casa-ou-apartamento

Casa ou apartamento: qual a melhor opção e como escolher o ideal para você e sua família

Na hora de investir em um novo imóvel, muitas pessoas ficam em dúvida entre casa ou apartamento. Embora comum, essa dúvida não pode persistir por tanto tempo. Ou seja, é preciso escolher uma das opções para levar o investimento adiante e concretizar a tão desejada e, às vezes, necessária mudança.

Este artigo é para lhe ajudar! Primeiramente, explicamos o que é preciso considerar antes de escolher entre casa e apartamento. Depois, falamos das diferenças de manutenção nos dois casos. Por fim, mostramos as vantagens de cada um para que você faça a escolha amparado em informações.

Qual será o mais indicado para sua família? Siga a leitura para descobrir!

 

O que considerar na hora de escolher entre casa e apartamento?

Antes de escolher entre casa ou apartamento, é preciso refletir um pouco. Você precisa avaliar em qual momento da vida está e as necessidades da família no momento e nos próximos anos.

Para quem tem filho pequeno, por exemplo, o aspecto segurança pode ser decisivo na escolha. Nesse quesito, os apartamentos saem na frente, pois costumam ter portaria e controle das pessoas que entram e saem do prédio. Além disso, o sistema de vigilância interno aumenta a proteção dos condôminos.

Outro fator relevante, nesse caso, é a localização. Não é indicado escolher um imóvel longe de tudo, se você precisa se deslocar para o trabalho e a escola das crianças diariamente, por exemplo.

Lazer e conforto também são determinantes! As casas sempre foram sinônimo de mais lazer, por causa dos quintais, onde as crianças e toda família podem passar uma tarde agradável. Mas isso está mudando. 

Os apartamentos mais modernos estão investindo cada vez mais em condomínios mais completos e com áreas de lazer atrativas para todas as idades. No aspecto conforto, as casas se destacam pelo tamanho, mas hoje em dia, existem diversas opções de  apartamentos que podem oferecer o mesmo aconchego das casas, ou até mais.

 

Manutenção em casas e apartamentos

Outro fator importante para quem está em dúvida entre casa ou apartamento é a manutenção. Os dois vão precisar de cuidados constantes, porém, no geral, os custos para manter uma casa são maiores e a manutenção mais trabalhosa.

Isso ocorre porque os condomínios têm profissionais responsáveis por conservar os ambientes. Já nas casas, os proprietários precisam cuidar, ou contratar profissionais para isso.

Quem mora em apartamento vai arcar com a taxa do condomínio, mas vai economizar tempo e não vai se preocupar com as manutenções, que ficam a cargo da administração do condomínio.

 

Diferentes tipos de apartamento para diferentes famílias e poder aquisitivo

Um dos fatores que torna os apartamentos tão atrativos quanto as casas, atualmente, é a gama de serviços que os condomínios passaram a entregar. Ficou no passado aquela história de que só as casas são confortáveis e têm espaço suficiente.

Nos empreendimentos de uso misto, os moradores acessam uma infinidade de serviços. Sobra opção e falta tempo para fazer tudo. Hoje em dia, existem condomínios com mall com serviços e lazer, espaços para pets, sala de jogos, piscinas para todas as idades, spa e até opções de salões de festas para todos os gostos.

Em alguns condomínios, os moradores também encontram opções de espaços compartilhados, como bike share, coworking e até uma oficina coletiva. Em outras palavras, dependendo da qualidade, um apartamento pode ser mais estruturado que uma casa.

 

Como escolher entre casa ou apartamento?

 

Vantagens do apartamento

 

Segurança

Os apartamentos levam uma grande vantagem perante as casas quando o assunto é segurança. Portaria 24 horas, vigilância eletrônica com câmeras, controle de quem entra e sai são aspectos que aumentam a proteção. Dependendo da localidade, nem todo mundo pode confiar em deixar a criança sozinha brincando no quintal. No condomínio, entretanto, é muito mais tranquilo e seguro.

 

Contato social

Outra vantagem dos apartamentos é a possibilidade de socialização, o que se estende às crianças e adultos. Nos condomínios completos, a área de lazer certamente vai distrair as crianças e levá-las a novas amizades. No caso dos adultos, basta acessar os serviços dos condomínios para encontrar e conhecer pessoas, por exemplo, spa, coworking, espaço pet e piscina.

 

Imóvel na planta

Outra vantagem dos apartamentos é a possibilidade de comprar na planta. Nesses casos, o comprador acessa um grande benefício: economiza 20 a 30% no valor total do imóvel. Um apartamento de 500 mil, por exemplo, pode ser adquirido por 400 mil.

 

Facilidade

Você também vai gostar das facilidades que um apartamento de qualidade oferece. Isso porque os grandes empreendimentos costumam atrair muitos comércios e serviços para a região. Com isso, você não precisa se deslocar toda vez que quiser resolver alguma demanda. Além disso, alguns condomínios têm serviços e comércios internos, encurtando ainda mais as distâncias.

 

 

Vantagens de morar em casa

 

Liberdade

Quem escolhe morar em casa também encontra vantagens. A principal delas é a liberdade. Ao contrário dos condomínios, em que os moradores precisam seguir uma série de regras definidas em assembleias, ou pela administração, na sua casa, você manda. Quando quiser fazer alguma reforma, ou mudança, não precisa consultar o síndico e os outros moradores. Resumindo: sua casa, suas regras!

 

Privacidade

Outro aspecto importante para quem está em dúvida entre casa ou apartamento é a privacidade. E, nesse quesito, as casas também levam alguma vantagem. Na hora do lazer, por exemplo, você e as crianças não precisam dividir o espaço com vizinhos e outras pessoas, a não ser seus próprios convidados. Além disso, também será menos impactado pela movimentação e barulho do condomínio, que costumam ser mais agitados.

 

Espaço

Construir uma casa precisa de muito mais investimento do que montar um apartamento com uma configuração desejável. Mas isso está relacionado às vantagens delas. Se o apartamento que você gostou não tem uma boa área de lazer, vai deixar a desejar em relação a uma casa que, ao menos, tem quintal ao ar livre para as crianças e animais de estimação.

 

Se você está em dúvida entre casa ou apartamento, deve ter compreendido que ambos têm suas vantagens. Por isso, você tem que colocar na balança os fatores que mais pesam no seu dia a dia, entre os quais, conforto, praticidade, opções de lazer e principalmente, a segurança.

Gostou da leitura? Agora você pode tomar a sua decisão baseada nas informações aqui do blog. Obrigado pela leitura! Até a próxima!

 

comprar imóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *