Qual o limite de idade para financiar um imóvel?

Mesmo sendo um tema bastante discutido e comentado sobre o mercado imobiliário, ainda surgem muitas dúvidas em relação ao financiamento de imóveis. Uma delas é entender qual a idade limite para financiar um imóvel. Como em todo contrato entre banco e cliente, o financiamento tem uma série de regras a ser seguida, entre elas, a idade mínima e máxima para aquisição. Respondemos essa dúvida nos próximos parágrafos, boa leitura!

 

Quantos anos é preciso ter para entrar em um financiamento?

Como na maioria dos contratos, para entrar em um financiamento é preciso ter no mínimo 18 anos. Nessa idade, as pessoas já respondem por si, podem trabalhar em qualquer estabelecimento e arcar com as responsabilidades do pagamento do financiamento. Além da idade mínima, também existe a idade máxima para financiar um imóvel, mas essa regra funciona de forma diferente.

A idade máxima para o final do pagamento do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses de idade. Ou seja, a idade máxima para assinar um contrato de financiamento de 30 anos, por exemplo, é de 50 anos. Quanto maior a idade da pessoa, menos tempo ela terá para financiar um imóvel. Outro exemplo, uma pessoa de 70 anos só poderá financiar um imóvel por 10 anos, sendo obrigatório a finalização do pagamento até os seus 80 anos e seis meses completos.

 

O limite de idade para financiamento é o mesmo em todos os bancos?

Até pouco tempo atrás, alguns bancos trabalhavam com a idade máxima para contratação do financiamento de 75 anos. Após as novas regras aplicadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que você pode conferir na Resolução CNSP nº 205, ficou determinado que as empresas não podem recusar cobertura de seguro a clientes cuja idade, somada ao prazo de financiamento, seja de até 80 anos e seis meses.

Os bancos Caixa Econômica Federal, Santander e Real já operam com prazo de 80 anos e seis meses há algum tempo e por isso não passaram por alteração. Já os bancos Bradesco, Itaú, Unibanco e Banco do Brasil passaram pela mudança e fizeram os ajustes da idade máxima para financiamentos.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas! 

Continue acompanhando nossos conteúdos e aproveite para nos seguir no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *