imovel-para-investir

Comprar imóvel para investir: quais os primeiros passos?

Encontrar um imóvel para investir sempre foi uma das melhores alternativas para fazer dinheiro. Em 2022, isso não mudou. Essa modalidade de investimento continua sendo uma das opções mais rentáveis que se tem à disposição.

Mudanças recentes, algumas decorrentes da pandemia, confirmam isso. Entre elas, no mundo do trabalho, o crescimento do home office. Muitas empresas estão mantendo o sistema, mesmo com a crise sanitária mais controlada, levando as pessoas a buscar imóveis com mais espaço.

Outro fator é a facilidade para encontrar casas para alugar ou comprar, utilizando as novas ferramentas tecnológicas. Na esteira disso, a desburocratização de alguns processos, simplificando e agilizando as transações imobiliárias.

Significa que comprar qualquer imóvel, em qualquer lugar, é sinônimo de retorno? Não é bem assim! O investimento em imóveis tem suas peculiaridades e exige alguns pontos de atenção.

No artigo de hoje, ajudamos justamente nesse sentido. Você saberá porque vale a pena investir em imóveis e o que é importante saber antes da compra, por exemplo, os tipos de investimento possíveis.

Quer multiplicar seu dinheiro com imóveis? Então, siga a leitura.

 

Por que vale a pena comprar imóvel para investir?

Condomínios mistos e completos, imóveis comerciais, ou somente residenciais, home clubes, ou simples terrenos em localizações estratégicas. Em diferentes formatos, os imóveis em geral podem trazer um grande retorno financeiro para os seus proprietários.

Isso não acontece à toa. Uma série de motivos ajuda a explicar porque vale a pena comprar um imóvel para investir. Confira a seguir:

 

Investir com segurança

Todo mundo precisa de um lugar para morar e trabalhar. No dia a dia, temos que fazer compras, ir à padaria, ao mercado, à academia… Todos esses lugares existem graças a um imóvel. Ou seja, o mundo pode estar passando por maiores ou menores crises, mas a demanda por imóveis continuará forte.

Além disso, um imóvel é um bem que não sofre com oscilações bancárias e que jamais será congelado por governos, como a poupança, por exemplo.

 

Ganhar na valorização

A valorização é outro atrativo que faz um imóvel para investimento ser uma excelente opção. Sabendo esperar, acertando na localização e adquirindo um imóvel bom, você verá o valor do bem subir ao longo dos anos. 

O déficit habitacional do Brasil, o aumento populacional e a incapacidade das empresas do setor de suprir a demanda também são fatores que valorizam os imóveis existentes.

 

Obter renda extra

Tirar uma boa renda extra sem fazer muito esforço é uma realidade para quem investe em imóveis. Em alguns casos, eles podem incrementar os rendimentos, em outros, são a forma de subsistência de uma família.

Alguns investidores preferem apostar nos aluguéis de temporada em casas de veraneio. Outros optam pelo aluguel anual de um imóvel, ou de vários kitnets. De um jeito ou de outro, a renda com aluguel de imóveis é uma das grandes razões que fazem o investimento valer a pena.

 

Diversificar os investimentos

Investir em imóveis em 2022 também vale a pena para diversificar a cartela. Quem investe sabe que, quanto maior o leque, maior a possibilidade de retorno. Se algum investimento apresenta queda, o outro pode compensar. 

Além de investir de forma direta em imóveis comprando um, é possível fazê-lo de maneira indireta, por meio dos fundos imobiliários.

 

Aumentar o patrimônio

Obter um bom patrimônio ao longo da vida é um objetivo comum das pessoas. Comprar imóvel para investir é uma das principais formas de começar ou de ampliar o número de bens da família. 

Quem adquire para alugar tem o imóvel como recurso por gerações seguidas. Quem adquire na planta para revender, acompanha o crescimento do patrimônio em forma de capital.

 

O que preciso saber antes de investir em imóveis?

Como antecipamos na introdução, não é qualquer imóvel que vai trazer retorno. Dependendo das circunstâncias, eles podem trazer mais ou menos lucro. Para que você consiga otimizar o investimento, é preciso se cercar de alguns cuidados. 

O primeiro deles é pensar no objetivo de compra. Você está comprando para ganhar dinheiro e não para morar. O imóvel não precisa atender às suas necessidades, mas sim de um conjunto de pessoas: inquilinos, se você vai alugar, ou novos donos, se vai revender.

Não tome nenhuma decisão por impulso. Antes de fechar qualquer negócio, questione: esse imóvel – seja ele um terreno, casa ou apartamento – tem potencial para trazer lucro? Se a resposta for não, siga procurando.

 

O que é necessário estudar?

Quem busca imóvel para investir precisa estudar o setor imobiliário. Além disso, é importante conhecer e acompanhar a economia do país.

Esteja bem informado sobre assuntos como reduções ou aumentos no aluguel médio, taxa Selic, números do desemprego e renda das famílias.

Além disso, procure saber as vantagens e desvantagens de investir em determinados tipos de imóveis para evitar surpresas no futuro.

Esses conhecimentos são determinantes para que até os mais inexperientes encontrem as primeiras oportunidades. Com o tempo, o investidor vai identificar com mais facilidade as cidades e regiões mais valorizadas, ou com potencial de desenvolvimento.

 

E depois que gostei de um imóvel?

Depois que encontrar um imóvel para investir que pareça satisfatório, aprofunde seu conhecimento sobre ele. A principal questão é descobrir se o bem está alinhado aos seus objetivos com o investimento. Se não estiver, não vale a pena.

Esse é o jeito mais fácil de encontrar um imóvel com o perfil que você procura. Se você quer investir pensando em alugar, o perfil é um. Se vai comprar para revender o perfil é outro.

 

Quais são os tipos de investimento possíveis?

Existem diversas maneiras de lucrar através de imóveis. A seguir, apresentamos algumas delas para você começar a decidir os caminhos que vai percorrer.

 

  • Imóveis na planta

Os imóveis na planta são ótimos para quem sonha com a casa própria e também para investimento. O principal atrativo é que, geralmente, eles são comercializados a preços mais baixos. Na hora da revenda, o lucro pode ser exorbitante.

A matemática é simples: você adquire um imóvel que ainda não existe, pagando uma entrada, reforços e pequenas parcelas. Meses depois, com a obra em andamento, o imóvel já começa a valorizar e, depois de pronto, valoriza ainda mais. Para quem não tem pressa, é uma ótima oportunidade, o retorno é exponencial.

 

  • Aluguéis

Adquirir um imóvel para investir e depois alugar é outra maneira clássica de ganhar dinheiro no setor imobiliário. Por meio da locação, o proprietário garante renda extra para a família todo mês. 

O investimento para rentabilizar com a locação é muito interessante pois muitas vezes o valor do financiamento é pago com o próprio aluguel, e ainda assim, muitas vezes sobra para utilizar em outras demandas.

Para otimizar esse investimento, é preciso saber escolher. O investidor tem que conhecer o potencial de lucro do imóvel para tomar sua decisão. Tanto um residencial como um comercial precisa estar bem localizado e numa área segura para facilitar a locação.

Antes de adquirir o imóvel faça uma busca para entender o mercado dessa região. Descubra como estão os aluguéis no bairro em que você pensa em investir, entenda se há bastante oferta e procura. Uma boa análise é você verificar se há muitas opções disponíveis, isso pode representar que há muita oferta, porém pouca procura por esta localização. 

 

  • Revenda de imóveis

Encontrar imóveis bons e com ofertas de preço também é um caminho interessante. O investidor precisa ficar atento a essas oportunidades para aproveitá-las e assim conseguir fazer dinheiro.

Por isso, quem investe em imóveis tem que ficar de olho nos portais especializados do setor e nos anúncios de imóveis. Estar atento ao noticiário e nos outdoors da cidade que exibem lançamentos também é interessante para encontrar ofertas.

 

Mas quanto preciso para poder investir em imóveis?

Ninguém precisa ter a conta bancária cheia de dinheiro para investir em imóveis. É possível começar no ramo mesmo sem grandes quantias. Um exemplo disso é fazer a compra de um terreno onde mais tarde haverá um imóvel. Outro caminho é com os imóveis na planta, que também apresentam preços bem abaixo do mercado e são ótimos para investidores.

 

Opções de investimento da Construtora MTF

 

MVillage Jardim

A pandemia mudou nossa forma de viver, trabalhar e morar. Uma das maiores modificações é que as pessoas querem e precisam de mais contato com a natureza. O MVillage Jardim, da Construtora MTF, entrega justamente isso.

Além de estar num dos balneários mais lindos de Santa Catarina, fica numa cidade com mais de 23 praias. É, também, mais um empreendimento Home Beach, Home Club e Home Spa da MTF, que simboliza a perfeita harmonia entre a natureza e a sofisticação.

A localização é muito privilegiada, a aproximadamente 5 minutos da praia, e o lançamento está próximo também de todo o comércio local.

O MVillage Jardim foi idealizado para atender um público que busca exclusividade. Os apartamentos são de 1, 2 e 3 dormitórios, com opções de 44 m² a 191 m². Já a área de lazer tem mais de 1.000m² com espaços que podem proporcionar qualidade de vida o ano inteiro, em todas as estações. A pedida certa para quem busca sofisticação e mais tranquilidade em uma região com grande potencial de valorização.

 

MHaus

Já em Biguaçu, a 15 minutos de Floripa, a opção é o MHaus, um condomínio misto, com a maior área de lazer da região. Um empreendimento com rooftop e diversas áreas de convivência. Da sala de games gourmet, ao spa. Do bike share, ao gourmet italiano. Isso sem falar no mall de serviços, que atenderá moradores e toda a população da região.

Além de estar numa cidade com praia, os municípios vizinhos também são repletos de litoral. Em Florianópolis são mais de 40 balneários. Em Palhoça, aproximadamente dez. 

Assim como o MVilagge, o MHaus é um empreendimento moderno, amplamente estruturado e com grande potencial de valorização. É mais uma excelente opção para quem busca imóvel para investir de olho na temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *