmente saberá o tamanho do imóvel, o espaço disponível em cada cômodo e pode imaginar tudo pronto. Para quem compra na planta, a visita é um passo fundamental. Ela com certeza vai evitar surpresas e permitir que a família se planeje melhor e conheça o padrão de qualidade da construtora.

A seguir, elencamos alguns benefícios de visitar um imóvel decorado. Confira:

  • Inspira futuras ideias;
  • Possibilita conhecer o bairro;
  • Traz uma visão global do imóvel;
  • Pode tirar dúvidas com o corretor;
  • Ajuda no planejamento da mudança;
  • Conhecer o padrão construtivo da construtora.

 

O que observar na visita ao decorado

A visita ao decorado é bastante esclarecedora e benéfica, mas deve ser orientada por alguns pontos de atenção. Isso porque, diante de tanta informação, algumas pessoas esquecem de observar o essencial, como a divisão do espaço e os acabamentos. Com olhar mais atento, também é possível evitar armadilhas.

A seguir, apresentamos e explicamos o que de mais importante deve ser observado durante visitas em apartamentos decorados.

 

Tamanho total

O primeiro ponto de atenção é relativo ao tamanho do imóvel. Somando todos os cômodos, comuns (cozinha, sala) e íntimos (quartos, banheiros), o apartamento comporta bem sua família?

A área de lavanderia tem espaço suficiente para uma máquina de lavar, ou será preciso apertar uma lava e seca no local? Avalie isso na visita ao decorado pensando, sempre, no conforto de todos.

Outro cuidado: muitos decorados têm sala ampliada, passando a impressão de que o espaço é maior. Na visita, procure entender se o projeto segue a planta original ou se você precisará lidar com reformas, para conhecer o real tamanho dos cômodos.

 

Espaço dos cômodos

Na maioria dos casos, a visita ao decorado mostra o espaço real de cada cômodo e sua exata divisão na casa. Cada membro da família pode ver se o quarto desejado tem espaço suficiente, inclusive com móveis dentro.

O espaço do imóvel é otimizado? Num apartamento menor, por exemplo, onde cada centímetro importa, menos corredores significa mais espaço para os cômodos.

A disposição dos cômodos também é importante. Se a casa tem dois quartos e um só banheiro, o ideal é que ele esteja entre os quartos. Com isso, todos os familiares têm a mesma facilidade de acesso.

 

Possibilidades para decoração

O nome é auto-explicativo: um imóvel decorado é aquele preparado para ser exibido ao interessado na compra. Para tanto, o ambiente recebe o toque de profissionais que sabem como deixar uma casa mais aconchegante.

Por isso, na visita, anote as possibilidades decorativas que a experiência lhe proporcionou. Ainda que não queira ou não consiga aplicar as ideias no todo, adaptações podem cair bem. Para além das questões de decoração, as soluções para otimizar o espaço tendem a ser úteis.

Analise o tamanho dos móveis mais importantes, como a estante da sala, a mesa da cozinha e os sofás. O espaço comporta quantas poltronas? Tem espaço para colocar alguns vasos de plantas?

Na cozinha, os armários são grandes, espaçosos e oferecem praticidade às tarefas? O cômodo pode ter poucos eletrodomésticos ou ser transformado numa cozinha completa? As respostas ajudarão você a definir modelos e variedades dos móveis na sua casa nova.

 

Qualidade dos acabamentos

O acabamento é outro importante ponto de atenção na visita ao decorado. Você tem que conferir se o imóvel modelo está bem construído. Observe, por exemplo, se a pintura está caprichada e os revestimentos bem colocados. Esses aspectos mostram se a construtora teve cuidado na escolha de materiais e se preocupou com a qualidade do imóvel.

Outra questão é que, nem sempre, o acabamento é o mesmo na hora da entrega da obra. Para fugir de ilusões, conheça o memorial descritivo do imóvel. O documento tem a relação dos materiais que realmente serão empregados na construção. Fazendo isso, você confirmará se o padrão de qualidade dos acabamentos, do futuro apê, é o mesmo do modelo apresentado.

 

Detalhes da rotina

Detalhes importantes como, o registro de água. Ele é central, ou distribuído em mais de um local? Os pontos elétricos, estão em locais que vão facilitar a sua rotina?

Analise, também, o tamanho dos móveis do decorado, porque eles provavelmente levam em consideração a circulação das pessoas na casa. A iluminação e a ventilação dos cômodos deve ser suficiente para proporcionar qualidade de vida para a família.

Na visita ao decorado, aproveite para entender com o seu corretor mais detalhes sobre as áreas comuns do condomínio. Lazer é um pilar importante da vida. Não esqueça de conferir também sobre a vaga de garagem. Você terá apenas uma vaga? Será vaga dupla? Vale também conferir se você terá direito a hobby box ou não.

 

Como tirar o máximo proveito da visita

Você já tem uma excelente base para fazer a visita ao decorado se observar os pontos de atenção dos tópicos anteriores. Mas você consegue otimizar a experiência de conhecer como ficará o apartamento pronto se fizer alguns questionamentos ao corretor. 

A visita ao decorado também serve para tirar dúvidas e elas são comuns na busca por um novo apartamento. Quer concluir sua avaliação sem deixar nenhuma pendência? Veja as dicas a seguir!

 

Metragem e planta

Os empreendimentos costumam possuir unidades de diferentes plantas e metragens. Pergunte ao corretor se a metragem do decorado é a mesma da unidade que você gostou e quer comprar. Nem sempre a construtora decora todas as opções de planta, então, procure tirar essa dúvida para não se frustrar.

 

Posição do imóvel

Outra questão importante, que às vezes fica em segundo plano, é a posição do imóvel. O decorado, geralmente, está num local estratégico para a construtora mostrar o que há de melhor no empreendimento. Os pontos principais desse aspecto são os períodos de incidência de sol e a vista.

 

Entorno e vista

Outra pergunta importante é saber se um novo prédio pode ser erguido ao lado. Em caso positivo, seria interessante descobrir a que distância esse vizinho pode surgir. Dependendo da resposta, no futuro, a vista e a iluminação de alguns pontos da casa podem mudar.

 

Realidade x artifício de venda

O decorado é um artifício de venda para as construtoras. As empresas mais sérias não querem enganar o cliente, mas mostrar o potencial do empreendimento. Só que o modelo decorado costuma receber bons investimentos e você precisa aguçar a percepção para evitar distorções. Caso algum detalhe salte aos olhos, pergunte se fará parte da entrega, ou se é para inspirar a futura decoração. Inclusive, há construtoras que vendem o apartamento decorado na hora da entrega, se você gostar dos móveis e da disposição do apartamento, vale analisar esta opção.

 

Loja de vendas do MHaus

O MHaus é um empreendimento misto que vai transformar a cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis. Inaugurada em novembro de 2021, a loja de vendas do MHaus trás uma experiência única iniciada por um tour histórico da cidade e na sequência um tour sobre o empreendimento. Além disso, a loja conta com três apartamentos decorados de 1, 2 e 3 dormitórios, oportunidade perfeita para uma visita e para conhecer o padrão da construtora.

Está cogitando comprar uma unidade no MHaus? Então, você também pode visitar a loja para tirar todas as dúvidas relacionadas ao empreendimento. Profissionais qualificados atenderão a família no local para ajudá-los na busca do novo lar.

Você gosta de vivenciar experiências únicas e marcantes de compra? Então, mais um motivo para conhecer a loja de vendas do MHaus. Você sairá da visita com a exata noção de como a vida será diferente. Vai voltar para o seu endereço atual com a certeza de que, em breve, ele mudará, porque você conheceu um lugar ainda melhor para viver.

A loja de vendas do MHaus fica aberta todos os dias, das 9h às 19h na Av. Marcondes de Mattos, no Centro de Biguaçu, ao lado do canteiro de obras do empreendimento. 

Estamos esperando você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *