Aposentadoria imobiliária: transforme propriedades em renda passiva e desfrute de uma vida sem preocupações financeiras

Aposentadoria imobiliária: viva sem preocupações financeiras

Planejar a aposentadoria não é um hábito muito comum entre os brasileiros. Somente 15% da população economicamente ativa tem poupança projetando a vida na terceira idade. 

Embora existam diversas possibilidades de garantir um bom futuro a longo prazo, como a aposentadoria imobiliária, apenas 1% dos brasileiros conseguem se manter depois da aposentadoria. 

Além disso, 52% das pessoas que têm aplicações financeiras pertencem às classes A e B, ou seja, os mais ricos. Nas classes C e D, o índice cai para 29%.

Outro dado alarmante: cerca de 90% das pessoas, acima dos 25 anos, não poupam dinheiro pensando na aposentadoria no Brasil. É o que mostra o Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, da seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países. Na Nova Zelândia são 30% e nos EUA, 40%.

Quer contrariar as estatísticas do Brasil? Neste artigo, detalhamos as possibilidades da aposentadoria imobiliária. 

Ganhar dinheiro com imóveis é uma alternativa viável para quem deseja curtir os últimos anos da vida. Entenda como, siga a leitura!

 

O que é aposentadoria imobiliária e como funciona

 

Para se aposentar com tranquilidade, no Brasil, as pessoas recorrem a diversas possibilidades. A mais comum e conhecida é a previdência pública, isto é, o INSS. 

Embora essa alternativa garanta algum recurso na aposentadoria, a desvantagem é que existem limites de recebimento e certos riscos para seguir recebendo o benefício. Por isso, muita gente acaba recorrendo aos investimentos, dentre eles, o mercado imobiliário.

Em síntese, a aposentadoria imobiliária é quando a pessoa adquire um imóvel enxergando o bem como um investimento no futuro. Uma das possibilidades é fazer o investimento por volta dos 25 aos 40 anos, financiando um apartamento e, na aposentadoria, rentabilizar este bem, obtendo renda fixa.

Quem tem uma condição melhor pode, inclusive, investir em mais de um imóvel, apostando em diferentes conceitos, como em um empreendimento home beach, ou um terreno numa região em desenvolvimento.

A mesma pessoa também pode investir num imóvel de alto padrão e em um imóvel popular, a fim de atrair diferentes perfis de inquilinos ou compradores.

De qualquer forma, o que importa é adquirir o imóvel não pensando em morar, mas em construir uma fonte de renda que substituirá o salário na aposentadoria.

 

Para quem é indicada?

Aposentadoria não é um assunto para quem é mais velho. Se você deixar para pensar nisso aos 65, é uma evidência de que faltou planejamento.

O ideal é que a aposentadoria esteja nos planos de todas as pessoas, quando começam a se tornar independentes. Quanto mais cedo começar, melhor e mais garantida a sua aposentadoria, dedicando mais tempo para se preparar até chegar o momento ideal.

Por isso, pode-se dizer que a aposentadoria imobiliária serve tanto a quem está perto de se aposentar, quanto às pessoas que estão no auge da carreira.

Como é uma fonte segura de renda, pode servir aos trabalhadores do setor privado, público e principalmente aos autônomos.

 

Aposentadoria imobiliária: como transformar propriedades em renda passiva

 

Planejamento

Tudo começa com um bom planejamento financeiro. Não importa a fase da vida, organize as finanças e reserve uma parte para adquirir o bem pensando na aposentadoria imobiliária. 

Como estamos falando de uma compra mais significativa – a maior que muita gente faz em vida – sem organização financeira, fica mais difícil levar o projeto adiante. 

Reflita sobre seus objetivos para a aposentadoria e sobre seu padrão de vida atual. Quanto deseja ganhar no futuro? Sua renda com o imóvel será principal ou complementar?

Depois disso, defina o quanto pode guardar todo mês, caso não tenha poupança. Considere seu rendimento atual e estabeleça um prazo para fazer a compra do imóvel. O ideal é adquirir o bem no menor tempo possível, mas é preciso critério para apostar nesse ou naquele imóvel.

 

Imóvel adequado

Se a intenção é comprar apenas um imóvel, é importante definir o tipo. Nesse caso, o gosto pessoal do investidor deve ser focado na demanda do mercado. Afinal, a ideia é ter um bem com bastante procura e que tenha facilidade de locação. 

A estratégia é tentar projetar que tipo de imóvel estará em alta no médio prazo. Por isso, é importante que o investidor conheça as tendências do mercado imobiliário. Quais regiões estão em alta e valorizando? Quais tecnologias são importantes no condomínio? Quais critérios estão na prioridade das famílias? Lazer, segurança, ou conforto?

As respostas dessas questões devem embasar a compra, afinal, a ideia é fazer dinheiro com o bem e, para isso, quanto mais gente ele agradar, melhor.

 

Planta

Uma forma muito eficiente de garantir a aposentadoria imobiliária é investir num apartamento na planta. Como a ideia é garantir um rendimento futuro, o investidor pode economizar na aquisição, de 20% a 30%, e alugar na hora que for preciso. Caso não queira administrar o aluguel, é possível revender o imóvel e obter excelente rentabilidade e usar o dinheiro para se manter ao longo dos anos na aposentadoria.

 

Localização

Considere a localização da propriedade, pois será crucial para a sua lucratividade. Na hora de fazer a compra, é importante priorizar casas e apartamentos perto de comércios, shopping centers, faculdades, pontos de transporte público e atrações de lazer. Esses imóveis são altamente valorizados e mais fáceis de vender ou alugar.

 

Histórico da construtora

Conhecer o histórico da construtora e dos profissionais envolvidos, como engenheiros e arquitetos, é essencial para uma compra segura. Certifique-se de que todos os documentos estejam em ordem e que o construtor tenha um histórico respeitável no mercado e entregas anteriores dentro do prazo e com qualidade.

 

Diversidade

A diversificação é fundamental quando se trata de investir em propriedades. Em vez de colocar todos os seus ovos numa única cesta, é interessante ter várias propriedades para gerar renda de várias fontes. Lembre-se de que o retorno do investimento é gradual e não imediato.

 

Renda passiva com propriedades: quais as vantagens?

 

Investimento seguro 

Tradicionalmente, os imóveis têm sido considerados um investimento seguro devido à sua capacidade de preservar a renda e proteger contra períodos de turbulência econômica. 

Por isso a aposentadoria imobiliária é estratégica, especialmente depois da reforma da previdência e das mudanças nas aposentadorias, que levaram à necessidade de planejamento previdenciário.

 

Risco menor

A situação favorável do mercado imobiliário mostrou que a compra de imóveis pode ser uma opção confiável para um futuro seguro. 

Ao contrário do investimento no mercado de ações, em que se pode perder dinheiro a qualquer momento, a compra de um imóvel residencial ou comercial oferece um ativo de longo prazo com garantias constitucionais.

Isso proporciona uma sensação de segurança, pois a propriedade não se perde facilmente.

 

Valorização

Considere investir em regiões com infraestrutura em expansão e potencial de valorização imobiliária nos próximos anos.

A qualidade e a estrutura do imóvel ou condomínio também são fatores importantes a serem considerados quando se busca a valorização do patrimônio.

 

Diversas opções de investimento

O mercado imobiliário oferece uma variedade de opções de investimento, incluindo terrenos, casas ou apartamentos em áreas urbanas, fazendas, estabelecimentos comerciais e casas de praia. Cada opção tem suas próprias características exclusivas, vantagens e desvantagens.

 

Renda constante

Quando se trata de aposentadoria imobiliária, o fator principal a ser considerado é a renda de aluguel gerada pela propriedade adquirida. 

O aluguel oferece uma vantagem única: proporciona um fluxo constante de renda pelo tempo que você desejar, desde que o imóvel seja ocupado por inquilinos.

Ao contrário da venda de um imóvel, em que o dinheiro pode ser gasto rapidamente, o aluguel fornece um fluxo de caixa consistente e confiável.

 

Expansão de ativos

O aluguel do seu imóvel não só gera renda, mas também ajuda a aumentar o seu patrimônio. Como proprietário, toda a sua família pode se beneficiar disso. Se estiver planejando passar seus ativos para as gerações futuras, o aluguel da propriedade não apresenta problemas.

 

Segurança em tempos de crise

As instabilidades financeiras no país não tiram as obrigações das pessoas físicas. 

Portanto, se você tiver um contrato de locação com um inquilino, ele ainda será obrigado a cumprir o pagamento do aluguel, mesmo que haja mudanças na economia. 

Além disso, todos precisam de um lugar para morar, portanto, a demanda por imóveis para aluguel continua forte mesmo em tempos de crise.

 

Reajuste de preços

Os ajustes de preços no mercado imobiliário são comuns, o que o torna um campo altamente promissor para a aposentadoria. 

O aluguel de imóveis permite uma renda regular com ajustes periódicos, por isso, é uma ótima alternativa. 

Ao investir em propriedades de alta qualidade, bem localizadas e bem acabadas, seu valor se elevará constantemente com o tempo.

 

Qualidade de vida

O investimento em imóveis oferece uma excelente qualidade de vida, pois gera ótimos resultados para os investidores. Os proprietários têm a oportunidade de alugar imóveis durante as altas temporadas da região e obter lucros substanciais. 

Eles também podem desfrutar de suas propriedades durante outras épocas. Como alternativa, você pode optar por alugar imóveis durante todo o ano e receber uma renda mensal que vai garantir um ótimo padrão de vida.

 

Desfrute de uma vida sem preocupações financeiras e com tranquilidade através do mercado imobiliário

 

Como vimos, a aposentadoria imobiliária é uma excelente forma de garantir tranquilidade no futuro, sem depender do governo.

Além de um investimento seguro, é algo que vai trazer qualidade de vida para o investidor e sua família. E claro, a MTF possui os melhores empreendimentos para você começar a investir pensando a longo prazo.

Agora que você sabe a importância de investimentos estratégicos na busca de uma aposentadoria tranquila, que tal baixar nosso guia completo e exclusivo sobre investimento em imóveis?

mvillage