Qualidade do apartamento: como avaliar na hora da compra?

Na hora de escolher um imóvel para comprar, você precisa se atentar para detalhes que vão além da localização e do tamanho. Esses são aspectos importantes, mas é fundamental avaliar bem a qualidade do apartamento prestando muita atenção no acabamento do imóvel.

A escolha dos melhores materiais vai trazer mais do que beleza para o seu novo lar. Em outras palavras, essa escolha é importante para que o apartamento tenha todo o conforto possível. Outro benefício é que um imóvel bem acabado sempre agrega mais valor.

O seu futuro apartamento será utilizado por um bom tempo pela família? Se a resposta é sim, mais um motivo para que você consiga um apartamento com excelência no  acabamento. Com certeza, você vai conseguir postergar bastante os primeiros reparos no imóvel.

Um apartamento é considerado de alto padrão quando possui acabamento de primeira linha. Para que o seu imóvel também tenha essa característica, reunimos importantes dicas que você precisa seguir na hora de comprar o seu apartamento. Quer acertar na compra? Siga a leitura!

 

Fatores que determinam a qualidade do apartamento

 

De início, você deve estar se perguntando: quais fatores determinam que um imóvel pode ser classificado como um produto de qualidade? O que é possível fazer para manter ou até aumentar o valor de mercado do apartamento ao longo dos anos?

Pois bem, há uma série de fatores. Além da localização e do tamanho do imóvel, há fatores menos discutidos, porém muito importantes:

 

  • Ventilação;
  • Iluminação natural;
  • Isolamento térmico e acústico; 
  • Infraestrutura hidráulica e elétrica;
  • Detalhes dos rodapés, pisos e paredes.

 

Todos esses são aspectos que podem contribuir para a qualidade do apartamento.

Ou seja, quando se fala em qualidade do apartamento, o foco é nos atributos da obra que fazem o imóvel ser seguro, durável, bonito e principalmente confortável.

 

Como o apartamento deve ser avaliado

 

Qualidade dos materiais

Agora que você entendeu a importância do acabamento, é hora de anotar o que vai precisar olhar com atenção para avaliar a qualidade do apartamento. No primeiro momento, avalie se tudo que foi prometido pela construtora e consta em contrato está sendo entregue em termos de material.

O acabamento é uma das etapas mais caras da construção de um imóvel, por isso, algumas construtoras resolvem economizar. Com esse objetivo, elas compram materiais sem muita qualidade e até de origem duvidosa. Resultado: a qualidade do apartamento é prejudicada.

Os revestimentos acabam durando menos e o apartamento, que acabou de ser entregue, começa a apresentar defeitos e a frustrar a família. Para não correr esse risco, verifique com a construtora as marcas dos respectivos materiais utilizados na obra.

Ninguém quer precisar reformar um apartamento nos primeiros anos de uso, não é mesmo? É por isso que você precisa saber se as marcas dos materiais do apartamento têm um bom padrão de qualidade. Materiais ruins vão reduzir a qualidade do acabamento, trazendo problemas estruturais muito antes do tempo.

 

Quinas e rodapés

 

Muitas pessoas não dão atenção merecida às quinas e rodapés, porém, quando esse trabalho não é bem feito, prejudicam o acabamento e a qualidade do apartamento. 

Os rodapés fazem a conexão entre pisos e paredes e têm, como principal função, proteger as paredes do desgaste natural do tempo. As quinas, por sua vez, servem para proteger os revestimentos das paredes, evitando impacto direto.

Quinas e rodapés são fundamentais para o imóvel em termos estéticos, por isso, observe com atenção a forma como foram construídos. Excesso de massa nas quinas e rodapés desalinhados são um péssimo sinal.

 

Pisos

 

Dedicar uma boa atenção aos pisos é outro cuidado necessário para quem se preocupa com a qualidade do apartamento. O piso é o revestimento mais desgastado com a ação externa, por isso, requer qualidade.

E não basta que o material seja da mais alta qualidade. Se o revestimento foi mal instalado, o piso tende a se soltar. Portanto, verifique cuidadosamente a maneira como os pisos foram instalados no apartamento que deseja adquirir.

 

Paredes

 

Antes de fechar negócio e comprar seu novo imóvel, atenção também ao revestimento das paredes. Se elas não estão devidamente rebocadas, é um mau sinal. Se houver imperfeições no acabamento, outro ponto negativo para a qualidade do apartamento.

 

A instalação

 

Mesmo que todo o material seja excelente, isso pode não ser suficiente para a qualidade do apartamento. Se a mão de obra não for de qualidade, a má instalação pode render manutenções frequentes. Às vezes até com batidas mais leves no material, você pode verificar materiais mal instalados e frouxos.

Revestimentos que são de porcelanato, por exemplo, podem fazer barulho de oco se, durante a obra, a equipe da construtora não usou argamassa em quantidade suficiente.

 

Esquadrias

 

As esquadrias, portas e janelas, também reforçam ou diminuem a qualidade do apartamento. Se encontrar arranhões ou problemas na pintura, pode estar diante de uma obra mal acabada.

A dica é: abra e feche as portas para conferir o funcionamento das mesmas. Feche todo o apartamento, inclusive as venezianas, para deixar o ambiente escuro. Se identificar algum ponto de luz, pode estar em um apartamento que terá goteiras nos dias de chuva.

 

Estrutura e acabamento do condomínio

 

Por fim, não menos importante, o condomínio e tudo o que ele oferece ou deixa de oferecer, será determinante na qualidade do apartamento. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o aspecto qualidade de vida, por isso, os itens dos novos condomínios devem ser bem pensados, com opções para todos.

Espaço para as crianças, piscina adulto e infantil, salas amplas de jogos, academias e salões de festas são alguns itens que contribuem para a qualidade de um apartamento.

Procure saber, também, sobre a taxa do condomínio, pois esse é um custo que você terá ao longo dos anos. O valor deve estar associado a tudo que o empreendimento oferece de lazer e segurança para você e a família.

A MTF é uma construtora que entende que esses benefícios são primordiais em um imóvel . Além de investir nas melhores cidades, a empresa utiliza materiais de qualidade e executa obras com um alto padrão de excelência para sempre satisfazer os clientes.

Gostou da leitura? Você encontra muitas dicas sobre imóveis aqui no blog. Continue navegando. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *