Home office em apartamento

Home office em apartamento: tudo o que você precisa saber

O home office é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Com a pandemia, tornou-se ainda mais comum e muitas empresas perceberam que o modelo funciona. Ou seja, estamos falando de uma tendência, algo que veio para ficar. Mas como organizar o home office em um apartamento? Se você continua com essa pergunta na cabeça, estas dicas são para você!

Além de trazer mais liberdade em termos de deslocamento e menos preocupação com o trânsito, o home office têm muitos benefícios. O colaborador também não precisa morar tão perto do trabalho, mas, vai precisar de um local adequado no apartamento para trabalhar.

Você terá que ajustar alguns detalhes para ficar em casa executando as tarefas e manter a produtividade em alta. Para organizar seu home office em um apartamento da forma mais adequada, siga a leitura!

Local do home office no apartamento

A escolha do local para iniciar o home office no apartamento é essencial. É, na verdade, seu ponto de partida para essa mudança.

Nos apartamentos menores, é importante tentar aproveitar ao máximo o espaço disponível. A dica é: adapte o seu espaço!

Assim como no escritório, em casa, você precisa se concentrar para trabalhar. Do contrário, uma série de aspectos podem tirar a atenção: as outras pessoas, os afazeres domésticos, a televisão, os vizinhos.

O ideal para o home office é que você tenha um local mais “isolado” de tudo isso para trabalhar com tranquilidade. A melhor opção, na maioria dos casos, é o seu quarto. Lá você tem mais privacidade, o que beneficia a concentração e a produtividade no trabalho.

Outra opção é estruturar um escritório em alguma parte da sala. Independentemente do local escolhido, ele precisa comportar seu maquinário mínimo. Ou seja, deve ser um local com infraestrutura e tomadas ao menos para notebook e celular. 

Mas se você possui um apartamento mais amplo e há um quarto disponível para montar o seu escritório, aproveite para desvincular o seu local de descanso e rotinas do dia-a-dia do momento de trabalho. Se você tem essa oportunidade, opte por esta opção.

O local do home office deve ser sossegado e confortável, possibilitando a máxima concentração do profissional nas suas funções. Se o espaço que você encontrou tem isso e é silencioso, você pode estar pisando no seu “novo escritório”. 

 

Eles não são apenas detalhes no home office

 

Equipamentos

Para trabalhar em casa, você vai precisar de uma estrutura básica: um notebook, ou computador e uma excelente conexão com a internet. Caso não tenha um repetidor de sinal da internet, precisa ficar perto do modem.

Você não tem problemas com a velocidade da internet no local de trabalho, tem? A performance do aparelho em casa deve ser boa para manter a produtividade.

Também é importante que os seus equipamentos  estejam em perfeito funcionamento. E lembra por que falamos do local no início do artigo? É preciso achar um espaço adequado para comportar as ferramentas de trabalho – e você – sem prejuízos ao conforto.

Um fone de ouvido para eventuais videochamadas também será bem-vindo. Além disso, quem trabalha com muitos dados, pode precisar de monitores extras, e quem ainda utiliza documentos físicos deve contar com uma impressora.

 

Iluminação

A iluminação do ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade. É mais um fator determinante na hora de montar o seu home office em um apartamento. Iluminação do tipo artificial direto no rosto pode cansar a visão.

O ideal é contar com luminárias de mesa e, principalmente, com a luz natural. Se conseguir montar o home office perto da janela, ótimo!

Dependendo da vista, o cenário pode trazer tranquilidade para o dia de tarefas, além de expandir a criatividade. Neste caso, você vai agradecer caso tenha um apartamento na praia.

 

Como cuidar do ambiente

Para funcionar, o home office em apartamento requer alguns “truques”, são cuidados que o seu escritório provavelmente tem: organização, decoração pensada nas cores e até nos móveis. Veja!

 

Organização

Uma mesa bagunçada, com papel e objetos por todo lado, acaba prejudicando o profissional. Ele demora tempo demais para encontrar o que precisa, isso quando encontra. 

O mesmo vale para o home office. É preciso manter a organização do ambiente, especialmente quem está em cômodos menores. Seja rigoroso com a limpeza e organização para manter o foco!

No local do home office é interessante contar com algumas gavetas, ou um espaço reservado para guardar documentos e objetos com os quais lida no trabalho.

 

Decoração

A decoração do ambiente também pode beneficiar seu dia de trabalho. Um local bonito certamente será mais confortável para sua vista e estimulante para sua criatividade e produtividade.

Essa é a hora de deixar aquele canto da casa como você sempre sonhou. Você vai passar boas horas do dia no local, executando tarefas na frente do computador. A dica é: personalize.

Aposte no que você gosta: tudo do seu jeito. Não precisa fazer uma reforma, mas traga para perto os quadros e objetos de que gosta, como no seu escritório. 

Cores

No caso dos móveis, opte por cores neutras. Eles trazem sensação de amplitude e vão destacar outros detalhes do espaço, por exemplo, os quadros que você pendurou e outros itens decorativos. 

 

Disciplina

Outro aspecto que não pode faltar no seu home office: disciplina. Você vai precisar dela para manter tudo em ordem e separar bem as obrigações da casa e as do trabalho. 

 

Atenção com a ergonomia

Essa parte é importante para a sua saúde. Evite escolher a própria cama ou o sofá de casa para trabalhar. Caso seja impossível estruturar o home office em um local isolado, utilize o notebook na mesa da cozinha ou da sala. É importante ter uma cadeira confortável para trabalhar bem.

Posicione o computador na altura dos olhos. Isso é importante para que o pescoço fique na posição correta. Um suporte, ou livros e revistas embaixo da máquina podem ajudar no ajuste da altura do equipamento.

O importante é que você não incline o pescoço durante o dia de trabalho, evitando dores nos ombros e nas costas.

O mouse também tem posição correta: perto do corpo, com fácil acesso. Se tudo estiver adequado, você vai apoiar o antebraço na mesa para mexer no mouse. Evite apoiar o cotovelo, isso pode levar a problemas como tendinite.

Por último e não menos importante: permita-se alguns momentos de pausa. Em pelo menos 15 minutos por dia, durante o expediente, alongue pernas, braços, coluna e pescoço. 

Exercícios simples, para trabalhar bem durante o dia. Lembre-se também de se manter hidratado. Tudo isso vai trazer ganho e produtividade.

Gostou da leitura? A MTF tem mais conteúdos relevantes para você. Continue navegando em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *