morar-na-praia

7 motivos que vão te convencer a morar na praia ainda esse ano!

Morar na praia é uma meta bem comum do ser humano. Seja pela possibilidade de estar em contato com a natureza, ou por não precisar percorrer grandes distâncias para se divertir. Isso sem falar no ganho em qualidade de vida e na oferta de empregos desses locais. Tem, ainda, os benefícios para a saúde física e mental.

Muitas pessoas, entretanto, deixam esse desejo de viver na praia em segundo plano, pensando que é algo inatingível. É o seu caso? Então, você precisa ler o artigo de hoje da Construtora MTF para mudar de ideia. Você pode, sim, morar na praia!

Para não deixar dúvidas, vamos apresentar sete motivos para te convencer a realizar esse sonho. Além disso, falamos de duas cidades que podem aproximá-lo dessa vontade tão comum entre os brasileiros. Quer transformar essa utopia em verdade em 2022? Siga a leitura!

 

7 motivos que vão te convencer a morar na praia

 

1 – Infraestrutura diferenciada

O Brasil pode ter uma série de problemas sociais, mas tem um aspecto do qual não podemos reclamar: os cenários paradisíacos. O país tem mais de 200 cidades litorâneas e muitas dão um banho em algumas capitais em termos de infraestrutura.

São cidades com tudo o que a natureza oferece de melhor e com serviços – essenciais ou não – em boa quantidade e qualidade. Nelas, não faltam, por exemplo:

  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Universidades;
  • Bancos;
  • Farmácias;
  • Supermercados;
  • Shoppings.

Você já deve ter ouvido falar de Santos, Rio de Janeiro e Florianópolis. Essas, por exemplo, têm excelente oferta de transporte público, ou por aplicativo, muitos empregos fixos ou temporários. Além disso, não param de receber investimentos e, para quem aprecia arte, sobram opções culturais.

Quem toma a sábia decisão de morar no litoral precisa apenas abrir a janela, ou caminhar um pouquinho, para encontrar o mar. Privilégio? Sim e você também pode obtê-lo.

 

2 – Mais saúde

Outra vantagem de morar na praia é poder amenizar problemas de saúde, ou ficar bem distante deles. Quem tem doenças respiratórias, como bronquite e asma, encontra condições melhores no litoral. O clima dessas regiões, sobretudo por causa do ar salgado, é cientificamente comprovado, mais saudável.

O clima litorâneo também fortalece o sistema imunológico, ou seja, aumenta as defesas do nosso organismo. Nesse caso, estamos falando de mais imunidade contra doenças em geral. Você perceberá, ainda, melhorias na circulação e uma pele bem mais hidratada.

Quem vive perto da praia, dificilmente, vai querer ficar trancado em casa. Fora dela, existe um mundo de opções convidativas. Em contato mais direto com o sol, as pessoas absorvem uma vitamina essencial: a D. Caminhar na praia pela manhã, ou depois das 17h, é excelente para reter níveis significantes de Vitamina D no organismo.

 

3 – Melhor para a saúde mental

Morar no litoral também é uma excelente oportunidade para espairecer. Com mais facilidade, você vai organizar os pensamentos e fazer tudo o que precisa na rotina. Ou seja, não é somente a saúde física que vai melhorar. A saúde mental também terá benefícios.

A realização de atividades físicas na praia, por exemplo, diminui os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. Além disso, vai trazer a sensação de relaxamento, tornando você e os membros da sua família pessoas mais calmas.

Problemas como ansiedade, depressão e insônia, tão comuns em nosso tempo, serão afastados para bem longe. O tratamento para essas doenças pode ser um pouco mais longo para quem não tem o benefício de morar na praia. Por outro lado, a proximidade com o mar ajuda bastante na resolução desses quadros.

Autoconhecimento, bem-estar, qualidade do sono e mais equilíbrio mental são benefícios que as cidades litorâneas propiciam aos seus moradores.

 

4 – Opções variadas de lazer e atividades físicas

Quem não gosta de se divertir que atire a primeira pedra! Morar na praia é um privilégio, também, porque oferece inúmeras opções de lazer. Isso sem falar nas alternativas diferenciadas para a prática de esportes.

Como são cidades que recebem muitos turistas, esses municípios têm a obrigação – e muita facilidade – para criar opções de lazer agradáveis. São equipamentos públicos, eventos relacionados ao mar e à natureza e atrações que os grandes centros urbanos e o interior não conseguem oferecer.

Luaus, shows à beira mar, campeonatos de surfe, gastronomia com frutos do mar de qualidade e trilhas são alguns exemplos. Além disso, os próprios passeios em família na praia, pertinho de casa, também são muito bem-vindos, não é?

No caso das atividades físicas, você pode praticar esportes como ciclismo, corrida, caminhada, vôlei, beach tennis e futebol na areia da praia. Surfe, natação, windsurf e kitesurf no mar. Existe, também, a possibilidade de fazer um passeio de barco, ter contato com animais marinhos e costeiros, ou visitar áreas de preservação permanente.

 

5 – Qualidade de vida para a família

Graças às opções de lazer, às atividades físicas e à melhoria na saúde física e mental, morar na praia é sinônimo de qualidade de vida. Sua família pode deixar o caos e o estresse para quem habita os grandes centros urbanos. 

Estando perto do mar o barulho mais alto é o das ondas quebrando e o dos pássaros cantando. Ou seja, dois excelentes calmantes naturais capazes de tornar a vida de qualquer pessoa muito mais agradável.

Você já conversou com alguém que mora em São Paulo capital, por exemplo, e perguntou como ela se diverte? Experimente fazer isso e busque saber quais são as principais alternativas dela.

Em algum momento, na hora de listar as opções, com certeza, a pessoa vai dizer que dá um pulinho em Santos, Ubatuba ou Guarujá. Na primeira oportunidade, ela pega o carro e vai até às praias mais próximas.

 

6 – Valorização do imóvel

Como abordamos na introdução, morar perto da praia é um desejo comum das pessoas. Até você está propenso a isso, não é mesmo? Pois bem, outro fator que torna comprar um apartamento ou casa na praia interessante é a valorização do imóvel.

Quem vive na praia está numa localização privilegiada e cobiçada. Caso um dia seja necessário repassar o imóvel, você terá facilidade para praticar um valor bem maior que o investido quando comprou.

Ao longo dos anos, os imóveis situados em cidades litorâneas tendem à valorização. Além da facilidade na revenda, o imóvel também pode ser locado e trazer muito retorno, sobretudo no verão.

O aluguel do imóvel por diária pode ser uma excelente opção para levantar uma grana na temporada. Além disso, caso a família programe um mês de férias no exterior, por exemplo, o imóvel pode ser locado nesse período. Se for verão no Brasil, haverá muitos locatários interessados.

 

7 – Redução de custos com viagens

Quem mora em cidades litorâneas tem mais uma vantagem: não vai precisar ir para longe de casa quando quiser aproveitar um final de semana diferente. Sabe as economias da família? Elas podem ser investidas para a educação das crianças, ou para manter um bom padrão de vida.

Hoje, você deve estar distante da praia e sabe que precisa gastar um pouco quando organiza um passeio para o litoral. Fazendo essa mudança para a praia, você investe em todos os benefícios que listamos anteriormente. Além disso, economiza todos os finais de semana em que precisa se deslocar para ser feliz.

Sobretudo no verão, os custos para viajar, se hospedar e até para se alimentar no litoral ficam bem mais salgados. Ao se mudar para a praia, você não vai precisar mais se preocupar com nada disso.

 

Em qual praia morar?

Antes de realizar o sonho de morar na praia, você precisa escolher uma boa cidade. Florianópolis, Rio de Janeiro e Santos, além de saturadas, possuem imóveis muito caros. Mas você não precisa se desesperar. Ainda existem opções a seu dispor e falaremos delas a seguir!

 

Biguaçu

Localizada a 15 km de Florianópolis, Biguaçu é uma cidade que recebe muito bem quem procura um lugar para morar ou turistar. Além das praias, distribuídas em 12 quilômetros de litoral, o município possui recantos tão belos quanto a capital catarinense.

Para citar apenas um exemplo, a praia de São Miguel é uma das mais procuradas da cidade. Morar em Biguaçu também é ótimo para quem gosta de história. Não faltam opções de lugares históricos que ajudam a contar o passado de Santa Catarina. 

O Museu Etnográfico Casa dos Açores, que integra o Conjunto Arquitetônico Luso-Açoriano, é um exemplo. Um passeio nesse local e você entenderá muito sobre a colonização açoriana da região. No museu, você encontrará muito artesanato, fotos, móveis antigos e documentos históricos.

Além da conexão com o passado, Biguaçu também é antenada ao futuro. A cidade vem recebendo inúmeros investimentos em infraestrutura e se desenvolvendo cada vez mais.

Para quem busca mais opções de praia, a cidade fica localizada a 15 minutos de Florianópolis, que possui 42 belas praias e também a 35 minutos da Praia de Palmas e 50 minutos de Balneário Camboriú. São diversas opções para quem busca aproveitar o verão em alto nível.

 

Governador Celso Ramos

A cidade de Governador Celso Ramos é outra cidade do litoral catarinense bem interessante para quem deseja morar na praia. Assim como Biguaçu, é um local com variadas opções de lazer e perfeito para quem busca qualidade de vida.

Também situada na Grande Florianópolis, essa cidade é outra que cultiva tradições. Igrejas antigas e fortalezas históricas, como Santa Cruz de Anhatomirim, estão em Governador Celso Ramos.

Além disso, moradores e turistas têm mais de 20 praias e baías à disposição, sendo Palmas uma das maiores e mais estruturadas. Para você que quer viver em um paraíso repleto de sossego, belezas naturais e águas cristalinas, Governador Celso Ramos é uma ótima pedida!

Morar na praia é possível e, agora, você conhece duas cidades que podem receber você e sua família muito bem. São dois locais que vão garantir saúde, lazer e mais prazer na sua rotina. Além disso, investir em imóveis nessas cidades não é caro. 

Continue acompanhando o blog da MTF para ler mais sobre imóveis, qualidade de vida e o mercado imobiliário.

mvillage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *