Conheça as últimas tendências para a decoração da sua casa

Toda vez que chegamos em casa, o que mais queremos é encontrar um ambiente acolhedor, harmonioso, confortável, que facilite o convívio. Para que isso seja possível, esse ambiente precisa ter objetos específicos e as coisas que amamos. Se você quer ajuda para decorar a casa, temos uma boa notícia: neste artigo, apresentamos as tendências para a decoração de 2022.

É claro que cada pessoa tem seu gosto e você não tem que aplicar todas as tendências. Aliás, nem deve, para não transformar sua casa numa verdadeira escola de samba. De qualquer modo, são caminhos que você pode seguir, com moderação, para viver num ambiente melhor e mais aconchegante.

Você sabe, por exemplo, por que as plantas agregam tanto? Já entendeu porque o dourado vai e volta com tanta força? Os elementos naturais e o uso de dourado são algumas tendências de decoração de 2022 que apresentamos no texto. Quer conhecer as outras? Siga a leitura!

 

Tendências para a decoração em 2022

 

Estilo retrô em móveis e objetos

O estilo retrô é a primeira das tendências para a decoração de 2022 que gostaríamos de destacar. É um estilo carregado de nostalgia, afinal, se apropria de objetos, móveis e referências que ficaram no passado.

Cabe destacar que, nos dias de hoje, a modernidade não pode ficar de fora. Isso quer dizer que o estilo retrô é uma tendência de decoração para 2022, porém, promovendo sintonia entre o antigo e o novo.

Mas, se você sempre quis decorar a casa com objetos mais antigos, cheios de memória afetiva, chegou a hora! Segundo os especialistas, inclusive, os móveis vintage também estão com força total. Isso porque os profissionais de design estão no movimento de priorizar opções sustentáveis na decoração das casas.

Ao comprar de lojas sustentáveis, que não abrem mão de alta qualidade, a pessoa adquire móveis que ficam conservados por mais tempo. Além disso, é possível poupar dinheiro e ajudar a proteger o meio ambiente. É nesse contexto que, em 2022, brechós, lojas de móveis usados e até os antiquários podem crescer muito.

 

Móveis e espaços multifuncionais

Espaços e móveis multifuncionais também são tendências para a decoração neste ano. As duas alternativas são essenciais para tornar a casa mais versátil, reduzir custos e facilitar a rotina da família.

No caso dos móveis multifuncionais o ganho está em obter mais de uma função por peça. Entre os exemplos, está o armário com mesa retrátil. Em tempos de home office, ter uma mesa a mais em casa é um grande benefício.

Graças à mobília multifuncional, mais é menos. Você tem um móvel que cumpre a função de dois ou três e, para isso, utiliza um só espaço. O ambiente fica mais aconchegante e, ao mesmo tempo, funcional, porque os móveis podem adaptar a estrutura ao uso.

As restrições da pandemia e as jornadas de trabalho mais flexíveis também aumentaram a importância dos espaços multifuncionais. Precisando trabalhar ou estudar em casa, as pessoas aderiram a soluções que otimizam cada cômodo e aproveitam cada centímetro.

Novos projetos devem surgir considerando essa demanda: cômodos com mais de uma utilidade. Entre os ganhos mais desejados está a criação de estações de trabalho em áreas pouco aproveitadas da casa.

 

Minimalismo

O minimalismo é mais uma das grandes tendências para a decoração em 2022, principalmente na mobília. Não foi exatamente neste ano que a ideia de reduzir o consumo apareceu. Mas, no mundo pós-pandemia, ela será ainda mais importante. 

Linhas retas e formas geométricas mais simples são marcas do minimalismo. Mas o grande diferencial desse estilo é que os ambientes ganham em conforto e funcionalidade, porém, não há excesso de informação.

Você pode apostar em cores neutras, poucos objetos e móveis multifuncionais. Também pode explorar melhor a iluminação natural da casa e, nas janelas, usar cortinas mais claras e de tecido leve.

Outra característica da decoração minimalista é a qualidade em detrimento da quantidade. Ou seja, sua casa terá menos móveis, porém, todos serão bons. A prioridade é manter apenas o que é importante ou útil em casa.

 

Automação e inteligência artificial

Depois que o ser humano percebe como a vida pode ser mais fácil com determinadas soluções, não tem volta. Inovações trazidas pela automação e inteligência artificial também aparecem como tendências para a decoração em 2022.

A automação pode deixar a rotina mais funcional, aumentando a praticidade em tarefas simples da casa. Não é mais apenas acender e apagar a luz. O robô Astro, da Amazon, por exemplo, anda livremente pela casa fazendo de tudo um pouco.

Enquanto o dono trabalha, ele transmite ao vivo o que acontece na casa. Se algo parecer errado, pode emitir alarmes. Ele também interage com dispositivos eletrônicos, como smartphones, TVs e caixas de som.

Você também pode contar com o Astro para ligações de áudio e vídeo, na hora de escolher filmes ou séries no streaming e músicas para a família no churrasco. Precisa de uma mãozinha com os pets? O robô pode aprender a repor a comida deles.

Os assistentes virtuais podem não ter a presença de um belo conjunto de plantas na casa. Mas eles conferem um toque de modernidade e funcionalidade no ambiente.

 

O velho e bom dourado

O dourado é um clássico que se destacou em décadas passadas e está novamente em alta. Presente nos detalhes e revestimentos, o dourado também fez sucesso nos anos 20, 60 e 70. Agora, volta a brilhar depois dos anos 2000.

Comum nas casas mais luxuosas, o dourado se faz presente nos acabamentos, por exemplo, nas molduras de quadros e espelhos, ou nos vasos de decoração. Na cozinha, pode estar em louças, bandejas e porta-objetos.

Você também pode apostar em móveis com detalhes em dourado. Ou ainda na composição por meio dos tecidos, por exemplo, um tapete com fios em dourado. As cortinas com lurex, um tecido que possui um brilho intenso, também remetem à cor.

O dourado é uma excelente opção de decoração para 2022, graças a sua capacidade de conferir sofisticação aos ambientes. Você precisa apenas de um cuidado: não exagere! Em excesso, o dourado pode carregar a decoração.

 

Plantas e outros elementos naturais

Os elementos naturais, como plantas e móveis rústicos, também serão uma das tendências para a decoração neste ano. Depois que a pandemia aumentou o tempo de permanência das pessoas em suas casas, o que elas mais querem é algum contato com a natureza.

No caso das plantas, você tem que escolher aquelas que conseguem se desenvolver bem dentro de casa. As orquídeas, por exemplo, podem ser cultivadas à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. 

A zamioculca é resistente em locais com baixa luminosidade natural. As peperômias podem ficar à meia-sombra. Além de embelezar o ambiente, as plantas trazem saúde, porque ajudam na purificação do ar.

Mas, em 2022, a natureza entra dentro das nossas casas de outras formas. Você pode valorizar uma parede com um painel de pedras, compor itens da mobília com fibras e tecidos naturais.

É possível maximizar o clima de refúgio natural em casa mantendo as janelas livres de cortinas, ou outros obstáculos. Com isso, a luz do sol chega ao máximo possível de cômodos.

 

Ambientes integrados

Os ambientes integrados também são uma das tendências para a decoração em 2022. O conceito não é novidade, pois existe há alguns anos, mas é uma excelente opção para famílias que precisam aproveitar melhor o espaço em casa.

Famílias que estão crescendo, por exemplo, podem sentir essa necessidade. Os ambientes abertos ajudam nesse sentido, porque trazem versatilidade para a casa e contribuem para algo essencial: o convívio dos moradores.

Em uma casa onde a cozinha é conectada com a sala, por exemplo, quem está cozinhando pode interagir com quem está relaxando. O ganho é muito alto para a interação social dos familiares, afinal, não é essa a proposta dos ambientes comuns?

Outra grande vantagem de conectar os espaços da casa é o ganho em iluminação e na circulação de ar. Ou seja, bom para a saúde dos moradores. Além disso, essa proposta ajuda a ampliar, visualmente, aqueles ambientes menores.

Deixar a casa do jeito que gostamos é fundamental para aumentar a qualidade de vida dentro dela. Por isso, ao se mudar, comprar casa ou apartamento, siga as tendências de decoração para 2022 e viva melhor!

Gostou da leitura? Você pode acompanhar muito conteúdo relevante no blog da Construtora MTF, como o artigo com as tendências do mercado imobiliário para 2022. Também pode otimizar o seu cantinho de trabalho em casa com as nossas dicas para montar home office em apartamento.

Toda semana um post novo para ajudar você a acertar quando quiser investir em imóveis, ou para você que deseja se mudar para um lugar melhor. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *