A posse de um apartamento de férias é a meta de muita gente. E não é difícil de compreender a decisão dessas pessoas, afinal, é importante tirar aquele tempinho para relaxar e curtir com a família e amigos.
Você e a família sempre terão um lugar bacana para curtir os momentos de lazer e quando quiser descansar, o apartamento de férias sempre estará lá à sua disposição. O local ainda pode servir para festas de fim de ano com a família e ser o point para encontros com os amigos.
Mas além dos benefícios, é importante pensar nos cuidados que a posse de uma casa de veraneio vai exigir de você. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas temos dicas bem valiosas para você cuidar do seu patrimônio e preservá-lo ao longo dos anos. Confira!
Necessidades com o apartamento de férias
O primeiro cuidado na hora de comprar um apartamento de férias é definir bem qual a sua necessidade com o imóvel.
O segredo para acertar, claro, é fazer um bom planejamento sobre o que você precisa ter no apartamento. A tarefa é simples: pegue papel e caneta e liste o que é realmente importante para você neste espaço.
Você vai encontrar muitas opções nas suas buscas: casas grandes, pequenas, casas com piscina e sem, condomínios luxuosos perto da praia, casas em áreas mais afastadas dos centros urbanos.
O mercado imobiliário tem opções de apartamento para férias que agradam todo tipo de pessoa e de investidor. Por isso, reflita bem sobre as suas intenções com o imóvel. Você só vai descartar as possibilidades que não se adequam ao seu perfil, com planejamento.
Cuidados importantes na escolha
Tamanho
Ao escolher o apartamento de férias, uma das suas primeiras decisões será sobre o tamanho dele. É preciso avaliar bem quantas pessoas pretende levar para o apartamento. Com isso, fica mais fácil, por exemplo, determinar o número de quartos do apartamento. Se você quer um espaço maior, com quartos suficientes para receber os familiares e amigos, deve começar buscando um imóvel com, no mínimo, três a quatro dormitórios.
Focar nos imóveis com as características que interessam a você é uma forma de ganhar tempo e o caminho mais curto para chegar nas melhores oportunidades.
Localização
Outro aspecto importante da escolha do apartamento de férias é a localização. Se quer um local mais calmo, com menos movimento, lembre-se de analisar o que tem por perto.
Alguns apartamentos de férias estão em áreas muito distantes do centro e deixam a desejar no aspecto infraestrutura. Determinadas famílias podem até preferir esse tipo de lugar, porém, é importante descobrir se existe comércio, hospital e farmácia ao menos em um bairro vizinho.
Infraestrutura do condomínio
Se for adquirir um apartamento, verifique bem o que é oferecido pelo condomínio. Tem piscina, salão de festas e playground? Você procura um apartamento de férias assim? Então, pode ser que esteja cada vez mais perto do seu.
Outro cuidado importante: visite o local antes de fechar negócio. Faça isso na alta temporada, para saber como é o ritmo da cidade no período de férias.
Uma alternativa interessante é conversar com outros condôminos que habitam o local. Eles podem dar uma ótima noção de como é a vizinhança e a dinâmica da cidade.
Cuidados importantes com o apartamento de férias
Estime a manutenção
Depois que você adquirir o seu apartamento de férias, é preciso começar a cuidar dele. Um erro bem comum é se esquecer que esse novo patrimônio vai exigir gastos com manutenção.
No caso dos apartamentos, dificilmente terá manutenções, mas você precisará arcar, no mínimo, com o valor do condomínio. Portanto, lembre-se de reservar dinheiro para essas novas despesas.
Renda extra: locação do imóvel
Contrato
Muitas pessoas costumam alugar o apartamento de férias para fazer renda extra durante o ano. É uma excelente alternativa, mas que exige cuidados.
Evite os acordos verbais. Ao alugar seu imóvel, deixe tudo registrado em um contrato de locação. O documento deve reunir as regras do acordo entre você e os inquilinos.
Os aluguéis para temporada também são regulados pela Lei do Inquilinato, porém, com regras especiais.
Na hora de montar seu contrato de locação, insira os seguintes itens:
- Endereço;
- Valor do aluguel;
- Tempo de estadia;
- Limite de pessoas;
- Descrição da residência;
- Forma e condições de pagamento;
- Equipamentos e mobílias da casa e dicas de uso;
- Matrícula no registro de imóveis;
- Multas por descumprimento do contrato ou depredação.
Animais
Alguns inquilinos também podem querer levar seus animais para o imóvel. É um direito do locador permitir ou não a presença de animais no local.
É fundamental que você aborde essa questão, com clareza, na oferta do imóvel e também no contrato. Os pets alegram muitas famílias e se você não permitir a entrada deles, pode até perder alguns clientes, mas o local vai ficar mais preservado.
Opções de lazer
Os inquilinos também precisam saber o que podem e o que não podem desfrutar no seu apartamento de férias. Por isso, o locatário tem que avisar sobre as regras do local: o que está liberado e o que não está.
Em alguns condomínios, pessoas de fora não podem usar piscinas, sala de jogos e outras áreas comuns. Deixe isso devidamente expresso, tanto no anúncio, como no contrato.
Número de hóspedes
Outro aspecto que merece sua atenção é a quantidade de pessoas que poderão usufruir do apartamento de férias. Aliás, outra informação que deve constar no anúncio e no contrato de locação.
Se o inquilino exceder o limite estipulado, as pessoas podem ser barradas pelo síndico ou pelo proprietário mesmo, por força de contrato.
E então, gostou da leitura? A construtora MTF conhece as melhores cidades para você ter um apartamento de férias. Quer aproveitar seu momento de lazer em família livre de preocupação? Conheça nossos empreendimentos em Palmas do Arvoredo em Governador Celso Ramos e desfrute uma vida com mais tranquilidade e sossego. Em 2021 teremos lançamentos que irão te surpreender.