Seu aluguel está caro? Saiba como calcular.

Você notou algum aumento no seu aluguel nos últimos meses? Esse é um fenômeno que ocorreu em boa parte dos estados brasileiros a partir de 2018. Com o aumento do IGP-M, a maioria dos contratos de aluguel estão sofrendo reajuste com taxas acima da inflação. E embora estejamos passando por uma pandemia e muitos estão conseguindo negociar seu aluguel, muitas pessoas não conseguiram reduzi-lo e até sofreram com o aumento.

Por outro lado, simultaneamente, as taxas de juros para financiamento imobiliário caíram muito no Brasil nos últimos meses. Estamos diante da menor taxa histórica!

Ou seja, o cenário no qual alugar era mais barato do que financiar quase não existe mais.

Atualmente, os bancos estão trabalhando com taxas muito interessantes, o que é ótimo para quem está cogitando adquirir um imóvel. Você já parou para fazer os cálculos e ver se o seu aluguel está ou não valendo a pena?

Para saber se você está pagando caro pelo seu aluguel, continue a leitura.

 

Estou pagando caro no meu aluguel?

Para ilustrar, vamos usar um exemplo.

Supondo que você more em um apartamento que vale R$ 300.000,00 (valor que você conseguiria comprar ele hoje), e mensalmente você arca com um aluguel de R$ 1.500,00. Isso significa que, mensalmente, você paga 0,5% do valor do imóvel em aluguel, ou seja, 6% ao ano.

Esta é uma taxa muito próxima das taxas cobradas pelos bancos, atualmente. Ou seja, se você estiver pagando mais que 6% ao ano, você pode estar pagando (de aluguel) uma taxa maior do que você conseguiria em um banco para comprar seu imóvel próprio.

Desta forma, ao invés de pagar 0,5% para o proprietário, você poderia estar investindo a mesma taxa no seu financiamento. A diferença é que, no aluguel, você está pagando para outra pessoa, enquanto, no financiamento, você está conquistando um bem que sempre foi considerado um excelente investimento (um imóvel).

Então, se o seu boleto de locatário se assemelha a taxa de um financiamento imobiliário, o seu aluguel está saindo caro.

 

O cenário mudou!

Há quatro ou cinco anos, a realidade era outra. Para muitas pessoas, continuar no aluguel era uma opção viável e barata no passado. Era considerado um investimento! Existiam boas opções com alta rentabilidade em aplicações financeiras. Isso tornava mais vantajoso pagar um aluguel barato e, ao mesmo tempo, aplicar em um investimento, que rendia até 1% ao mês (ou seja, você ganhava do banco o valor do aluguel e ainda sobrava dinheiro).

Hoje em dia deixar dinheiro parado no banco não está valendo a pena por causa da taxa Selic cada vez mais baixa. O movimento agora é contrário, o ideal é tirar o seu dinheiro do banco e investir onde você pode ter um maior retorno.

E se você está morando de aluguel, você pode dar a sua “tacada de mestre”. Como? Tente conseguir uma taxa de financiamento mais baixa do que aquela que você paga de aluguel. Assim, além de pagar menos “juros”, você está fazendo um investindo em imóvel, que voltou a ser um dos melhores investimentos.

Já estava pensando em trocar o aluguel pelo financiamento?

Sabemos que sair do aluguel e entrar em um financiamento é um grande passo, mas compensa se você quer economizar dinheiro com o passar dos anos e adquirir um imóvel próprio. Além disso, nada como ter a segurança de morar na casa própria.

Faça hoje mesmo o exercício do primeiro parágrafo deste artigo. Pergunte para um amigo corretor ou pesquise imóveis do mesmo perfil que o seu na internet. Então, pegue o boleto de aluguel e faça os cálculos. Anote a % do valor total do imóvel que você arca mensalmente e veja se fica próximo dos 0,5% ao mês. Se estiver próximo deste valor, pense seriamente em comprar seu imóvel!

 

Gostou deste conteúdo?

Esperamos ter ajudado a encontrar a resposta para a sua dúvida! Continue acompanhando o nosso Blog e aproveite para nos seguir nas redes sociais, sempre trazemos novidades do mercado e algumas dicas. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *