O mercado imobiliário no Brasil tem sido o destaque da economia nos últimos anos, com um aumento de 26% nos lançamentos em 2021, e seguido pela alta de 42% em 2022, segundo dados da Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
As expectativas para o mercado imobiliário em 2023 são ainda melhores. A plataforma Imobi Report, especialista no mercado imobiliário, ressalta que o setor foi responsável pelo saldo de 18% dos empregos gerados até maio deste ano, o que corresponde a mais de 28 mil vagas.
Conheça alguns fatores que reforçam as perspectivas deste cenário. Assim como, as regiões com maior potencial de crescimento através da recuperação financeira pós-pandemia.
Fatores
A Caixa Econômica Federal informou que, neste primeiro semestre de 2023, foi registrado o crescimento de 15,3% no volume de concessões de crédito imobiliário. Gerando um saldo positivo de 31 mil unidades financiadas a mais em relação ao primeiro semestre de 2022.
Com a provável redução da Selic, que tem impacto direto nas taxas de juros dos financiamentos, a expectativa é de um boom no setor imobiliário. E graças ao momento de extrema volatilidade que o mercado de capitais vem apresentando desde o início de ano, podemos observar a migração de uma grande leva de investidores para o setor.
Até mesmo as posições em carteiras de Renda Fixa têm sofrido relevantes mudanças, de olho no juro futuro e o impacto que se prevê no CDI, o mercado imobiliário, mais uma vez se destaca como o melhor pagador no médio e longo prazo.
Recuperação pós-pandemia
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira tem crescido em ritmo acelerado, porém a média de moradores por domicílio diminuiu.
Ainda são observados impactos da pandemia nas escolhas para moradia, o fator “custo-benefício” deixa de ser tão relevante como antes, e a qualidade de vida proporcionada por uma boa localização, áreas de lazer, segurança e tecnologias, traduzidas em comodidades nos empreendimentos, tornou-se prioridade desde 2021.
Perspectiva
Neste cenário existem duas grandes apostas para o segundo semestre de 2023.
Os imóveis menores e bem localizados, considerados ótimas oportunidades para os investidores, assim como os empreendimentos de alto padrão, atraindo também os investidores estrangeiros, frente à desvalorização do real.
Outro fator que poderá impulsionar o mercado é a valorização dos imóveis, que tem se mantido estável mesmo em meio ao cenário econômico mundial.
Por se tratar de um mercado que se adapta às mudanças e às demandas dos consumidores, há inúmeras oportunidades de investimento de forma sólida e segura em períodos de incertezas.
Recomendações
Historicamente, o mercado imobiliário acaba sendo uma opção inteligente e estratégica para diversificar a carteira de investimentos, protegendo o patrimônio. Você deve estar se perguntando: qual o melhor momento para comprar o meu apartamento?
Na minha visão: ainda há ótimas oportunidades para adquirir imóveis. Oportunidades estas a serem aproveitadas antes que, caso os juros de fato abaixem, o mercado acelere ainda mais o seu crescimento, os preços continuem em rota de extrema valorização e o boom imobiliário aconteça sem você estar bem-posicionado neste ativo.
Oportunidade
Foi pensando neste novo perfil de compradores, e atendendo às demandas dos investidores que, a Construtora MTF vem desenvolvendo projetos inovadores, com toda a excelência que o alto padrão exige, em localizações estratégicas.
Então, se você procura as melhores oportunidades para desfrutar da rentabilidade desta valorização no setor imobiliário em 2023 e/ou viver com a qualidade de vida através das comodidades para o seu dia a dia, aposte na Construtora MTF.
A incorporadora, que há 12 anos constrói credibilidade e rentabilidade através de mais de 195.000 m² em projetos criados e ultrapassando a marca de 400 apartamentos vendidos na Grande Florianópolis.
Os empreendimentos da MTF nas cidades de Biguaçu e Governador Celso Ramos geram desenvolvimento regional, qualidade de vida e crescimento à população e para a economia da região.
Procure hoje mesmo o seu corretor de confiança, e inicie a melhor jornada de investimentos no mercado imobiliário do litoral catarinense.