Juros baixos: Onde Investir?

Hoje, dia 14 de dezembro de 2020, a taxa Selic está em 2%. Há 6 meses, a taxa estava em 3%, o que significa uma baixa definida pelo Copom – Comitê de Política Monetária.

Não é só em 2020 que a taxa básica de juros vem sofrendo quedas. Podemos observar este cenário acontecendo há, pelo menos, dois anos. Por que a Selic está despencando?

A economia não é estável, portanto a Selic precisa se adequar ao cenário para garantir equilíbrio e dinheiro circulando. Quando cai, ela tem como objetivo estimular o consumo para reaquecer a economia, o que causa o aumento da inflação quando ela está abaixo da meta.

 

Onde investir em um cenário de juros baixos?

Grande parte dos brasileiros está acostumada a investir em aplicações mais tradicionais, como a poupança e o Tesouro Direto (dois exemplos de investimentos de Renda Fixa, que têm sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros).

Ou seja, se a Selic cai, todos os investimentos atrelados a ela caem também. Por isso, para obter rentabilidade em um cenário de juros baixos, é preciso arriscar um pouco mais.

 

Renda Fixa

A Renda Fixa é um tipo de investimento considerado seguro, dado ao fato de que o investidor já tem uma média de quanto receberá ao final. Ideal para investidores de primeira viagem, ou para quem está apenas procurando um lugar seguro e rentável para guardar seu dinheiro.

Os investimentos de Renda Fixa são: poupança, Tesouro Direto, CDBs, LCA e LCI e Fundos de Investimento.

Importante: a maioria dos investimentos em Renda Fixa estão atrelados à Taxa Selic.

 

Renda Variável

A Renda Variável é um tipo de investimento em que não é possível determinar o quanto seu dinheiro renderá em determinado período. Por isso, é considerada um investimento volátil e de alto risco, recomendada para investidores que conhecem o mercado ou estão dispostos e colocar o seu dinheiro em risco. Por causa da sua volatilidade, o investidor pode tanto ganhar, quanto perder dinheiro investido.

Importante: a possibilidade de lucro nos investimentos de Renda Variável é maior do que em Renda Fixa.

 

Juros baixos: opções de investimentos rentáveis

Com a queda da taxa básica de juros, é dado o momento de encontrar outras escolhas de investimento mais arriscadas. Além disso, é de praxe para investidores experientes compor um portfólio equilibrado, composto de investimentos de baixo e alto risco. Listamos três opções de investimentos para você começar a pensar em investir desde já:

 

  • Ações

Para quem aceita riscos, investir no mercado de ações pode ser uma boa maneira de garantir a lucratividade. A Bolsa de Valores tem mostrado bons resultados nos últimos anos, principalmente para aquelas pessoas que investem com uma estratégia a longo prazo. Para obter sucesso, você precisa escolher bem os papéis para compor a sua carteira de investimentos.

 

  • Fundos Imobiliários

Investir em Fundos Imobiliários é como viver com a renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel. Os retornos desse investimento derivam dos aluguéis pagos pelos locatários do empreendimento cujo fundo é dono. Com a taxa básica de juros em baixa, os Fundos Imobiliários conseguem superar a rentabilidade das aplicações mais conservadoras, tornando-se uma opção interessante para quem deseja ganhar mais que a renda fixa e sem correr alto risco.

 

  • Fundos Multimercados

Como o próprio nome diz, os Fundos Multimercados permitem o investimento em diferentes ativos ao mesmo tempo. É possível combinar aplicações mais conservadoras, como os títulos públicos, com ativos mais arriscados, como as ações. Para investir neles, você precisa procurar uma instituição financeira ou plataforma de investimentos que tenha o produto, a famosa carteira de investimentos.

 

Encontrou a resposta que procurava?

Esperamos ter ajudado você a encontrar o melhor caminho neste cenário de juros baixos. A tendência é que a Selic se mantenha em queda por mais tempo, Por isso, não perca tempo e comece a fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Continue nos acompanhando para receber mais dicas sobre o mercado de investimentos e imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *