O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou simplesmente FGTS é um direito de todo brasileiro que tem contrato de trabalho formal regido pela CLT(Consolidação das Leis do Trabalho). Ele pode ser usado de diversas formas, inclusive, é possível usar o FGTS na compra do imóvel.
O fundo corresponde a 8% do salário bruto, pago mensalmente pela empresa e é depositado automaticamente na Caixa Econômica Federal em conta aberta com o contrato de trabalho. Neste artigo, explicamos como um trabalhador pode usar o FGTS para realizar o grande sonho de comprar uma casa própria.
Você vai conhecer as possibilidades de uso, quem pode usar o FGTS e em quais circunstâncias. Tem ainda informações sobre a documentação, o limite e os prazos para o saque. Quer garantir seu imóvel ainda em 2022? Siga a leitura!
Regras para usar o FGTS na compra do imóvel
Como utilizar o FGTS para comprar imóveis?
Existem diferentes formas de utilizar o FGTS na compra do imóvel. Tudo vai depender do saldo que você já conseguiu acumular e tem à disposição. Mas, a priori, o FGTS pode ser usado para:
- Fazer o pagamento à vista;
- Dar entrada no financiamento;
- Acertar uma parte das parcelas;
- Amortizar o saldo devedor.
A condição do imóvel não importa muito. Ou seja, você pode comprar tanto imóveis ainda na planta, quanto empreendimentos que já estão prontos. Pode, inclusive, usar o recurso na compra de um imóvel que teve outro proprietário que também aproveitou o FGTS na negociação.
Na negociação com o banco para financiar a compra você pode, por exemplo, manifestar o desejo de utilizar o FGTS para a entrada. Caso tenha algum valor guardado também com este fim, pode somar com o FGTS e oferecer uma entrada ainda maior. Vale ressaltar que uma entrada mais robusta diminui o saldo restante, que será parcelado e tem incidência de juros. Quanto menor o saldo e o tempo para encerrar o financiamento, menores serão os juros.
Quem pode usar o FGTS para comprar imóvel?
Está pensando seriamente em usar o FGTS para comprar um imóvel? Ótimo! Mas, para isso, você terá que cumprir quatro requisitos. São eles:
Carteira assinada
Além de ter a carteira assinada, é preciso conseguir, no mínimo, três anos nesta condição. Esses três anos não precisam ser necessariamente contínuos. Ou seja, você pode ter trabalhado um ano e meio numa empresa e um ano e meio em outra, completando assim o tempo mínimo de carteira.
Financiamento no SFH
Outra regra que precisa obedecer para liberar o FGTS e comprar um imóvel é não ter mais nenhum financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
O SFH é um sistema que funciona para ajudar pessoas de baixa renda a conquistar o sonho da casa própria. Modificado e ampliado, o sistema atende a diferentes classes sociais atualmente.
Primeiro imóvel na cidade
Outra exigência é que a pessoa não pode ter outro imóvel no município onde pretende comprar um novo usando o FGTS.
Localidade
Além disso, a pessoa interessada em liberar o FGTS para comprar casa ou apartamento tem que trabalhar ou morar na cidade onde fica o imóvel.
Quando não posso usar o FGTS para compra de imóvel?
Em algumas circunstâncias, o FGTS não pode ser utilizado na compra do imóvel. Nós listamos as situações a seguir. Confira:
- Compra de terrenos;
- Compra de imóveis comerciais;
- Reforma ou ampliação de imóveis;
- Compra de material de construção;
- Compra de imóvel para terceiros, a exemplo de familiares.
Vale ressaltar que ao infringir uma ou mais dessas regras a pessoa está violando a lei e responderá processo por crime de estelionato.
Qual a documentação necessária para sacar o FGTS?
Você tem o perfil para acionar o FGTS na compra do imóvel? Tem um bom saldo à disposição no banco? Ótimo! Agora, para seguir em frente, é preciso reunir alguns documentos. Eles são uma exigência do banco para quem vai solicitar a liberação do fundo de garantia. Confira:
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Carteira de identidade;
- Certidão de nascimento;
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Certidão de estado civil;
- Cópia do IPTU e certidão de matrícula do imóvel que pretende comprar;
- Comprovante de residência atual, como conta de energia elétrica, água ou gás, com no máximo 3 meses de vencimento.
Qual o valor máximo do imóvel para utilizar o FGTS?
O FGTS na compra de imóvel pode ser usado em diferentes contextos. É possível adquirir, por exemplo, um imóvel ainda na planta, uma casa nova, ou usada.
A liberação, entretanto, impõe um limite ao valor do imóvel, que não pode extrapolar o teto de R$1,5 milhão e será financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Trata-se do sistema de financiamento imobiliário mais popular no país, que possui taxas de juros mais baixas.
Quanto tempo demora para liberar?
A liberação do FGTS para compra de imóvel não demora. Conforme os especialistas na área, se a pessoa não tem pendências para comprar o imóvel, por exemplo, algum problema na aprovação do financiamento, o FGTS é liberado em cerca de 30 dias.
Como utilizar o FGTS ainda em 2022?
O processo de liberação do FGTS é bastante simples e até intuitivo. A transação pode ser realizada de diversas formas. Uma alternativa, por exemplo, é acessar o site da Caixa e seguir os seguintes passos:
Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica. Depois, você vai informar seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e selecionar a opção “cadastrar senha”. Leia o regulamento e clique em “aceito”.
O próximo passo é preencher alguns campos com seus dados pessoais. Você não precisa se preocupar com fraude, por exemplo, pois o ambiente é seguro e obedece às normas atuais de proteção de dados.
Após criar a senha, com oito dígitos no máximo, contendo números e letras, você será redirecionado para a tela de login novamente. O último passo é preencher os campos com CPF ou NIS, inserir a senha e clicar no botão “acessar”.
Como fazer o saque
Após definir que vai utilizar o FGTS na compra do imóvel e for “aprovado” nas regras, você terá que escolher uma instituição financeira e pedir o financiamento, caso pretenda fazer a transação dessa forma.
O banco vai requerer uma autorização para verificar o saldo disponível no fundo de garantia e vai aguardar a avaliação do imóvel pela Caixa. Depois da avaliação e aprovação pela Caixa, basta assinar e registrar o contrato com a instituição. É nesse momento que vem a liberação e você pode usar o FGTS para compra de imóvel.
Imóveis como opção para a compra com FGTS
Ciente de que pode utilizar o FGTS na compra do imóvel, você precisa encontrar as melhores oportunidades para colocar seu dinheiro num excelente investimento. Pensando nisso, queremos apresentar os imóveis da Construtora MTF, que está desde 2011 no mercado de construção civil e se destaca pela credibilidade, confiabilidade e valorização de seus empreendimentos. Confira a seguir!
MHaus
O MHaus será o maior empreendimento comercial e residencial da Grande Florianópolis. Único, inovador e tecnológico, o morador do MHAUs não sairá de casa para resolver a maioria das demandas do cotidiano.
Este é o residencial mais completo da Grande Florianópolis, porque foi planejado para oferecer o melhor. Imagine um empreendimento com mais de 20 áreas de lazer totalmente mobiliadas e decoradas, aproximando amigos e familiares.
Já no Pátio MHaus, os condôminos terão liberdade, conforto e praticidade. Trata-se de um mall de serviços e conveniências que ficará nos quatro primeiros andares do edifício. Lá, o morador encontra diversos serviços, como:
- Salão de beleza
- Padaria
- Mini-mercado
- Coworking
- Gastronomia diversificada
- Chopp bar
- Wine bar
- Sorveteria
- Cafeteria
- Academia
- Mundo kids mágico
Os empreendimentos mistos são uma tendência mundial e uma excelente opção de investimento e moradia. O MHaus é uma ótima oportunidade para você que busca viver com mais qualidade de vida e praticidade ou deseja investir e garantir grande valorização no seu imóvel.
MVillage
A harmonia perfeita entre a natureza e a sofisticação na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. O MVillage Jardim é mais um empreendimento home beach, home club e home spa da MTF.
Um empreendimento de localização privilegiada, a cerca de 5 minutos a pé da praia e muito próximo de todo o comércio local, garantindo tranquilidade aos moradores. E tem mais: o MVillage está localizado ao lado do futuro shopping de Palmas, garantindo uma nova centralidade para a região.
As plantas são diversificadas para atender um público que busca exclusividade e sofisticação. São apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, com opções de 44 m² a 191 m².
A área de lazer tem mais de 1.000 m², com espaços pensados para proporcionar mais qualidade de vida o ano inteiro, em todas as estações. O empreendimento terá:
- Piscina adulto
- Piscina infantil
- Salão de festas
- Sala de jogos
- Academia
- Espaço kids
- Playground externo
- Fire place
- Bike share
- Spa externo com 3 ofurôs
- Spa interno com ofurô e sauna
Está em busca de oportunidade para comprar imóvel usando o FGTS? O MVillage Jardim também é uma excelente opção para o seu investimento imobiliário.
Gostou da leitura? Continue acessando o blog da Construtora MTF para mais dicas relacionadas ao mercado imobiliário.

