Faça uma simulação de financiamento

Nos últimos anos, muitas famílias conquistaram a casa própria através do financiamento imobiliário. Essa modalidade de compra facilita a aquisição do imóvel para as pessoas que não possuem condições de fazer o pagamento à vista ou em poucas parcelas. Neste artigo, você vai encontrar dicas, explicações e uma forma de como simular o financiamento. Boa leitura!

 

O que é um financiamento?

Financiamento é quando o banco, ou alguma instituição financeira, empresta o dinheiro para a compra de um bem e depois cobra o valor com acréscimo de juros por meio de parcelas mensais. Quando a pessoa não tem capital suficiente para realizar a compra à vista, o financiamento cobre a parte que falta para completar o valor total. Você pode financiar imóveis, carros, motos e até móveis.

 

Como funciona o financiamento?

Diversos bancos trabalham com financiamento, porém, o mais comum e procurado é a Caixa Econômica Federal. Vamos explicar como funciona o passo a passo nesta instituição segundo os próprios dados do site:

  • – Passo 1 – Faça uma simulação

Informe seus dados e descubra o valor da prestação, prazo e outras condições para financiar um imóvel.

 

  • – Passo 2 – Análise de crédito

Apresente a documentação para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. É nesse momento que a Caixa identifica as possibilidades de uso do seu FGTS e o tipo de crédito é mais adequado pra você.

 

  • – Passo 3 – Análise de engenharia

Depois de analisar os documentos, a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso.

 

  • – Passo 4 – Assinatura do contrato

Depois da liberação da engenharia e da liberação do crédito, basta comparecer à agência da Caixa. Com o contrato assinado, você pode consultar informações pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelo próprio site.

 

  • – Passo 5 – Pagamentos das prestações

Ao longo do prazo estabelecido no contrato, são pagas as parcelas mensais do financiamento habitacional. Conte com a facilidade do débito em conta ou imprima os boletos pelo site ou pelo aplicativo Habitação Caixa.

 

Como se organizar para financiar um imóvel?

Decidiu que vai comprar um imóvel, mas a vida financeira está de cabeça para baixo no momento? Calma! Vamos deixar aqui um passo a passo para você conseguir se organizar. Aliás, organização faz parte do antes, durante e depois do financiamento. Anote essas dicas:

 

  • – 1º Vamos organizar as finanças?

Adote uma planilha de controle financeiro e comece a anotar todos os seus gastos de agora em diante.

 

  • – 2º Hora de cortar gastos!

Selecione as suas despesas não obrigatórias, como cinema toda semana, almoços no shopping e serviços de assinatura que você não usa tanto. Depois defina o que pode cortar, é hora de diminuir os gastos!

 

  • – 3º Agora é só guardar o dinheiro da entrada

Começou a sobrar dinheiro depois de se organizar financeiramente e cortar os gastos excessivos? Agora você vai guardar esse “extra” na poupança ou em algum investimento que garanta retorno, como o tesouro direto, para depois de um tempo dar a entrada no seu financiamento!

Leia mais sobre organização financeira no blogpost 6 motivos para comprar um imóvel.

 

Perguntas frequentes sobre financiamento

 

Qual score é bom para ser aprovado no financiamento imobiliário?

Não existe uma resposta exata para esta dúvida, mas estima-se que uma pontuação ideal seja igual ou superior a 700 pontos. Para saber qual é a pontuação do seu score, basta consultar diretamente no Serasa Score ou Boa Vista SCPC.

 

O que pode reprovar um financiamento?

Infelizmente, algumas pessoas não são aprovadas no financiamento imobiliário. As razões mais comuns são: ter registro em cadastro de inadimplentes; possuir outros financiamentos que comprometam a renda; não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado; ter um histórico de crédito negativo; apresentar problemas com a Receita Federal eintegrar o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo no Banco Central.

 

Qual a diferença entre valor do imóvel, entrada, valor do financiamento e saldo devedor?

O valor do imóvel é aquele negociado no contrato de compra e venda ou informado na avaliação realizada pelo engenheiro da CAIXA. Entrada é um percentual do valor do imóvel que será pago pelo comprador com recursos próprios. Valor do financiamento é a diferença entre o valor do imóvel e o da entrada. Saldo devedor é tudo que você ainda tem a pagar referente ao seu contrato (varia com tempo e a incidência das correções (juros, multas, indexadores,etc).

– Valor do imóvel = valor da entrada + valor do financiamento

– Saldo devedor = [valor do financiamento + correções (juros e outras taxas referentes ao período)] – parcelas pagas

 

Faça uma simulação de financiamento

No site da Caixa Econômica Federal você pode fazer uma simulação de financiamento imobiliário de forma gratuita e sem compromisso. Funciona assim:

 

  • – Passo 1: Informe qual o objetivo do financiamento e o valor desejado

 

  • – Passo 2: Depois informe seus dados pessoais.

 

  • – Passo 3: Veja as opções de linha de crédito disponíveis para você.

 

  • – Passo 4: Confira o resultado da sua simulação!

 

 

Pronto! As opções de linhas de crédito e juros cobrados podem mudar de acordo com as suas escolhas. Para fazer essa simulação com seus dados, é só clicar aqui: Simulador Habitacional.

 

Lembrete: a maioria das instituições financeiras financiam imóveis. Faça uma pesquisa e veja qual delas vai lhe oferecer melhores juros. E não perca tempo, pois estamos diante dos menores juros da história. O momento para financiar um imóvel nunca foi tão bom.

 

 

Quer ajuda para escolher o seu futuro imóvel?

Em 2021 teremos grandes lançamentos, excelentes opções para você que busca investir ou adquirir o seu novo lar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *