mercado-imobiliario-pos-pandemia

Mercado imobiliário pós-pandemia: a importância das áreas de lazer no seu próximo investimento

A pandemia mudou as interações sociais, os cuidados com a saúde e inúmeros fatores externos do dia a dia. Algumas mudanças ficaram no passado, outras viraram realidade. O mercado imobiliário pós-pandemia, por exemplo, apresenta um conjunto de tendências, que trazem novas oportunidades de investimento.

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo no setor imobiliário, provocando mudanças no comportamento do consumidor e, por consequência, no conceito das prioridades.

O que as famílias estão priorizando? Como são os imóveis após a maior crise sanitária dos últimos cem anos? Neste artigo, abordamos tendências do mercado imobiliário pós-pandemia com base na valorização das áreas de lazer.

Outro ponto importante abordado é a influência das facilidades no valor do imóvel e reunimos dicas para o investidor priorizar imóveis com foco em lazer e comodidade. Siga a leitura!

 

Mercado imobiliário pós-pandemia: tendências e oportunidades de investimento

Em função da pandemia, sete a cada dez brasileiros passaram a enxergar suas casas de um jeito diferente. Depois da crise sanitária, estão valorizando características que antes ficavam em segundo plano. O diagnóstico veio numa pesquisa da plataforma de moradia Quinto Andar, com o instituto Offerwise.

Conforme o levantamento, 28% estão dando mais importância para as áreas verdes ao redor dos imóveis e 25% valorizando mais as áreas de lazer. Foi uma verdadeira revolução e, por vários motivos, o mercado imobiliário está diferente. Elencamos algumas delas a seguir. Confira!

 

Uso da tecnologia

Pesquisar, comparar, decidir e comprar pela internet já era uma realidade antes da Covid-19. No mercado imobiliário pós-pandemia, essa prática se consolidou como hábito, facilitando a vida de quem vende, compra ou aluga imóveis.

Plataformas como Airbnb e House ganharam ainda mais força e ajudam o setor a manter negociações ativas para quem aluga ou vende poder encontrar seus clientes mais rapidamente. Para o consumidor, é muito mais prático lidar com empresas presentes na plataforma digital e ágeis na hora de resolver todas as questões e problemas. 

Além de facilitar negócios, a tecnologia também está presente nas casas e condomínios, trazendo mais conforto, comodidade e segurança. A seguir, algumas possibilidades do uso de tecnologia no setor imobiliário:

  • Acesso inteligente nas áreas comuns;
  • Reaproveitamento de água da chuva;
  • Infraestrutura para portaria remota;
  • Ponto de carregamento para carro elétrico;
  • identificação automática de veículos.

 

Procura por imóveis amplos

Uma das principais tendências de investimento no mercado imobiliário pós-pandemia é o aumento do trabalho remoto. A pandemia intensificou o home office e muitas empresas abriram-se para arranjos de trabalho flexíveis. 

Resultado: aumentou a demanda por imóveis mais amplos, com capacidade para ao menos um escritório. Ponto positivo, também, para os condomínios com coworking, que oferecem aos moradores a possibilidade de trabalhar sem tirar o carro da garagem.

 

Áreas de lazer

Outra tendência do mercado imobiliário pós-pandemia é o foco em lazer. A pandemia destacou a importância do bem-estar físico e mental, levando a uma maior ênfase em propriedades com espaços que contribuam para a qualidade de vida do morador.

Os investidores podem tirar proveito dessa tendência investindo em propriedades que atendam à crescente demanda por uma vida preocupada com o bem-estar, abrangendo todos da família.

Hoje, a demanda não é apenas por um lugar para morar. As pessoas buscam por espaços que proporcionem conforto, qualidade de vida e segurança. Os condomínios clubes, totalmente voltados ao lazer, ganharam mais relevância nesse contexto.

 

Saúde

A pandemia também fez as pessoas prestarem mais atenção à saúde. É mais uma mudança de comportamento que impacta nos projetos imobiliários. Além de academia, é possível perceber uma maior oferta de  soluções para os moradores praticarem o autocuidado em casa ou no condomínio.

De modo geral, o mercado imobiliário pós-pandemia apresenta várias oportunidades de investimento para quem está disposto a se adaptar a este novo cenário. Ao identificar as mudanças em questão, como trabalho remoto, saúde e bem-estar, os investidores podem aumentar suas chances de sucesso nesse mercado em evolução.

 

A valorização das áreas de lazer no mercado imobiliário atual

No mercado imobiliário pós-pandemia, a valorização das áreas de lazer tornou-se um fator crucial para atrair compradores e inquilinos. Com a mudança para o trabalho remoto e um foco maior no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, as pessoas estão dando mais importância aos espaços de lazer em suas casas e redondezas.

Diante da mudança, as construtoras e incorporadoras estão apostando estrategicamente em áreas de lazer mais completas para aumentar o valor agregado das propriedades.

Muito além da churrasqueira e da piscina, as áreas de lazer de 2023 têm academias, playgrounds, sauna, ofurô, espaços pet, espaços gourmet com gastronomia variada, bike share… São comodidades que oferecem oportunidade de relaxamento e recreação, promovendo um estilo de vida mais saudável para todas as idades.

Além disso, as áreas de lazer servem como espaços de socialização e promoção do senso de comunidade. Depois de ficarmos todos enclausurados em casa, para cuidar da saúde, chegou a hora de aproveitar a vida lá fora e interagir com as outras pessoas.

Ao criar espaços que incentivam as interações sociais, as construtoras e incorporadoras podem atender a essa necessidade crescente de socialização e fortalecer a atratividade de suas propriedades.

 

Comodidade como pré-requisito: a influência das facilidades no valor do imóvel

O lazer e o conforto passaram a ser mais do que diferenciais, para o mercado imobiliário em 2023 estas questões são pré-requisitos. Ou seja, a inclusão de instalações com foco em lazer contribuem significativamente para a atratividade geral de um imóvel, tornando-o ideal para compradores e inquilinos que valorizam um ambiente de vida completo.

Do ponto de vista do investimento, a valorização das áreas de lazer também levam a maiores rendimentos de aluguel e valores do imóvel. As propriedades com áreas de lazer bem conservadas e cuidadosamente projetadas têm maior probabilidade de atrair inquilinos dispostos a pagar um pouco mais pelas comodidades adicionais. 

Além disso, esses imóveis tendem a ter melhores perspectivas de valorização do capital a longo prazo, pois atendem às preferências do comprador moderno. Caso o investidor queira revender, no futuro, a rentabilidade será bastante alta.

 

Dicas para escolher um investimento imobiliário com ênfase em lazer e comodidade

Como vimos, o mercado imobiliário pós-pandemia é outro. Portanto, quando se trata de escolher um apartamento ou casa para investir, é essencial considerar fatores que enfatizem o lazer e a conveniência.

Investir em uma propriedade que ofereça lazer e conforto não só proporciona uma qualidade de vida mais elevada para os residentes, como também aumenta o potencial de um retorno maior sobre o investimento. 

Encontrou uma oportunidade, mas o entorno não é tão farto em termos de lazer? Então, ao menos o condomínio deve oferecer uma boa gama para os moradores. Um bom volume de áreas de lazer, não apenas oferecem oportunidades de relaxamento e recreação, como também agregam valor à propriedade e atraem possíveis locatários e compradores.

Além disso, imóveis localizados em bairros com acesso fácil a shopping centers, restaurantes e locais de entretenimento proporcionam mais conveniência e aumentam o apelo geral do investimento. Hoje, entretanto, existem condomínios mistos, com imóveis residenciais e comerciais, que também oferecem opções gastronômicas variadas.

É importante considerar o layout e o design do próprio imóvel. Priorize características como áreas de estar espaçosas e bem projetadas, comodidades modernas e acabamentos de alta qualidade que promovam conforto e relaxamento.

Dica de investimento

A cidade de Biguaçu, terá o maior empreendimento comercial e residencial da Grande Florianópolis. Trata-se do MHaus, um empreendimento planejado para oferecer o melhor aos seus moradores e à comunidade. 

O MHaus tem mais de 20 áreas de lazer totalmente mobiliadas e decoradas, possibilitando uma maior interação entre amigos e familiares. Destaque para o 7º pavimento do empreendimento, que tem:

  • Kids Gourmet;
  • Espaço kids interno;
  • Playground externo;
  • Espaço teen;
  • Games gourmet;
  • Pet care;
  • Pet place;
  • Gourmet Italiano
  • Sports bar
  • Bike share

O MHaus tem ainda um rooftop, com as seguintes opções de lazer:

  • piscina com borda infinita
  • piscina infantil
  • sala de massagem
  • ofurô
  • piscina aquecida
  • sauna
  • fitness

E tem ainda o Pátio MHaus, um mall de serviços e conveniências que ocupará os primeiros quatro andares do edifício. Aqui, o destaque é a ampla variedade de opções de serviços, que estarão disponíveis não somente para os moradores do empreendimento, como também para toda a população. A seguir, confira as possibilidades de negócio que o mall terá:

  • Gastronomia: japonês, pizzaria, risoteria, italiano, hamburgueria, sorveteria, steakhouse, casa de saladas, cafeteria, frutos-do-mar.
  • Entretenimento: chopp bar, wine bar, mundo kids, arte, música.
  • Saúde e beleza: academia, cabeleireiro, estética, massagem, barbearia
  • Serviços: chaveiro, padaria, ótica, mini-mercado, loja de eletrônicos.

Gostou de conhecer as novidades do mercado imobiliário pós-pandemia? O MHaus é uma oportunidade de investimento que converge com o cenário atual. Saiba mais sobre o empreendimento em nossa página:

conheça o MHaus