seguro-para-criancas

Como deixar o apartamento mais seguro para crianças

Às vezes, basta um segundo de distração para que nossos filhos se coloquem em alguma situação de risco. Mas, como nós os amamos e queremos o melhor para eles, cuidar nunca é demais. O artigo de hoje é para que você aprenda o que pode ser feito para deixar o apartamento totalmente seguro para crianças.

Isso não é tão difícil quando medidas básicas são adotadas. Para lhe ajudar, abordamos os riscos de não implementar os cuidados. Depois, elencamos 7 formas de deixar seu apartamento seguro para os baixinhos.

Além disso, apresentamos empreendimentos que podem tornar a sua vida e dos seus filhos mais agradável. Quer viver em tranquilidade, com a casa segura para crianças? Isso é possível! Siga a leitura!

 

Riscos quando o apartamento não é seguro para crianças

Crianças são inquietas e curiosas por natureza. O principal objetivo delas é conhecer cada coisa e, se possível, mexer em tudo que veem pela frente. É aí que entra a responsabilidade dos pais: ficar o tempo todo de olho para evitar o perigo, que pode estar em lugares inimagináveis.

Escadas, janelas sem proteção, tomadas, quinas e piscinas, dependendo da circunstância, podem oferecer risco aos pequenos. Alguns objetos e móveis também. Por isso, o apartamento, num todo, precisa ser avaliado a fim de reduzir os perigos e manter o ambiente seguro para crianças.

Os cuidados devem ser adotados, inclusive, por faixa etária. No caso das crianças de até um ano, por exemplo, o acidente mais comum é a queda do berço, do trocador ou até do carrinho. Registros de asfixia e queimaduras também são comuns para os bebês.

Dos dois aos quatro anos, a queda também é bastante comum, porque eles estão começando a subir nos móveis e ainda aprendendo a caminhar. A partir dos quatro anos, um pouco mais independentes, começam a querer mexer nos eletrodomésticos, materiais de limpeza e medicamentos desconhecendo os riscos.

 

Causas mais comuns dos acidentes com crianças

Conforme um relatório da ONG Criança Segura, no Brasil, os acidentes são a principal causa para a morte de crianças de 1 a 14 anos. Diariamente, oito crianças morrem e 288 são internadas em função disso. asos de intoxicação, afogamento e sufocamento, inclusive, vêm crescendo. 

Segundo o relatório, a queda é, disparada, a principal causa das internações de crianças no país, com 44%. Em seguida, as queimaduras, com 19%. Entende a importância de manter o apê seguro para as crianças? Então, vamos às dicas!

 

7 formas de deixar o apartamento mais seguro para crianças

 

1 – Deixe tomadas e quinas dos móveis tampados

Como vimos, as quedas lideram as estatísticas de internação de crianças. Evitá-las nem sempre é fácil, mas você pode adotar medidas que vão deixar o apartamento mais seguro para as crianças. Assim que eles começam a engatinhar, por exemplo, é hora de se preocupar com as quinas dos móveis. 

Isso porque os bebês começam a se apoiar na mobília para conseguir andar, porém, não têm a coordenação motora necessária. Resultado: se desequilibram, podem cair, bater alguma parte do corpo numa quina e aí vem o perigo.

As quinas são perigosas até para os maiores que gostam de brincar correndo pela casa ou apartamento. O ideal, nesse caso, é dar preferência a móveis com cantos redondos. Outra opção é usar protetores de borracha ou silicone mas quinas.

As tomadas também representam um certo risco aos pequenos. Na curiosidade e na ingenuidade, eles querem apenas explorar o que lhes chama atenção e aí fazem o que não devem.

Infelizmente, é bem comum que tentem colocar os dedos, ou algum objeto no plugue, correndo o risco de sofrer uma descarga. Evitar esse perigo é fácil e barato: adquira e use protetores nas tomadas.

 

2 – Redobre os cuidados na cozinha

Por mais de um motivo, a cozinha é um dos cômodos mais perigosos para as crianças. Lá estão uma série de coisas que oferecem risco aos pequenos, como:

  • Gás;
  • Fogão;
  • Vidros;
  • Sacolas;
  • Panelas quentes;
  • Produtos de limpeza;
  • Facas e objetos cortantes.

Para deixar o imóvel mais seguro para crianças, você tem que se precaver. Um dos caminhos é restringir o acesso com grades de proteção. Os objetos cortantes e pontiagudos devem ficar no alto, bem longe do alcance da criança. O mesmo se aplica aos produtos de limpeza, por exemplo, o detergente de louças.

Está cozinhando? Deixe os cabos das panelas sempre virados para o fogão, nunca para fora. Terminou de cozinhar? Desligue o gás. Se a casa é equipada com forno elétrico ou micro-ondas, deixe esses eletros no alto.

Também é bom evitar o uso de toalhas compridas na mesa. Os espertinhos podem querer puxá-las e, com isso, tudo que está sobre a mesa pode cair em cima deles. Sacolas, copos, potes e garrafas de vidro também devem ficar longe do alcance dos pequenos. E o ideal é que a criança nunca fique sozinha na cozinha.

 

3 – Proteja janelas e sacadas com redinha

Quando falamos de seres indefesos, prevenir nunca é demais. Sua casa tem janelas altas, ou sacadas? Então, instale redes de proteção para manter o apartamento seguro para crianças. 

Além disso, é fundamental contratar uma empresa ou profissional confiável que disponha de materiais de qualidade. Se for instalada de forma incorreta, deixando pequenos vãos ou partes soltas, o objetivo principal de proteção pode falhar.

O ideal é pedir indicações a outros pais no prédio, ou fazer uma boa pesquisa para achar profissionais e produtos de qualidade. Essa não é a hora de economizar.

As redes de polietileno são as mais fortes do mercado. São, também, as que possuem maior durabilidade contra os raios ultravioleta e uma composição que retarda o envelhecimento do material.

 

4 – Guarde bem os medicamentos e produtos de limpeza 

Medicamentos e produtos de limpeza também são perigosos para as crianças. Para evitar problemas, armazene os remédios numa caixa e deixe num lugar onde os pequenos não acessem. O mesmo se aplica aos produtos de limpeza. 

Frascos com líquidos coloridos chamam atenção das crianças e é aí que mora o perigo. A ingestão de determinadas substâncias pode levar os pequenos a graves infecções.

Caso não seja possível armazenar os produtos no alto, deixe em armários com travas. Além disso, jamais guarde esses produtos em recipientes que um dia tiveram alimentos. A embalagem pode confundir até os mais velhos, além das crianças.

 

5 – Dê preferência aos pisos antiderrapantes

Como vimos na introdução, as quedas representam uma das principais causas de acidentes com os pequenos. Para aumentar a segurança dos seus filhos, vale muito a pena investir em pisos antiderrapantes. Eles representam uma ótima medida contra acidentes que podem ser evitados, por isso, devem ser instalados em determinados cômodos.

É o caso do banheiro, da região próxima à piscina e das escadas. Esse é um cuidado que vai beneficiar não apenas as crianças, como todos os familiares. Tem como investir? Então coloque os pisos antiderrapantes no quarto da criança.

 

6 – Tenha máxima atenção com equipamentos elétricos

Cuidar com equipamentos elétricos também é um caminho para manter o apartamento seguro para crianças. Entre os acidentes mais comuns, estão as queimaduras. O ferro de roupas é um dos grandes vilões.

Usou o ferro para passar roupa? Certifique-se de que tirou o aparelho da tomada. Num descuido, a criança pode tropeçar no fio, derrubar o utensílio e, por curiosidade, tocar na parte quente.

O ideal é evitar o uso do equipamento com as crianças por perto. Se isso não for possível, após usar o ferro, retire o aparelho da tomada e guarde num local seguro.

 

7 – Acompanhe os pimpolhos no playground e piscina do prédio

Adotar esses cuidados vai tornar o apartamento mais seguro para crianças. Mas, além disso, é preciso abrir os olhos da porta de casa para fora. Você mora num condomínio com playground? Ótimo! Seus filhos podem brincar mais seguros do que na rua.

Mas, mesmo nas áreas comuns do prédio, é importante adotar cuidados. Se você gosta de levar os pequenos ao playground e se eles são fãs de piscinas, é fundamental observá-los nesses ambientes.

No condomínio, eles estão livres dos perigos da rua, mas não de outros acidentes. Além de passar orientações, sobretudo aos mais aventureiros, fique de olho nas brincadeiras. Acompanhe a criança nas áreas de lazer, ou peça que outro adulto responsável o faça.

Hoje em dia, muitos condomínios investem em piscinas para a diversão da garotada. O seu papel é garantir a segurança deles instruindo e observando. Assim, o lazer não vai se transformar jamais em uma nova ida ao hospital. E o choro fica bem longe, dando vez ao riso.

 

Lazer e segurança nos empreendimentos da MTF

Agora que você sabe como deixar o apartamento muito mais seguro para crianças, que tal investir nas melhores oportunidades? A Construtora MTF tem dois grandes lançamentos para você no momento. O MHaus, em Biguaçu, e o MVillage, em Governador Celso Ramos.

Construídos no padrão de qualidade da MTF, os dois empreendimentos possuem espaço kids, onde seus filhos podem se divertir e passar o tempo em total segurança e acompanhados de um responsável.

Não importa a idade. Todo mundo tem direito de morar bem e a MTF, ciente disso, constrói empreendimentos com estrutura para os mais novos e os mais velhos.

Gostou da leitura? Continue acompanhando o blog da MTF para ler mais conteúdo relevante sobre o mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *