Tudo o que você precisa saber para investir em um apartamento

Investir em apartamentos é uma opção segura. Empreendimentos residenciais, prédios comerciais, terrenos distantes das grandes cidades, ou condomínios de luxo são investimentos que costumam trazer um grande retorno financeiro. E o lucro é bem atrativo!

A compra de imóveis é, sem dúvidas, uma forma de aumentar o patrimônio e gerar renda extra. Mas, para isso, o investidor precisa considerar alguns fatores. Neste artigo, vamos te mostrar quais são eles.

Além de apresentar as vantagens de investir em apartamentos, mostramos quais os primeiros passos dessa compra e algumas dicas para que você escolha o imóvel ideal. Siga a leitura!

Vantagens de investir em apartamentos

 

Segurança 

 

A segurança do retorno é uma das principais vantagens de investir em apartamentos. Esse tipo de investimento mantém seu valor até mesmo nas temidas crises financeiras. Quer garantir uma renda extra no futuro? Então, você busca a segurança que um imóvel com ótima localização pode trazer.

Os riscos do mercado imobiliário são muito menores – quase inexistentes – comparados a outros investimentos. Não importa se o país enfrenta uma crise, aquela casa ou apartamento que a família adquiriu é um patrimônio, que valoriza e só traz ganhos.

 

Valorização

Conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), até 2030, haverá uma demanda de 30,7 milhões de domicílios no Brasil.

Desses, 3,3 milhões, ou seja, 10,7%, serão demandados pelo extrato social mais rico da sociedade e 14,4 milhões (46,9%) pela população que ganha de três a dez salários mínimos.

Os números comprovam a alta demanda por moradia no país. No entanto, as empresas do setor não conseguem suprir a demanda. Resultado: os imóveis existentes valorizam.

 

Renda extra

O mercado imobiliário é considerado uma fonte de renda, capaz de trazer lucro para o investidor por diversos motivos. Quando o momento não é favorável para a venda, por exemplo, o proprietário pode alugar o imóvel. Por meio da locação, é possível receber um “salário”, que independe de emprego e auxilia nas contas.

 

Patrimônio

Você também se preocupa com o futuro da sua família? Imóveis representam uma segurança para o futuro. Imóveis alugados, por exemplo, podem ser fonte de renda fixa, caso você se afaste do trabalho por algum motivo inesperado. Além disso, os imóveis também ficam de herança, trazendo mais estabilidade para os herdeiros.

 

Primeiros passos para começar a investir

Ninguém precisa de uma fortuna para investir em apartamentos. É possível adquirir um imóvel financiado, por exemplo. Você também pode comprar na planta, ou comprar um terreno para, depois, erguer o próprio empreendimento e ter vários aluguéis.

Quer começar com o pé direito? Conheça, a seguir, os primeiros passos para investir – e investir bem – em imóveis

 

Confira a documentação do imóvel

Em algumas negociações, principalmente lidando com terceiros, você pode se deparar com gente tentando repassar imóveis que não podem ser vendidos, por alguma irregularidade.

Nesses casos, um juiz pode travar a negociação e o comprador acaba arcando com um grande prejuízo. Por isso, é fundamental que você busque uma construtora séria e verifique muito bem a documentação completa do imóvel, antes de assinar e pagar qualquer coisa.

 

Entenda o momento do mercado

A região do imóvel e o momento do mercado também devem ser considerados nesse tipo de compra. Observe com atenção o local onde pretende investir em apartamento para comprar na hora certa.

Avalie o local baseando-se nos seus propósitos para investir, sobretudo, em médio e longo prazo. Pesquise sobre o desenvolvimento da região, a condição de outros empreendimentos próximos.

Outros canteiros de obra na cidade indicam investimento seguro, mas se souber de várias unidades disponíveis para venda há muito tempo, é porque pode haver problema no local.

 

Guarde dinheiro

Esse é um ponto bem importante: guarde dinheiro. Ao investir em um apartamento, você terá novas despesas, ou seja, tem que se preparar. A seguir, veja exemplos de custos do seu investimento:

 

  • Escritura Definitiva de Compra e Venda;
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis;
  • Despesas cartorárias do Registro de Imóveis;
  • Taxa de escritura paga ao banco financiador.

 

Seu novo apartamento também vai precisar de mobília, serviço de mudança e decoração. Para evitar frustração e obter o retorno direitinho, você deve guardar dinheiro.

 

5 dicas para escolher um apartamento para investir

O investidor pode correr grande risco se fizer uma compra levado pelo impulso. As dicas a seguir servem para que você avalie cada possível negócio usando a lógica.

 

Localização do imóvel

Toda pessoa que vai alugar ou comprar um imóvel, pensa na localização. Você, ao investir em apartamento, também precisa refletir sobre esse aspecto. Quando acerta na localização, o investidor ganha com a valorização do imóvel e nunca fica sem inquilino, caso opte por alugar o apartamento na temporada. Por isso, olho aberto com a localização.

 

Diferentes opções

Quando considerar investir em apartamento, estará diante de um bom leque de opções: lançamento, na planta, a cinco minutos da praia, longe da muvuca, com vaga de garagem, sem… 

Reflita sobre a finalidade que pretende dar ao imóvel para acertar na compra. Se quer um lugar para passar os finais de semana com a família, ao longo do ano, e alugar na temporada, um apartamento no litoral catarinense se encaixa ao seu perfil.

 

Imóveis para alugar

Investir em apartamento com a intenção de alugar é uma maneira de fazer dinheiro. Mas para atrair inquilinos, você precisa de estratégia. Faça uma boa pesquisa de mercado antes de efetivar a compra. Abaixo alguns pontos importantes:

 

  • Documentação;
  • Aparência externa;
  • Segurança da área;
  • Demanda por aluguéis;
  • Real potencial de lucro do imóvel;
  • Localização, seja residencial ou comercial;
  • Áreas comuns do condomínio.

 

Imóveis na planta

Se você não tem urgência financeira e não busca uma renda mais imediata ao investir em apartamento, um imóvel na planta, é uma ótima opção. O empreendimento ainda será construído e demora um pouco mais para ter o imóvel disponível, mas, nessa etapa, o investidor encontra excelentes oportunidades de negócio, em especial preços mais baixos.

 

Atrativos do condomínio

Os atrativos do condomínio também devem compensar, afinal, as pessoas valorizam cada vez mais o aspecto lazer. Você precisa encontrar um condomínio legal, capaz de distrair a família até mesmo nos dias de chuva, quando a praia não será uma opção.

Os apartamentos mais interessantes da atualidade têm de tudo: piscina adulto, kids e baby, salão de festas, espaço gourmet, espaço fitness, playground, bicicletário e sala de jogos com diversas opções, da mesa de sinuca ao pebolim, do ping pong ao poker.

Elegendo prioridades, pesquisando e comprando na hora e na região certas, você fará um ótimo negócio ao investir em apartamentos. Gostou da leitura? Continue acessando o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *