casa-inteligente

Saiba o que é e como ter uma casa inteligente

A cada dez pessoas, oito querem aproveitar as vantagens de uma casa inteligente. É o que mostra uma pesquisa da imobiliária Coldwell Banker dos Estados Unidos. A praticidade, a segurança e a valorização desses imóveis é tão grande que a tendência está ganhando, também, a preferência dos brasileiros.

E você, gostaria de uma ajudinha para ter uma rotina mais leve? Uma casa inteligente pode facilitar diversas pequenas tarefas do dia a dia. Siga a leitura para entender como isso é possível.

 

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente, também chamada de casa conectada, é aquela com pelo menos um eletrônico conectado à internet. Não se trata dos computadores e celulares. Esses, como sabemos, funcionam assim normalmente. 

Numa casa inteligente, os eletrônicos que surgiram há muitos anos é que são conectados ao ambiente digital. Graças a conexão wi-fi, esses aparelhos ganham recursos extras. Entre os exemplos, podemos citar:

 

  • lâmpadas,
  • tomadas,
  • interruptores,
  • televisores,
  • rádios,
  • lavadoras de roupa,
  • robôs aspiradores,
  • ar-condicionado,
  • geladeiras,
  • fogões.

 

Entre as principais mudanças, está o fato de o morador conseguir programar o funcionamento dos aparelhos à distância. Imagine, por exemplo, que você saiu do trabalho num dia de calor e, ao chegar em casa, quer apenas relaxar.

Numa casa inteligente, é possível programar o início do funcionamento do ar-condicionado minutos antes da sua chegada. Ou seja, quando entrar no ambiente, ele estará climatizado e fresquinho.

Outra maravilha de uma casa inteligente é poder programar o horário do desligamento das lâmpadas. Costuma chegar em casa à noite e tem dificuldade para entrar no escuro? Numa casa conectada, você pode programar para que a luz da garagem acenda instantes antes da sua chegada. Além disso, pode programar que ela apague minutos depois.

As funcionalidades são inúmeras numa. Os horários de programação do funcionamento de cada aparelho vai depender da dinâmica da família.

Outra possibilidade nesses lares é ter o auxílio dos assistentes virtuais. Eles não são regra, ou seja, é possível ter a casa inteligente sem o auxílio dos assistentes. Mas também é verdade que eles facilitam bastante o trabalho. Com os assistentes você consegue, por exemplo, controlar o funcionamento das luzes apenas falando.

 

Exemplos e vantagens de ter uma casa inteligente

Uma casa inteligente vai trazer praticidade, segurança, economia de energia, acessibilidade e modernidade para o ambiente. Com tantas tecnologias e vantagens, o imóvel acaba se valorizando. A praticidade é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios. Além do controle por meio de aplicativo, a casa inteligente tem uma série de funcionalidades que deixam a rotina muito mais leve.

Sabe aqueles minutinhos, de manhã, em que vale a pena enrolar um pouco mais na cama? Você gostaria de programar a cafeteira e a torradeira elétrica para ligar logo depois de acordar? Numa casa inteligente, esse tipo de facilidade e comodidade é uma realidade.

Além da praticidade, a casa inteligente oferece segurança. Quem tem essa tecnologia consegue, por exemplo, configurar os alarmes e câmeras da forma mais conveniente. E sabe o que é melhor? É possível controlar tudo pelo celular ou tablet.

Fechaduras digitais também ajudam na segurança, abrindo as portas para os moradores por reconhecimento de voz, senha ou biometria. 

Quem mora em regiões com muitos assaltos, por exemplo, pode ter um sensor de presença na porta. O dispositivo é capaz de disparar um alarme, caso a residência seja invadida por estranhos.

 

Tecnologia

A casa inteligente também é sinônimo de tecnologia e modernidade. Tudo é tecnológico numa casa conectada e as soluções são atualizadas de forma constante. Se você gosta de se integrar às novidades digitais, vai se sentir bem numa casa inteligente.

As funcionalidades de uma smart house também são aliadas dos mais velhos e dos PCDs (pessoas com deficiência). Graças a automação, quem tem alguma limitação na mobilidade consegue executar ou programar os comandos de qualquer cômodo, no momento mais propício.

A acessibilidade também melhora em relação às crianças. Quem tem filho pequeno pode instalar sensores de movimento perto do berço e melhorar o monitoramento nos períodos de soninho do bebê.

 

Economia

Essa situação é bem comum: a pessoa chega em casa, entra num determinado cômodo e percebe que deixou a luz acesa. Gerando luz pra ninguém, a lâmpada ficou o dia todo ligada, gastando energia, enquanto a família estava na rua. Numa casa inteligente isso pode ser evitado.

Utilizando o smartphone, você consegue programar todos os horários de funcionamento das lâmpadas. Uma das funcionalidades é a programação do deslizamento das luzes, quando os sensores deixarem de detectar movimento. Ou seja, você vai combater o desperdício de energia com luzes ligadas sem necessidade e vai economizar na conta de luz.

É claro que a economia vem depois do investimento inicial necessário para equipar uma casa inteligente. De todo modo, os especialistas estimam que a compensação pode chegar a 30% de economia no médio prazo.

Além de definir horário para ligar e desligar, numa casa inteligente, é possível escolher a potência e a intensidade das lâmpadas. Ou seja, mais dois atributos que trazem economia para a conta de luz. Também é possível variar as cores e aumentar o foco da luz, por exemplo, nos momentos que pedem concentração no home office.

 

Valorização do imóvel

Diante de tantos benefícios, as casas inteligentes estão ganhando cada vez mais soluções e mais adeptos. Afinal, quem não quer aproveitar a facilidade de cumprir tarefas mundanas sem levantar da cama, ou do sofá? 

Quem não quer programar o funcionamento dos aparelhos sem precisar se deslocar e controlar a casa pelo celular ou pela voz? Para algumas pessoas, uma casa inteligente é pré-requisito na hora de procurar imóveis para investir.

Nesse contexto, os dispositivos inteligentes estão entre os aspectos que valorizam o imóvel. Se o proprietário quiser vender ou alugar a casa no futuro, a facilidade para conseguir compradores ou inquilinos será muito maior. Conforme os especialistas e dependendo do caso, a valorização pode chegar a 20% do valor investido.

 

Como ter uma casa inteligente

Ter uma casa inteligente não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, tudo vai depender da sua capacidade de investimento. Isso porque é possível equipar a casa em diversas ou em poucas funções.

O funcionamento, como vimos, será por meio da conexão dos aparelhos à internet, automatizando as funções. Ou seja, a priori, o investimento não precisa ser muito alto e você pode automatizar somente o que julgar necessário.

 

Lâmpadas inteligentes

A iluminação inteligente é uma das soluções mais comuns e básicas de uma casa inteligente. Em muitos casos, o sistema elimina a necessidade dos interruptores.

E, como já abordamos no artigo, a lâmpada inteligente pode ter os horários para ligar e desligar programados. A intensidade e cor das luzes também podem variar conforme o gosto e a demanda do usuário da casa.

Outra possibilidade é comprar um interruptor inteligente com sensor de presença, que vai ligar ou desligar as lâmpadas conforme o movimento ou ausência de pessoas. Além disso, nenhuma lâmpada vai ficar acesa sem necessidade.

 

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais também são muito úteis numa casa inteligente. Por meio de programação, são capazes de integrar os demais dispositivos, a exemplo da própria iluminação e dos aparelhos eletrônicos. Por trás da funcionalidade desses aparelhos estão gigantes da tecnologia, como a Amazon, com a assistente virtual Alexa.

Nesse caso, os comandos podem ser executados de duas formas: a principal delas é a voz, mas também há comandos por sensores de movimento. Não sabe inglês? Isso não é empecilho. As casas inteligentes estão cada vez mais populares e as assistentes também entendem e se comunicam no velho e bom português.

Você precisa de uma ajudinha com a rotina? Com um assistente virtual numa casa inteligente você consegue automatizar diversas funções. Da programação do alarme e da abertura da cortina de manhã, ao apagamento das luzes à noite na hora de dormir.

 

Controle remoto wi-fi

Outro dispositivo muito útil numa smart home é o controle remoto wi-fi. Com ele, você também consegue integrar os demais aparelhos da casa. Nesse caso, os eletrônicos nem sequer precisam de conexão wi-fi, porque o controle tem comunicação infravermelha. 

Entre os aparelhos que você pode mexer utilizando controle remoto wi-fi podemos destacar televisão, ar-condicionado, home theater e ventiladores. Obviamente, os aparelhos precisam ser modernos e com tecnologia compatível.

 

Home theater

E que tal controlar o home theater sem precisar levantar do sofá? Essa comodidade também é viável numa casa conectada, desde que você tenha uma TV smart, com recursos para automação.

Assistir séries e novelas na Netflix, Amazon Prime, HBO Max e Globo Play vai ficar ainda mais agradável. Rodar música no Spotify ou vídeos no Youtube, idem. Tudo vai depender do modelo, mas, entre diversas funções, o sistema permite o controle do volume por comando de voz.

Tomadas inteligentes com conexão wi-fi e controladas pelo smartphone. Robôs que aspiram pó, com aplicativos próprios para ligar e controlar o aparelho à distância pelo celular. Ar-condicionado e aquecedor controlados também pelo celular ou por assistente de voz. Todas essas belezinhas podem facilitar sua rotina numa casa conectada.

Gostou da leitura? Já tem algum dispositivo inteligente na sua casa? Aproveite os comentários para contar como ele mudou sua vida. E continue acompanhando o blog da MTF para conhecer mais tendências do mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *